O primeiro vídeo é um alerta de pesquisadores russos e estadunidenses, apresentado por uma russa, sobre o perigo da entrada de metano na atmosfera e que hoje está retido no permafrost da região do entorno do Ártico. Eu considero um perigo real, porque a quantidade volumétrica de metano lá contido é enorme e realmente está ocorrendo uma intensa diminuição de camadas de subsolo congelado.
Mas se o metano "vazar" qual o tamanho real do problema?
Se todo o metano contido no
permafrost e como hidrato nos leitos oceânicos fosse liberado, haveria o aporte de um gás mais intenso no 'efeito-estufa' que o CO
2 na ordem de centenas de vezes maior que este em termos volumétricos.
O que pode acontecer no pior caso, no melhor caso e o que você considera mais provável que aconteça?
No melhor caso, seria a humanidade usando grande parte do metano como fonte de energia e colhendo o efluente gasoso para tratá-lo e recolocá-lo de forma segura (para nós) no meio-ambiente, sendo que o restante (do metano) poderia entrar gradualmente no sistema atmosférico como gás "normal" mas em pequeníssimo volume, pouco afetando o clima mundial.
No pior caso, volumes gigantescos de metano chegariam na atmosfera por causa do derretimento do
permafrost especialmente no Hemisfério Norte e pelo aquecimento global dos oceanos e seus leitos. Com isto haveria uma mudança abrupta no balanço composicional da atmosfera, com alterações profundas no clima e nos padrões de correntes oceânicas, em especial da circulação termoalina. Seria um desastre para a civilização humana atual.
Com os dados atuais eu arrisco afirmar que o primeiro caso é o mais plausível.
Basicamente eu só quero saber se devo entrar em pânico ou não.
Não sei a sua idade.
No entanto eu duvido que algo tão abrupto e intenso ocorra neste século.
Mas, sinceramente, não tenho elementos suficientes neste momento, para fazer uma avaliação minimamente confiável.