Autor Tópico: Como as particulas foram descobertas?  (Lida 610 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Eustáquio Fagundes

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 1
Como as particulas foram descobertas?
« Online: 17 de Outubro de 2014, 17:19:27 »
Foi atraves de deduções?  como pessoas da epoca de Einstem poderiam chegar a estas conclusoes?  :hein:

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Como as particulas foram descobertas?
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2014, 20:53:28 »
Porque não foi na época de Einstein, mas muito tempo antes. A concepção filosófica do átomo se desenvolveu na Grécia,  no século iv aC, por Leucipo e Demócrito. Seguiu com Epicuro, depois com John Dalton, em 1803, Thomson,  em 1898, Rutherford, em 1911, Bohr, entre 1911 e 1920, Erwin Schrödinger, Louis Victor de Broglie e Werner Heisenberg, até 1925. Foi uma evolução que levou séculos. Dê uma estudada na Teoria atomista de Demócrito e em como ele chegou a isso e nos modelos atômicos e experiências de Thomson e Rutherford (essa última sempre achei bem legal) para você entender melhor.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Cientista

  • Nível 32
  • *
  • Mensagens: 2.266
Re:Como as particulas foram descobertas?
« Resposta #3 Online: 18 de Outubro de 2014, 19:12:15 »
São três perguntas, relacionadas mas bem diferentes. Nenhuma delas pergunta exatamente muita coisa, SE algo, e nada objetivo.

O que quer dizer com "partículas"? A ideia geral de que há uma limitação fundamental agregacionante para a matéria e demais entes da realidade? Essa ideia já foi atomista, num período. Os pensamentos que a construíram estavam mais direcionados ao que seria a ideia de quântica atual.

Seria cada uma das partículas atualmente constantes em catálogos? Cada grupo e, por vezes, cada uma tem histórias de teorizações e descobertas bem diferentes. Um brasileiro ranzinza, o Lattes, participou da descoberta de uma, o famoso méson pi. Foi nas alturas sobretroposféricas com câmeras de neblina (Wilson) ...ou de bolhas... ...diabos, não lembro! Outras em aceleradores, outras em decaimentos misteriosos... Num decaimento, podem ser aparentemente violadas regras fundamentais da natureza já mais que decobertas, axiomatizadas. Aí, fica difícil distinguir "descoberta" de corolário (o que seria "dedução", mas não é).

Volte à prancha e refaça-se seus questionamentos para questionamentos melhores.


Através de deduções não se descobre nada. Faz-se deduções a partir de descobertas.


E... deixe o Cientista advinhar... A questão incluindo Einstein é por causa da conturbação científica em torno da questão dos átomos que corria naquela virada entre séculos? Quando, a despeito de todas as teorizações e indícios anteriores, muitos do meio científico negavam a existência dos átomos? Na época do suicídio de Boltzmann, que defendia a existência de átomos e que teria, no fato de ser perseguido por isso, um agravante para a decisão? Bom...  se é isso, você deve saber que Einstein chegou à conclusão por análise do movimento browniano. Não te parece suficiente?
« Última modificação: 18 de Outubro de 2014, 19:14:33 por Cientista »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!