Gente, vocês não vão acreditar! É o seguinte. No momento estou iniciando meu estágio em radiologia num hospital público. Teve um caso sinistro. Um paciente que chegou com secreção escorrendo pela boca, algo como vômito ou catarro, acho que mais para catarro. Foi feito um exame de tórax para ver se era alguma complicação pulmonar. Parece que não havia nenhuma downça de acordo com o exame, com alguma suspeita de líquido nos pulmões. Eu estive na sala para acompanhar a rotina do técnico e ver como se faz um exame com paciente preso a uma maca. Ainda não posso mexer sozinho no aparelho.
Estive depois aguardando a saída do paciente na sala de espera no final do corredor do hospital... Mas enquanto estive sentado, de costas para a sala, comecei a ouvir uns berros. Tinha uma mulher junto com o paciente e um maqueiro, que estavam no momento sozinhos na sala. Pouco antes de eu sair com o técnico, eu vi ele agonizar, como se não estivesse conseguindo respirar, saindo de sua boca algo como um pus ou catarro, depois começou a delirar. Foi mais ou menos assim:
Mulher: Quem está aí? Quem está aí?
Paciente: Exu Caveira!
Mulher: Sai em nome de Jesus! Estou mandando você sair!
Paciente: Hehehehehehehehehehe, ele é meu, eu vou levar ele, ele se rendeu a mim, eu vou matá-lo, ele não voltará mais a trabalhar!
Mulher: Ele voltará sim a trabalhar e ter uma vida digna e com honestidade! Você pode rir, mas Deus é mais forte que você!
Paciente: Grrrrrrrr! Grrrrrrrr! Grrrrrrrrr! (mostrando os dentes para fora em expressão de fúria e com os dedos das mãos tensos, como ocorre nos casos de exorcismo, com os dedos tortos e os braços também estavam bem tensos, firmes)
De vez em quando ele dizia: Papá... Papá...
Depois de mais algumas tentativas, num dado momento, seu corpo ficou arqueado para cima, com apenas a cabeça e os dedos dos pés encostados na maca, o resto do corpo estava para cima, como se estivesse sendo levitado. Em seguida, caiu duro e desacordou. Logo em seguida acordou e parece que voltou ao normal. Estranho que ele parecia estar fraco demais para conseguir ficar naquela posição. Não é um caso normal de epilepsia...
Mulher: Eu vou levá-lo direto para a igreja. É a segunda vez que ele tem esse ataque.
Em dados momentos, enquanto ouvia a mulher exorcisando o cara, tive que segurar o riso. Tava meio ridículo todo aquele fundo religioso ali na sala, mas também era uma cena inusitada que jamais ocorreu naquele hospital. De jeito algum que aquilo era uma encenação para ganhar dinheiro (estavam sozinhos na sala de raio-x).
Há aqui em Niterói um hospital psiquiátrico, acho que em Jurujuba, que tem muitos casos como estes. Também já teve outro paciente, doidinho, mas não obsediado, que tinha medo de fazer exame de raios-x, disse que tinha medo de tirar foto. Depois este quis tirar novamente a "foto", mas quando se aproximou voltou a ficar com medo (teve que repetir o exame)... Vai entender um doido...
Mas eu fiquei assustado, sem reação com o paciente obssesso. E é apenas meu segundo dia de estágio. Se fosse eu o técnico ali...