Com a experiência de quem fez mais de 10 vestibulares para instituições públicas e passou na maioria das vezes: o ENEM é a coisa mais ridícula do mundo em termos de exame de avaliação do Ensino Médio/acesso ao Ensino Superior.
Quanto ao tempo em si há um agravante: as "contextualizações" são desnecessárias porque as perguntas em si são de baixíssimo nível, digamos, acadêmico. Quer dizer, o enunciado pede ao candidato para ler um texto enorme da Folha, retirado do caderno de economia, para depois perguntar algo como "Tendo em mente os temas abordados por este articulista, responda quanto são 2X2"
Então sim, o ENEM é uma prova com exigência de conhecimento muito abaixo do nível mas com um número de questões tão grande e com enunciados tão gigantescos que não dá tempo de o aluno realmente apto e aplicado, que realmente terá interesse em esmiuçar cada questão, terminar a prova tendo dado atenção a todas as questões. Por outro lado aquele aluno que só der uma olhada por alto e sair chutando sem pensar muito (perfil mais clássico do aluno que sabe pouco) talvez vá bem porque o nível das questões em si é muito baixo, boa parte das questões exige de fato conhecimento de Ensino Fundamental e não Médio.
Para além disso tem os problemas de correção de redação... que já falei em outro tópico.
Um ANTI-ENEM: Vestibular Estadual do RJ (UERJ/UEZO/UENF/POLÍCIA MILITAR/BOMBEIROS): é muito lindo aquilo s2 s2 s2 (tirando o fato de ser um dos vestibulares onde o sistema de cotas nasceu, nada é perfeito

)