Em princípio, eu sou contra as usinas nucleares atuais se o objetivo primário for a geração de energia.
- Densidade Energética Abusrdamente mais alta que qualquer outra forma de energia.
Concordo.
- Combustível não-renovavel, mas basicamente ilimitado, devido a densidade energética.
Concordo em parte.
Se a energia nuclear se tornasse a principal fonte da matriz energética haveria um consumo intenso das reservas de minerais radioativos, sem considerar eventuais descartes por problemas operacionais.
- Impactos a biosferas são mínimos.
Considerando toda a cadeia de processos, os impactos não são mínimos embora bem menores que outras fontes, como o petróleo. A explotação de minerais radioativos, para obter o combustível, é impactante como toda atividade mineradora, ainda mais se for feita em jazimentos de carvões uraníferos. A água de refrigeração altera o equilíbrio de temperatura no corpo aquoso (ao menos em parte) em que é lançada.
No caso de acontecerem problemas operacionais mais sérios, o cenário mais ameno é o de escape de nuvens radioativas (
Three Miles Island, EUA) e o pior é o derretimento do núcleo (
Chernobyl, ex-URSS).
- Se o modelo de reator for o ERP (se não me engano no nome), a quantidade de lixo radiátivo é muito pequena, e é fácil isolar ela da humanidade.
Infelizmente a situação não é tão simples. Este modelo, que foi aclamado como 'a solução para os reatores de fissão', vem apresentando muitos problemas na parte de construção, o que elevou enormemente o custo unitário de produção de energia em Mw. Apesar dele ser mais eficiente que os modelos de gerações anteriores, não o é tanto assim (cerca de 17%), o que indica que ainda haverá uma grande quantidade volumétrica de rejeitos radioativos, que são caríssimos para re-processar e ainda mais para armazená-los.
- Apesar de ser custosa, é totalmente limpa e produz muito mais energia que as outras energias limpas.
Sim, é muito mais custosa tanto para construir como para operar.
E não se deixe iludir: Não existe nenhum tipo de fonte de energia 'totalmente limpa' porque todos eles consomem insumos e geram efluentes e ou resíduos.
- O transporte de combústivel é mais seguro que transporte de petróleo.
Se você considerar o volume total transportado, a energia total produzida e o número de unidades atendidas será que o transporte de combustível nuclear é mais seguro que o do petróleo?
- Não depende do clima.
Concordo.
Claro que também existem contras, como caso seja constrúido de forma precária ou num local vulnerável a desastres naturais, mas isso é facilmente remediado com cautela.
Construções mal-feitas, eventos naturais de alta energia, operação inadequada e ataques terroristas não podem ser desprezados.