Autor Tópico: Tório na tora  (Lida 1377 vezes)

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Offline Sergiomgbr

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Tório na tora
« Online: 02 de Dezembro de 2014, 06:26:41 »
Veículo pode rodar 1 milhão de milhas com 8 gramas de Tório.


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In breaking news on the energy and technology front, Laser Power Systems, a U.S. company based out of  Connecticut is developing a method of automotive propulsion using the element thorium to produce electricity. The results far surpass anything currently powering automobiles. To put it in perspective, 8 grams of Thorium produce enough power for a car to drive 1 million miles.





http://politicalblindspot.com/car-runs-1-million-miles-on-8-grams-of-thorium/
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

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Re:Tório na tora
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2014, 11:28:28 »
Me parece bom demais para ser verdade. Lembro de ter lido algumas críticas ao projeto no meiobit, se não me engano, mas não encontrei o texto.

Não é bem explicado como eles produzem o laser. Se o tório gera alguma energia para produzir o LASER, para depois o LASER produzir calor, para então com o calor produzir a energia para empurrar o carro (motor à vapor?), não seria melhor pegar a eletricidade que gera o LASER e usá-la diretamente num motor elétrico, e com isso economizar umas duas etapas? As leis da termodinâmica agradecem.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

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Re:Tório na tora
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2014, 12:11:29 »
Projeto de designer: o cara faz um desenho bonitinho e inventa mil e uma especificações, que nem criança.

<a href="https://www.youtube.com/v/568iDYn8pjc" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/568iDYn8pjc</a>
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gaúcho

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Re:Tório na tora
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2014, 13:11:24 »
Quanto tá a grama do tório? :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

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Re:Tório na tora
« Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2014, 13:59:31 »
Projeto de designer: o cara faz um desenho bonitinho e inventa mil e uma especificações, que nem criança.

<a href="https://www.youtube.com/v/568iDYn8pjc" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/568iDYn8pjc</a>

Então é a vapor mesmo! Como eu havia falado de sacanagem, imaginando como o calor geraria movimento.
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Offline Lorentz

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Re:Tório na tora
« Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2014, 14:09:18 »
O Thunderf00t tem um sotaque britânico angustiante de ouvir. Será que ele tem algum problema ou é assim mesmo?
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Offline Sergiomgbr

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Re:Tório na tora
« Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2014, 14:14:14 »
O Thunderf00t tem um sotaque britânico angustiante de ouvir. Será que ele tem algum problema ou é assim mesmo?
Eu já acho o sotaque inglês extremamente elegante e claro e o sotaque americano empastado e xexelento.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline SnowRaptor

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Re:Tório na tora
« Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2014, 14:18:48 »
O Thunderf00t tem um sotaque britânico angustiante de ouvir. Será que ele tem algum problema ou é assim mesmo?

Eu acho que ele usa um filtro pra mudar o tom da voz dele. Talvez isto que esteja incomodando.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

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Offline Eremita

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Re:Tório na tora
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2014, 14:38:22 »
Quanto tá a grama do tório? :lol:
Mais barato que eu esperava... veja isso:
http://science.energy.gov/nbl/certified-reference-materials/prices-and-certificates/uranium-thorium-ores-price-list/
50g de uma mistura 1% Th (=0,5g) custa 680 dólares; 1g custaria então 1360 dólares, ou 3500 pilas. Alguém pode fazer as contas de quanto de gasolina gasta-se na vida útil de um carro? [Não sei porque não dirijo.]

Aliááás, pelos preços na tabela serem os mesmos para 1% e 0.001% Th, é bem capaz que a mistura esteja inflando o preço, então sairia ainda mais barato se fosse, tipo, 5% Th ou o que quer que usem no carro.
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 14:42:38 por Polaco Carcamano »
Latebra optima insania est.

Offline Lorentz

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Re:Tório na tora
« Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2014, 14:42:36 »
O Thunderf00t tem um sotaque britânico angustiante de ouvir. Será que ele tem algum problema ou é assim mesmo?

Eu acho que ele usa um filtro pra mudar o tom da voz dele. Talvez isto que esteja incomodando.

Ou é um irlandês naturalizado australiano.
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Offline Gaúcho

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Re:Tório na tora
« Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2014, 14:47:56 »
Quanto tá a grama do tório? :lol:
Mais barato que eu esperava... veja isso:
http://science.energy.gov/nbl/certified-reference-materials/prices-and-certificates/uranium-thorium-ores-price-list/
50g de uma mistura 1% Th (=0,5g) custa 680 dólares; 1g custaria então 1360 dólares, ou 3500 pilas. Alguém pode fazer as contas de quanto de gasolina gasta-se na vida útil de um carro? [Não sei porque não dirijo.]

Aliááás, pelos preços na tabela serem os mesmos para 1% e 0.001% Th, é bem capaz que a mistura esteja inflando o preço, então sairia ainda mais barato se fosse, tipo, 5% Th ou o que quer que usem no carro.

Tá valendo. Um carro que faça 10Km por litro, com o litro custando R$3,00, vai gastar isso com um pouco mais 10300Km rodados. Depois disso, é lucro.
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Tório na tora
« Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2014, 20:13:33 »
Acho que dentro de alguns anos ou décadas existirá algo bem melhor e economicamente viável.

http://tvuol.uol.com.br/video/alemaes-criam-maquina-que-faz-agua-virar-combustivel-04024E99376AE4915326

Vídeo, alemães criam máquina capaz de produzir combustível a partir da água e dióxido de carbono.

A máquina só produz um barril diário, mas quem sabe o que pode ser feito no futuro se esse tecnologia evoluir?
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2014, 20:16:43 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Pilantrólogo

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Re:Tório na tora
« Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2014, 05:57:56 »
Prezados,

Tório? ::)

Que tal um veículo com motor de 920HP(!) supostamente movido à água salgada?
<a href="https://www.youtube.com/v/RqLpqR0SPnQ" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/RqLpqR0SPnQ</a>
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Offline Lorentz

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Re:Tório na tora
« Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2014, 08:22:32 »
Jet Ski também é movido a água salgada. Só que você precisa de gasolina pro motor bombear a água.

Esses carros movidos a água precisam de eletricidade para fazer a eletrólise e capturar o hidrogênio.

Às vezes um motor à gasolina move um gerador, que gera eletricidade, que faz a eletrólise, que separa o hidrogênio, que então é utilizado como combustível.

Aí anunciam na mídia como um carro "limpo", pois usa hidrogênio diretamente da água.
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Offline DDV

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Re:Tório na tora
« Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2014, 15:34:27 »
Aos entendidos do fórum: o processo de quebra da água para obtenção de hidrogênio (onde gasta-se energia) e a posterior queima deste último para gerar energia, ao final teria teria um saldo energético positivo ou negativo?

Alguém sabe algo dessa conta?

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

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Offline Sergiomgbr

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Re:Tório na tora
« Resposta #15 Online: 03 de Dezembro de 2014, 16:24:11 »
Aos entendidos do fórum: o processo de quebra da água para obtenção de hidrogênio (onde gasta-se energia) e a posterior queima deste último para gerar energia, ao final teria teria um saldo energético positivo ou negativo?

Alguém sabe algo dessa conta?
Apenas para fazer uma intromissão gaiata sem zelo com nenhuma exatidão científica, eu diria que o ganho existe, mas o processo demanda por exemplo, catalisadores de platina e dificuldades no armazenamento do hidrogênio em tanques convencionais entre outros  tecnicismos.
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Offline Dr. Manhattan

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Re:Tório na tora
« Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2014, 17:25:30 »
Aos entendidos do fórum: o processo de quebra da água para obtenção de hidrogênio (onde gasta-se energia) e a posterior queima deste último para gerar energia, ao final teria teria um saldo energético positivo ou negativo?

Alguém sabe algo dessa conta?



A Primeira Lei da Termodinâmica nos diz que o saldo deve ser pelo menos zero.

A Segunda Lei da Termodinâmica nos diz que parte dessa energia sempre vai ser liberada como calor para o ambiente. Portanto, em termos de energia útil, o saldo sempre será negativo.*


*Costumo dizer aos estudantes que as leis da Termodinâmica podem ser sumarizadas assim: 1 Neste jogo você nunca pode ganhar. 2 Neste jogo você nunca pode empatar. 3 Você não pode sair do jogo. :)
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Alan Watts

Offline DDV

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Re:Tório na tora
« Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2014, 17:30:53 »
Aos entendidos do fórum: o processo de quebra da água para obtenção de hidrogênio (onde gasta-se energia) e a posterior queima deste último para gerar energia, ao final teria teria um saldo energético positivo ou negativo?

Alguém sabe algo dessa conta?



A Primeira Lei da Termodinâmica nos diz que o saldo deve ser pelo menos zero.

A Segunda Lei da Termodinâmica nos diz que parte dessa energia sempre vai ser liberada como calor para o ambiente. Portanto, em termos de energia útil, o saldo sempre será negativo.*


*Costumo dizer aos estudantes que as leis da Termodinâmica podem ser sumarizadas assim: 1 Neste jogo você nunca pode ganhar. 2 Neste jogo você nunca pode empatar. 3 Você não pode sair do jogo. :)

Pensando com mais calma eu vi que realmente não tem como haver ganho, pois o H2 como combustível irá reagir com O2, liberando energia que deverá ser pelo menos igual à gasta na prévia separação de ambos (H2O => H2 + O2). Como parte da energia será dissipada em calor, o resultado será sempre negativo (mais energia útil será gasta do que gerada).



 
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Offline Lorentz

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Re:Tório na tora
« Resposta #18 Online: 03 de Dezembro de 2014, 17:31:27 »
Aos entendidos do fórum: o processo de quebra da água para obtenção de hidrogênio (onde gasta-se energia) e a posterior queima deste último para gerar energia, ao final teria teria um saldo energético positivo ou negativo?

Alguém sabe algo dessa conta?



A Primeira Lei da Termodinâmica nos diz que o saldo deve ser pelo menos zero.

A Segunda Lei da Termodinâmica nos diz que parte dessa energia sempre vai ser liberada como calor para o ambiente. Portanto, em termos de energia útil, o saldo sempre será negativo.*


*Costumo dizer aos estudantes que as leis da Termodinâmica podem ser sumarizadas assim: 1 Neste jogo você nunca pode ganhar. 2 Neste jogo você nunca pode empatar. 3 Você não pode sair do jogo. :)

Ou seja, carros movidos a hidrogênio são menos eficientes que carros elétricos, se desconsiderarmos a eficiência ganha em estocar eletricidade via hidrogênio versus estocar eletricidade via bateria.
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Offline Dr. Manhattan

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Re:Tório na tora
« Resposta #19 Online: 03 de Dezembro de 2014, 17:46:36 »
Aos entendidos do fórum: o processo de quebra da água para obtenção de hidrogênio (onde gasta-se energia) e a posterior queima deste último para gerar energia, ao final teria teria um saldo energético positivo ou negativo?

Alguém sabe algo dessa conta?



A Primeira Lei da Termodinâmica nos diz que o saldo deve ser pelo menos zero.

A Segunda Lei da Termodinâmica nos diz que parte dessa energia sempre vai ser liberada como calor para o ambiente. Portanto, em termos de energia útil, o saldo sempre será negativo.*


*Costumo dizer aos estudantes que as leis da Termodinâmica podem ser sumarizadas assim: 1 Neste jogo você nunca pode ganhar. 2 Neste jogo você nunca pode empatar. 3 Você não pode sair do jogo. :)

Ou seja, carros movidos a hidrogênio são menos eficientes que carros elétricos, se desconsiderarmos a eficiência ganha em estocar eletricidade via hidrogênio versus estocar eletricidade via bateria.

Não necessariamente. Fica mais preciso se pensarmos no hidrogênio como meio de armazenamento de energia. No caso da gasolina, essa energia foi armazenada através de processos biológicos que ocorreram milhões de anos atrás, e cuja fonte era no final das contas, a energia solar. Pode-se produzir hidrogênio usando energia solar, eólica etc. A questão real mesmo a ser feita é: qual a densidade de energia armazenada num tanque de hidrogênio, em comparação com, digamos, 40 litros de gasolina. A resposta é: para gasolina, são 1296 MJ (32,4 MJ/L). O hidrogênio líquido tem uma densidade de cerca de 10 MJ/L, o gás tem uma densidade menor ainda, e ainda é preciso acrescentar o peso do sistema de armazenamento.

EDIT: Completando o que escrevi acima: a comparação que deve ser feita é entre a densidade de energia levando em conta a massa do meio de armazenamento (bateria, tanque pressurizado, etc.) Minha aposta é nos carros elétricos, mas não com baterias e sim supercapacitores. Mais dados no wiki: http://en.wikipedia.org/wiki/Energy_density
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2014, 17:48:59 por Dr. Manhattan »
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Alan Watts

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Re:Tório na tora
« Resposta #20 Online: 03 de Dezembro de 2014, 18:08:35 »
Dr. Manhattan, por que os foguetes de missões espaciais costumam usar hidrogênio ao invés de gasolina ou diesel? Qual a vantagem do hidrogênio, dado que (conforme mostrado anteriormente) a densidade energética do mesmo é menor?

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Re:Tório na tora
« Resposta #21 Online: 03 de Dezembro de 2014, 18:18:16 »
Dr. Manhattan, por que os foguetes de missões espaciais costumam usar hidrogênio ao invés de gasolina ou diesel? Qual a vantagem do hidrogênio, dado que (conforme mostrado anteriormente) a densidade energética do mesmo é menor?



Problemas diferentes: o importante no caso do foguete não é só a densidade de energia, mas também o chamado impulso específico, que é uma grandeza que relaciona a massa do propelente ejetada por unidade de tempo* com o força que ele exerce (mais ou menos)**. O hidrogênio realmente tem um grande impulso específico, mas tem desvantagens pelo fato de ser armazenado na forma líquida, o que exige tanques criogênicos (vocês já se perguntaram o que era aquele negócio que caia do foguete Saturno V durante o lançamento? Eram placas de gelo que se formavam no exterior dos tanques de hidrogênio e oxigênio líquidos. Acho que no segundo estágio - o primeiro se não me engano usava querozene.)


*Note que propelente não é o mesmo que combustível. No caso dos foguetes químicos isso é verdade (junto com o oxidante) mas no caso de foguetes nucleares isso pode não ser o caso.
**http://en.wikipedia.org/wiki/Specific_impulse
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Tório na tora
« Resposta #23 Online: 30 de Janeiro de 2015, 18:08:06 »
Acho que dentro de alguns anos ou décadas existirá algo bem melhor e economicamente viável.

http://tvuol.uol.com.br/video/alemaes-criam-maquina-que-faz-agua-virar-combustivel-04024E99376AE4915326

Vídeo, alemães criam máquina capaz de produzir combustível a partir da água e dióxido de carbono.

A máquina só produz um barril diário, mas quem sabe o que pode ser feito no futuro se esse tecnologia evoluir?

Pronto, nem demorou muito.

Mais uma para o tópico "Profecias do Arcanjo"...

http://www.tecmundo.com.br/carro/73402-incrivel-conheca-quant-supercarro-movido-agua-mar-video.htm?utm_source=HomePortal&utm_medium=baixaki


Veículo elétrico movido a água do mar com 920 hp de potência, autonomia de 600 km e velocidade final de 388 km/h.

Só falta lembrarem de produzir um modelo economicamente viável que 99,9% dos motoristas possam comprar ou será mais um projeto morto para aparecer em capa de revistas.

 

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