Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
Eu tinha ouvido falar sobre uma tribo indigena que não tinha em nada que fosse fora da realidade sentida fisicamente. Procurei no google e achei:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirarrãs
Uma característica curiosa dessa tribo é o fato de seus membros não acreditarem em nada que eles não possam ver, sentir ou que não possa ser provado ou presenciado. Por esse motivo a tribo não acredita em espírito supremo ou divindade criadora, apenas em espíritos menores que às vezes tomam a forma de coisas no ambiente (devido a experiência pessoal de cada indivíduo), e que a terra e o céu sempre existiram, ninguém os criou.3 Esforços já foram feitos para convertê-los ao cristianismo, talvez o mais relevante seja o do missionário Daniel Everett que nos anos 70 tentou evangelizar a tribo. Sem sucesso, escreveu um livro em que descreve sua cultura. Segundo ele, os indígenas perderam o interesse em Jesus quando descobriram que Everett nunca o viu de fato. Seu constante contacto com este tipo de pensamento acabou transformando Everett em ateu.
Muitos especulavam ser impossivel um povo num "estagio primitivo" de cultura ser ateu, porque a tendencia de pessoas que vivem na ignorancia é sempre ter crenças supersticiosas, e que pra chegar ao ateismo é preciso muito estudo e acumulo de conhecimentos criticos (seja de um individuo ou de uma comunidade).
E detalhe: Não estou falando de ateismo natural tipo um bebê que não crê em deus, etc. Falo de individuos de uma tribo com idade pra formular ideias abstratas ou sobre realidades que não sejam o mundo fisico ao redor.
Queria saber se já conheciam esse caso dessa tribo (ou de outros povos) e o que acham disso, se isso .