Autor Tópico: Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:  (Lida 3321 vezes)

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Offline Agnoscetico

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Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
« Online: 08 de Dezembro de 2014, 18:35:38 »
Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:




Eu tinha ouvido falar sobre uma tribo indigena que não tinha em nada que fosse fora da realidade sentida fisicamente. Procurei no google e achei:



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http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirarrãs


Uma característica curiosa dessa tribo é o fato de seus membros não acreditarem em nada que eles não possam ver, sentir ou que não possa ser provado ou presenciado. Por esse motivo a tribo não acredita em espírito supremo ou divindade criadora, apenas em espíritos menores que às vezes tomam a forma de coisas no ambiente (devido a experiência pessoal de cada indivíduo), e que a terra e o céu sempre existiram, ninguém os criou.3 Esforços já foram feitos para convertê-los ao cristianismo, talvez o mais relevante seja o do missionário Daniel Everett que nos anos 70 tentou evangelizar a tribo. Sem sucesso, escreveu um livro em que descreve sua cultura. Segundo ele, os indígenas perderam o interesse em Jesus quando descobriram que Everett nunca o viu de fato. Seu constante contacto com este tipo de pensamento acabou transformando Everett em ateu.


Muitos especulavam ser impossivel um povo num "estagio primitivo" de cultura ser ateu, porque a tendencia de pessoas que vivem na ignorancia é sempre ter crenças supersticiosas, e que pra chegar ao ateismo é preciso muito estudo e acumulo de conhecimentos criticos (seja de um individuo ou de uma comunidade).

E detalhe: Não estou falando de ateismo natural tipo um bebê que não crê em deus, etc. Falo de individuos de uma tribo com idade pra formular ideias abstratas ou sobre realidades que não sejam o mundo fisico ao redor.

Queria saber se já conheciam esse caso dessa tribo (ou de outros povos) e o que acham disso, se isso .


Offline Buckaroo Banzai

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Re:Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
« Resposta #1 Online: 08 de Dezembro de 2014, 19:35:49 »
http://www.patheos.com/blogs/friendlyatheist/2009/04/17/missionary-deconverted-by-amazon-tribe/

:biglol:


Um "ponto fraco" de se usar isso como argumento/propaganda é que por extensão não devem crer em coisas cientificamente estabelecidas por observação indireta, e daí os crentes podem fazer essa analogia disso com deuses invisíveis.

Offline Agnoscetico

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Re:Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
« Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2014, 20:23:35 »
http://www.patheos.com/blogs/friendlyatheist/2009/04/17/missionary-deconverted-by-amazon-tribe/

:biglol:


Um "ponto fraco" de se usar isso como argumento/propaganda é que por extensão não devem crer em coisas cientificamente estabelecidas por observação indireta, e daí os crentes podem fazer essa analogia disso com deuses invisíveis.

Mas fazer o que? Crentes sempre vão usar uma suposta brecha em tudo como argumento. O que não vai mudar o fato da possibilidade de ceticismo natural entre humanos.

________

Acabei de ler o artigo. Pena que tá em ingles, eu meu ingles é medio, dá pra entender algumas coisas mas outras demoram um pouco.

Mas pelo que se percebe é que índios acreditavam em espíritos mas não que esse espiritos fizessem parte do mundo sobrenatural mas do natural. Seria o mesmo que algumas pessoas que crêem em fluído residual da mente após a morte sem atribuir caracteristicas sobrenaturais a esse fluido. Não dá pra dizer que isso é tema sobrenatural, taria mais pra pseudociencia.


« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, 20:38:54 por Agnoscetico »

Offline Gigaview

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Re:Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
« Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2014, 21:01:35 »
Outras tribos parecidas:

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...

As Durant explains, certain Pygmy tribes found in Africa were observed to have no identifiable cults or rites. There were no totems, no gods, no spirits. Their dead were buried without special ceremonies or accompanying items and received no further attention. They even appeared to lack simple superstitions, according to travelers' reports.

Tribes in Cameroon only believed in malicious gods and so made no efforts to placate or please them. According to them, it was useless to even bother trying and more important to deal with whatever problems were placed in their path. Another group, the Vedahs of Ceylon, only admitted the possibility that gods might exist, but went no further. Neither prayers nor sacrifices were suggested in any way.

When specifically asked a god, Durant reports that they answered in a very puzzled manner:

"Is he on a rock? On a white-ant hill? On a tree? I never saw a god!"
Durant also reports that a Zulu, when asked who made and governs things like the setting sun and the growing trees, answered:

"No, we see them, but cannot tell how they came; we suppose that they came by themselves."
http://atheism.about.com/od/atheismhistory/a/PrimitiveAtheismSkepticism.htm
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Agnoscetico

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Re:Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
« Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2014, 21:55:44 »
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Outras tribos parecidas:




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...

As Durant explains, certain Pygmy tribes found in Africa were observed to have no identifiable cults or rites. There were no totems, no gods, no spirits. Their dead were buried without special ceremonies or accompanying items and received no further attention. They even appeared to lack simple superstitions, according to travelers' reports.

Tribes in Cameroon only believed in malicious gods and so made no efforts to placate or please them. According to them, it was useless to even bother trying and more important to deal with whatever problems were placed in their path. Another group, the Vedahs of Ceylon, only admitted the possibility that gods might exist, but went no further. Neither prayers nor sacrifices were suggested in any way.

When specifically asked a god, Durant reports that they answered in a very puzzled manner:

"Is he on a rock? On a white-ant hill? On a tree? I never saw a god!"
Durant also reports that a Zulu, when asked who made and governs things like the setting sun and the growing trees, answered:

"No, we see them, but cannot tell how they came; we suppose that they came by themselves."
http://atheism.about.com/od/atheismhistory/a/PrimitiveAtheismSkepticism.htm

Mais outro exemplo.
Vou traduzir aqui pra outros que nao tem muita noção de ingles entenderem:

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Como explica Durant, certas tribos de pigmeus encontrados na África foram observadas não ter cultos ou ritos identificáveis. Não houve totens, sem deuses, sem bebidas. Seus mortos enterrados sem cerimônias especiais ou itens que o acompanham e não recebeu mais atenção. Eles ainda apareceu a falta superstições simples, de acordo com relatos de viajantes. Tribos em Camarões só acreditava em deuses maliciosos e por isso não fazia nenhum esforço para aplacar ou agradá-los. Segundo eles, era inútil adianta tentar e mais importante para lidar com quaisquer problemas que foram colocados em seu caminho. Outro grupo, o Vedahs de Ceilão, só admitiu a possibilidade de que possa existir deuses, mas não foi adiante. Nem orações nem sacrifícios foram sugeridos de forma alguma. Quando pediu especificamente um deus, Durant relata que eles responderam de forma muito intrigado: "Ele está em uma rocha? Em uma colina branco-ant? Em uma árvore? Eu nunca vi um deus!" Durant também relata que um Zulu, quando perguntado sobre quem fez e governa coisas como o pôr do sol e as árvores em crescimento, respondeu: "Não, nós vê-los, mas não pode dizer como eles vieram; supomos que eles vieram por si mesmos."

Curioso também é que uns aí tem crença em divindades mas que elas não são boas. Derruba o argumento de que toda religião se baseia num deus(es) "bom".
Ainda que houvesse divindades, não daria pra determinar se elas são inteiramente/parcialmente/negativamente boas. Só isso já bast pra derrubara o mito da moral universal.










Offline Lorentz

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Re:Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
« Resposta #5 Online: 09 de Dezembro de 2014, 10:30:52 »
Muito cuidado ao afirmar que são tribos ateístas.

Podem ser agnósticas, ateus fracos, ateus fortes, gnosticismo cético, agnosticismo nível 2, ateu contemplativo não funcional de 4º nível...
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

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Re:Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
« Resposta #6 Online: 09 de Dezembro de 2014, 13:00:56 »
Muito cuidado ao afirmar que são tribos ateístas.

Podem ser agnósticas, ateus fracos, ateus fortes, gnosticismo cético, agnosticismo nível 2, ateu contemplativo não funcional de 4º nível...
Tá parecendo tipos de Café, então tem que ter o ateu descafeinado, o ateu conilon, e o ateu Kopi Luwak, o ateu mais caro do mundo, fermentado nas fezes de uma Civeta.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Agnoscetico

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Re:Pirarrãs - um caso particular de ateísmo e ceticismo natural:
« Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2014, 23:47:54 »
Muito cuidado ao afirmar que são tribos ateístas.

Podem ser agnósticas, ateus fracos, ateus fortes, gnosticismo cético, agnosticismo nível 2, ateu contemplativo não funcional de 4º nível...

Parece se encaixar mais com ateismo fraco.

Muito cuidado ao afirmar que são tribos ateístas.

Podem ser agnósticas, ateus fracos, ateus fortes, gnosticismo cético, agnosticismo nível 2, ateu contemplativo não funcional de 4º nível...
Tá parecendo tipos de Café, então tem que ter o ateu descafeinado, o ateu conilon, e o ateu Kopi Luwak, o ateu mais caro do mundo, fermentado nas fezes de uma Civeta.

É tanta classificação que até confunde.



 

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