Autor Tópico: Depois do relatório dos EUA, você ainda apoia a tortura?  (Lida 404 vezes)

Rhyan

• Visitante
Depois do relatório dos EUA, você ainda apoia a tortura?
« Online: 11 de Dezembro de 2014, 19:52:18 »
Depois do relatório dos EUA, você ainda apoia a tortura?

GUSTAVOCHACRA
10 Dezembro 2014 | 12:26

Não é novidade que os Estados Unidos torturam prisioneiros durante a Guerra ao Terror, depois do 11 de Setembro. Isso todos nós já sabíamos desde Abu Ghraib. A importância da divulgação de um relatório da Comissão de Inteligência do Senado sobre a CIA, porém, tem dois principais valores.

Primeiro, ficamos sabendo que a tortura foi inútil para combater o terrorismo. As principais informações conseguidas pelos serviços de inteligência dos EUA foram conseguidas por meio de interrogatório normal. A tortura serviu apenas como forma punição.
Em segundo lugar, os EUA não esperaram três décadas, como o Brasil, para verificar os erros ocorridos no passado. A maior parte dos envolvidos na prática de tortura ainda estão vivos e em atividade.
Defensores da tortura acham que a prática é necessária para garantir a segurança. Não é e não foi no caso dos EUA para combater o terrorismo segundo, insisto, a Comissão de Inteligência do Senado em um relatório de 6 mil páginas, das quais cerca de 500 foram publicadas.

Esta informação deveria servir de exemplo para Policias e Forças Armadas ao redor do mundo. Sem dúvida, alguns países seguirão torturando. Mas não é porque a Arábia Saudita ou o Irã torturam que os EUA devam torturar. E os americanos aprenderam isso. Claro, em momentos de medo, como no pós 11 de Setembro, algumas ações acabam sendo equivocadas por excesso de zelo. Mas não dá para justificar a tortura.

E, embora seja um crítico de sua política externa, quero deixar aqui um elogio ao senador John McCain, que sempre bateu de frente com o seu partido nesta questão da tortura, condenando a prática desde o início. Sua experiência de ter sido torturado no Vietnã o ensinou, muito antes, do crime que é a tortura.

Fonte: http://internacional.estadao.com.br/blogs/gustavo-chacra/depois-do-relatorio-dos-eua-voce-ainda-apoia-a-tortura/

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Depois do relatório dos EUA, você ainda apoia a tortura?
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:18:09 »
O Serviço secreto dos EUA se tornou uma vergonha nacional depois da "guerra ao terror" de Bush e Obama não consegue se livrar dessa merda.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:37:04 »
O Serviço secreto dos EUA se tornou uma vergonha nacional depois da "guerra ao terror" de Bush e Obama não consegue se livrar dessa merda.

O Serviço Secreto não tem, pelo que eu sei, nenhum motivo para se envergonhar.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:41:30 »

Mas se envergonharam admitindo as torturas, né? Pior é a gente mesmo, em que nossos torturadores tem orgulho do que fizeram.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:46:10 »

Mas se envergonharam admitindo as torturas, né? Pior é a gente mesmo, em que nossos torturadores tem orgulho do que fizeram.

Saiba o que é o Serviço Secreto e aí informe se você continua com a mesma opinião.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2014, 20:54:15 »

Saiba o que é o Serviço Secreto e aí informe se você continua com a mesma opinião.

Deixa de ser chato, Geotecton.  :P

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2014, 22:18:22 »
 :P
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!