Cartéis passam a traficar maconha produzida nos EUA para o MéxicoPublicado em 7 de dezembro de 2014 | por Russ SilvaO Órgão de Combate às Drogas do governo dos EUA (DEA) esteve nas manchetes de alguns sites na última semana. E não foi por apreender um grande traficante ou um grande carregamento de drogas.
O motivo?
A legalização do plantio, venda e consumo de maconha em diversos estados americanos levou os cartéis de drogas do México a reverterem o fluxo da maconha: agora a droga , antes produzida por fazendeiros mexicanos, é produzida e importada dos EUA para ser vendida no México. Os traficantes sentiram o impacto da legalização, mas ainda arranjaram um jeito de continuar lucrando com a proibição no México.
A notícia abaixo, escrita por Pamela Engel e publicada no site Business Insider, descreve um pouco melhor a situação.
A legalização da maconha pode ajudar a reduzir o tráfico de drogas nos EUA, mas os carteis agora estão traficando a maconha de alta qualidade para dentro do México para vender a droga ilegalmente lá, afirma Steven Nelson do
U.S. News.
O porta-voz do DEA (N.T.: orgão do governo americano especializado no combate ao tráfico de drogas) Lawrence Payne disse ao U.S. News que traficantes operando nos EUA estão roubando maconha mais cara e de qualidade muito mais alta do que a erva cultivada ilegalmente.
Defensores da legalização da maconha tem argumentado que a legalização da droga nos EUA iria
impedir o fluxo ilegal de maconha do México para os EUA, mas agora parece que o oposto está acontecendo com os carteis que ainda estão presentes nos Estados Unidos.
Desde que a maconha foi legalizada em mais de metade dos estados americanos, em muitos casos para uso medicinal mas em alguns casos para uso recreacional também, os americanos estão comprando mais maconha cultivada nos EUA,
de acordo com a rede de rádio NPR.
E já que a maconha legalizada cultivada lá é de qualidade superior, os cartéis podem cobrar mais por ela no México.
Grande parte da maconha que está sendo contrabandeada para o México está vindo do Colorado, Payne disse ao U.S. News.

Maconha é um grande negócio no México. Um cultivador que trabalha no estado de Sinaloa no México disse para a NPR como o sistema funciona.
Os carteis empregam cultivadores que assumem um risco significante para fornecer a droga para os traficantes, e se o preço da maconha no México continuar caindo, os cultivadores vão abandonar suas plantações e parar de trabalhar para os carteis. Então os carteis estão procurando por outras fontes de maconha que eles podem vender mais caro.
Nós fomos avisados sobre isso em 2012.
Estudos previram que carteis mexicanos iriam ser prejudicados se a maconha fosse legalizada para uso recreacional em estados americanos, e em vez de levar prejuizo os carteis estão procurando outras maneiras de lucrar com a maconha.
Apenas quatro estados legalizaram a maconha para uso recreacional – Washington, Oregon, Colorado e Alasca – mas mais do que uma dúzia de outros legalizaram a droga para uso medicinal. Washington, D.C. recentemente também legalizou o uso recreacional de maconha.
Até agora, só os estados de Colorado e Washington tem lojas de maconha que permitem que pessoas acima de 21 anos comprem pequenas quantidades da droga.
O grande economista Milton Friedman explica com mais detalhes no vídeo abaixo a posição contra a proibição das drogas, inclusive como a proibição deixa os cartéis em uma posição confortável.
https://www.youtube.com/v/-shwabBMEXQFonte:
http://www.libertarianismo.org//blog/carteis-passam-traficar-maconha-produzida-eua-mexico/