Autor Tópico: O homem possui um limite?  (Lida 1078 vezes)

Offline Pensador Solitário

• Nível 00
  • *
  • Ler para poder Crescer!
O homem possui um limite?
« Online: 17 de Dezembro de 2014, 13:58:23 »
Olá, sou novo no forúm já tem vários meses que leio os posts e acompanho suas discossões, um tópico que eu não achei aqui é sobre a necessidade do ser humano em acreditar em uma coisa "sobrenatural" para dar sentido a vida. Será que 500 anos atrás até aqui já nao evoluirmos o bastante (comunicação, transporte, medicina, etc) para usarmos a razão e simplesmente parar de se prender a pastores que simplismente "roubam dinheiro" das pessoas mais fracas. Não quero forçar ninguém a ser ateu, acho bacana quem vai para missas mais sem aquele fanatismo de que se ela não for para missa ela está pecando, se ela não pagar dizimo deus vai ficar chateado com ela. Outra coisa que me intriga muito é a capacidade do ser humano de evoluir, será que temos um limite? Por quê 500 anos atrás se achava impossível viajar ao espaço, mas o homem conseguiu pisar na lua...
Uma reportagem do G1 fala sobre a evolução do homem:

Segunda-feira, 01/12/2014, às 07:00, por Dra. Ana Escobar
A capacidade humana tem limites?
As descobertas científicas tem como meta básica impulsionar a busca por melhores condições de vida. Neste sentido, o século XX foi espetacular. Vamos voltar no tempo e imaginar o mundo em 1º de janeiro de 1900. Estávamos descobrindo os meios de comunicação, não havia televisão, penicilina, muito menos cirurgias seguras. A mortalidade infantil era indecentemente grande. A expectativa de vida era tímida. As viagens eram longas e os oceanos eram cruzados apenas pelos navios. 

Cem anos depois – melhor dizendo, apenas cem anos depois –, chegamos à Lua e temos muito mais que televisão: telefone celular, computador, carros, anestesia, unidades de terapia intensiva sofisticadíssimas, aviões atravessando o mundo, pessoas indo e voltando do espaço, tomografia, ressonância magnética, exames laboratoriais elaborados, o genoma humano exposto... Inúmeras descobertas essenciais para o bem estar humano.

Entramos no século XXI com um acontecimento que também deve ser interpretado como um marco histórico na existência humana: conseguimos acoplar uma sonda em um cometa. Detalhes essenciais: esta sonda saiu da Terra há 10 anos (!!!), viajou pelo espaço, e conseguiu “aterrissar” em um cometa que voa na velocidade de uma bala de fuzil, que tem tão somente 4 km de extensão, a 510 milhões de quilômetros da Terra.

Mais do que isso: chegou a nos mandar informações essenciais para a elucidação das origens da vida. E, ao que tudo indica, há água no cometa. Aguardamos a identificação de sua especificação molecular. Simplesmente fantástico!

Também evoluímos e aprimoramos a capacidade física. As Olimpíadas estão aí para provar que conseguimos correr e nadar mais rápido e pular mais alto, por exemplo. Mas se observarmos atentamente, veremos que estamos precisando, cada vez mais, aumentar casas decimais nos números para determinar a quebra de um recorde. A capacidade física, definitivamente, tem limites.

No entanto, a capacidade intelectual humana é incondicionalmente ilimitada. As artes e a ciência nos mostram isso a cada dia que passa – e avança. Não há limites para as ideias, para o livre pensar.

Por isso, investir na educação, começando na primeira infância, é absolutamente essencial para garantir a possibilidade de evolução da humanidade. Muito já se pensou e muito já se fez. Dá para imaginar o que ainda está por vir?
  Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/1.html

Queria saber de vocês o que acham, lembrando que eu estou aprendendo ainda posso está errado mais esse é meu conceito de vida.
Se você acredita em um deus que foi criado quando se pensava que a terra era o centro, que era plana, que negros eram raças inferiores, que existiam monstros no oceano, por quê não acreditaria em mim?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:O homem possui um limite?
« Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2014, 17:45:38 »
Seja bem vindo forista Pensador Solitário.

Peço a você que quando for fazer alguma transcrição de texto, evite usar o efeito de 'negrito' em todo ele. Para separar o texto transcrito use os quotes. Reserve o 'negrito' apenas para destacar algum trecho.

Eis como fica o seu texto transcrito, usando os quotes:

Olá, sou novo no forúm já tem vários meses que leio os posts e acompanho suas discossões, um tópico que eu não achei aqui é sobre a necessidade do ser humano em acreditar em uma coisa "sobrenatural" para dar sentido a vida. Será que 500 anos atrás até aqui já nao evoluirmos o bastante (comunicação, transporte, medicina, etc) para usarmos a razão e simplesmente parar de se prender a pastores que simplismente "roubam dinheiro" das pessoas mais fracas. Não quero forçar ninguém a ser ateu, acho bacana quem vai para missas mais sem aquele fanatismo de que se ela não for para missa ela está pecando, se ela não pagar dizimo deus vai ficar chateado com ela. Outra coisa que me intriga muito é a capacidade do ser humano de evoluir, será que temos um limite? Por quê 500 anos atrás se achava impossível viajar ao espaço, mas o homem conseguiu pisar na lua...

As descobertas científicas tem como meta básica impulsionar a busca por melhores condições de vida. Neste sentido, o século XX foi espetacular. Vamos voltar no tempo e imaginar o mundo em 1º de janeiro de 1900. Estávamos descobrindo os meios de comunicação, não havia televisão, penicilina, muito menos cirurgias seguras. A mortalidade infantil era indecentemente grande. A expectativa de vida era tímida. As viagens eram longas e os oceanos eram cruzados apenas pelos navios. 

Cem anos depois – melhor dizendo, apenas cem anos depois –, chegamos à Lua e temos muito mais que televisão: telefone celular, computador, carros, anestesia, unidades de terapia intensiva sofisticadíssimas, aviões atravessando o mundo, pessoas indo e voltando do espaço, tomografia, ressonância magnética, exames laboratoriais elaborados, o genoma humano exposto... Inúmeras descobertas essenciais para o bem estar humano.

Entramos no século XXI com um acontecimento que também deve ser interpretado como um marco histórico na existência humana: conseguimos acoplar uma sonda em um cometa. Detalhes essenciais: esta sonda saiu da Terra há 10 anos (!!!), viajou pelo espaço, e conseguiu “aterrissar” em um cometa que voa na velocidade de uma bala de fuzil, que tem tão somente 4 km de extensão, a 510 milhões de quilômetros da Terra.

Mais do que isso: chegou a nos mandar informações essenciais para a elucidação das origens da vida. E, ao que tudo indica, há água no cometa. Aguardamos a identificação de sua especificação molecular. Simplesmente fantástico!

Também evoluímos e aprimoramos a capacidade física. As Olimpíadas estão aí para provar que conseguimos correr e nadar mais rápido e pular mais alto, por exemplo. Mas se observarmos atentamente, veremos que estamos precisando, cada vez mais, aumentar casas decimais nos números para determinar a quebra de um recorde. A capacidade física, definitivamente, tem limites.

No entanto, a capacidade intelectual humana é incondicionalmente ilimitada. As artes e a ciência nos mostram isso a cada dia que passa – e avança. Não há limites para as ideias, para o livre pensar.

Por isso, investir na educação, começando na primeira infância, é absolutamente essencial para garantir a possibilidade de evolução da humanidade. Muito já se pensou e muito já se fez. Dá para imaginar o que ainda está por vir?

Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/1.html

Queria saber de vocês o que acham, lembrando que eu estou aprendendo ainda posso está errado mais esse é meu conceito de vida.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2014, 21:30:21 »
O homem não evoluiu. A ciência e a tecnologia evoluíram. O homem continua sendo essencialmente o mesmo, talvez pior.

Pelo menos foi isso que aprendi assistindo Walking Dead.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2014, 20:23:28 »
 :biglol:

Ou os Simpsons!

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2014, 23:31:34 »
Por quê 500 anos atrás se achava impossível viajar ao espaço, mas o homem conseguiu pisar na lua...

Na verdade nunca pisou, segundo o autor deste site:
http://www.afraudedoseculo.com.br/
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2014, 10:22:25 »

"velocidade de uma bala de fuzil",

Parece ser um erro , pois um cometa pelo que eu sei tem uma velocidade que pode ser muto muito superior a uma bala de fuzil. Uma bala de fuzil  tem uma velocidade máxima de cerca de 1000 m/s  cerca de 3600 km/h . Já um cometa pode ter uma velocidade de  240.000 km/h , então  240.000/3.600 = 66,66 , então a velocidade do cometa pode ser 67 vezes superior a da bala de um fuzil.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2014, 10:37:36 »

Aqui o autor me parece meio fora da realidade ou no mínimo excessivamente otimista, pois  o homem tem se deparado com alguns problemas que não consegue solucionar há muitas décadas, cito alguns:

- origem da vida, procura-se a solução há décadas, mas ainda não se encontrou;

-incompatibilidade entre física quântica e relatividade geral , ainda existem incompatibilidades sem solução;

-Uma teoria final que unifique todas as forças, ainda sem solução;

-obtenção de energia a partir da fusão nuclear  economicamente viável, tenta se há décadas mas ainda sem solução;

-área da saúde, muitos avanços mas ainda falta muita coisa, e  velhos agentes causadores de doenças que pareciam ter sido derrotados pelos antibióticos tem voltado e derrotado as soluções anteriores.

.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!