Eu sempre tive uma cisma com a Grã-Bretanha com relação ao porquê de sua singular proeminência como potência mundial, tendo se tornado o maior império, onde o sol nunca se punha, e tem inúmeros cientistas expressivos e artistas de influência mundial.
Eu tenho uma conjectura, ou se quiseserm, informalmente uma cisma, quem sabe, de que há alguma correlação, além de uma óbvia complexa conjuntura histórica, da Grã-Bretanha com sua condição insular. Outras civilizações insulares ou quase, como os japoneses, escandinavos, (chineses por causa do grande litoral leste), chilenos, italianos, gregos, astecas, maias, incas e americanos, para ficar só em alguns exemplos, tem culturas e ciências expressivas e são povos de grande determinação, insulares, ou bem litorâneos. Pois bem, no começo, eu cismei que talvez tivesse a ver com o sal, pois o sal(cloreto de sódio) aumenta a pressão e talvez condicione os ânimos e algo do gênero, e talz, mas, apesar de não desconsiderar ainda a questão do sal, estou descobrindo o Iodo, o Iodo tem propriedades terapêuticas muito interessantes(
vejam esse texto), entre os quais, combater o cretinismo. Talvez, com um estudo mais aprofundado, se verifique uma inusitada e sólida relação do Iodo com civilizações expressivas. O que acham?