Autor Tópico: Iodo  (Lida 1208 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Iodo
« Online: 29 de Dezembro de 2014, 01:41:09 »
Eu sempre tive uma cisma com a Grã-Bretanha com relação ao porquê de sua singular proeminência como potência mundial, tendo se tornado o maior império, onde o sol nunca se punha, e tem inúmeros cientistas expressivos e artistas de influência mundial.

Eu tenho  uma conjectura, ou se quiseserm, informalmente uma cisma, quem sabe, de que há alguma correlação, além de uma óbvia complexa conjuntura histórica, da Grã-Bretanha com sua condição insular. Outras civilizações insulares ou quase, como os japoneses, escandinavos, (chineses por causa do grande litoral  leste), chilenos, italianos, gregos, astecas, maias, incas e americanos, para ficar só em alguns exemplos, tem culturas e ciências expressivas e são povos de grande determinação, insulares, ou bem litorâneos. Pois bem, no começo, eu cismei que talvez tivesse a ver com o sal, pois o sal(cloreto de sódio) aumenta a pressão e talvez condicione os ânimos e algo do gênero, e talz, mas, apesar de não desconsiderar ainda a questão do sal, estou descobrindo o Iodo, o Iodo tem propriedades terapêuticas muito interessantes(vejam esse texto), entre os quais, combater o cretinismo. Talvez, com um estudo mais aprofundado, se verifique uma inusitada e sólida relação do Iodo com civilizações expressivas. O que acham?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Iodo
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2014, 02:43:21 »
Eu acho que a sua teoria é um belo exemplo de pensamento mágico.  Você está propondo a pedra filosofal das civilizações expressivas, seja lá o que seja isso, nem importa, mas fico imaginando o que poderiam ser as civilizaçōes menos expressivas e o tipo de porcaria responsável por coloca-las a margem da história.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2014, 03:06:28 »
Vou indexar seu comentário ao seu nick. Uma observação gigawiew.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2014, 08:27:33 »
Antes de iniciar a sua busca pelo seu pó de pirilimpimpim, poderia começar definindo o que são civilizações expressivas, critérios e fatores de expressividade.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2014, 09:18:24 »
Não dá para reduzir um fato histórico tão complexo e longo como o Império Britânico a um único fator, ainda mais a um fator tão abstrato e sem lógica como "eles formaram um grande império porque tomavam iodo".
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2014, 12:43:01 »
Não dá para reduzir um fato histórico tão complexo e longo como o Império Britânico a um único fator, ainda mais a um fator tão abstrato e sem lógica como "eles formaram um grande império porque tomavam iodo".

Pois todo mundo sabe que o que fizeram as civilizações do norte da Europa e Ásia as mais avançadas foi o frio. E a explicação é simples: no frio, as pessoas acendem uma fogueira e ficam lá, olhando perplexas pro fogo. Este momento de concentração fez com que as mentes dos europeus atingissem seu ápice, pois o fogo é o elemento de destruição, que destrói os sentimentos primitivos, elevando a alma do ser.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2014, 12:53:05 »
Good news! Achei minhas Amanitas. Vamos lá...
GNOSE

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2014, 13:47:37 »
todos sabem que foi o frio e a religião protestante que fizeram esses impérios aparecerem, com exceção da sumeria, egito, grecia, roma, império mongol.. pera aí.

Já volto.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2014, 14:01:05 »

Pois todo mundo sabe que o que fizeram as civilizações do norte da Europa e Ásia as mais avançadas foi o frio. E a explicação é simples: no frio, as pessoas acendem uma fogueira e ficam lá, olhando perplexas pro fogo. Este momento de concentração fez com que as mentes dos europeus atingissem seu ápice, pois o fogo é o elemento de destruição, que destrói os sentimentos primitivos, elevando a alma do ser.

Finalmente uma explicação lógica!
"Deus prefere os ateus"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2014, 15:01:25 »
Antes de iniciar a sua busca pelo seu pó de pirilimpimpim, poderia começar definindo o que são civilizações expressivas, critérios e fatores de expressividade.
Povos cujas culturas são referência para a humanidade e cujo protagonismo determina o destino de outras culturas. A Expressão "pra inglês ver", por exemplo, sugere bem claramente o protagonismo dos ingleses nas suas relações humanas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2014, 15:03:29 »
O forista Sergiomgbr apresentou uma hipótese que vincula o florescimento de algumas civilizações, que ele considera como das mais "expressivas", por causa do elemento químico iodo e tendo a insularidade como um elemento comum a quase todas elas.

Eu peço que aqueles que analisaram a hipótese e querem criticá-la, o façam com argumentos. Para aqueles que a acham ridícula e infundada, portanto totalmente desmerecedora de uma análise mais acurada, solicito que se abstenham de comentar, especialmente para fazer troça. Basta não participar do tópico, deixando o proponente "falar sozinho".
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2014, 15:17:43 »
Não exatamente "tomavam"(e aqui quero desambiguar do sentido de ingerir via oral) Iodo. O Iodo na verdade também é assimilado pela respiração e pela pele,  inclusive, principalmente por moradores próximos do mar.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2014, 17:55:10 »
Good news! Achei minhas Amanitas. Vamos lá...

O último sujeito que comeu uma amanita teve um problema sério de super-crescimento.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2014, 17:56:57 »
todos sabem que foi o frio e a religião protestante que fizeram esses impérios aparecerem, com exceção da sumeria, egito, grecia, roma, império mongol.. pera aí.

Já volto.

Essas civilizações faziam fogueiras...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2014, 18:12:09 »

Já volto.

E qual não fazia?  ::)
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 29 de Dezembro de 2014, 18:33:26 »

Já volto.

E qual não fazia?  ::)

As inferiores. Ou minha teoria está errada.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 29 de Dezembro de 2014, 18:57:29 »
Na verdade as civilizações expressivas seguiram o ciclo fogo-terra-água-ar. Fizeram fogueiras, invadiram territórios, navegaram pelos sete mares e conquistaram o espaço e o ciclo se repete.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2015, 17:59:00 »
Na verdade as civilizações expressivas seguiram o ciclo fogo-terra-água-ar. Fizeram fogueiras, invadiram territórios, navegaram pelos sete mares e conquistaram o espaço e o ciclo se repete.
Exceto a chinesa, que embasa-se no ciclo metal-madeira-água-fogo-terra. :D

...mas eu acho que é bem por aí, como os foristas estão falando: não dá pra vincular um fator a desenvolvimento. Sempre há exceções.
Iodo? Explica a GB, mas não a Babilônia... ou Madagascar.
Frio? Explica o Império Russo, mas não o Egito Antigo... ou as tribos alemãs da Idade Antiga.
Protestantismo? Bom para explicar o Canadá, mas não a Áustria-Hungria... ou a Suazilândia.

Então, acho que devíamos perguntar: "Tal fator influencia? Se sim, quanto?"
No caso do iodo, a gente poderia começar listando quais as "civilizações importantes" e ver quais delas tinham uma dieta à base de frutos do mar e quais não.

O "império" mongol só tinha táticas militares, foi só o Genghis Khan morrer e a coisa toda se quebrou. Tanto que o neto dele - o Kublai - era completamente sinificado.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!