Autor Tópico: Morte do duque de Wellington  (Lida 1093 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Morte do duque de Wellington
« Online: 01 de Janeiro de 2015, 17:45:47 »
O 8.º duque de Wellington morreu, esta quarta-feira, em Londres aos 99 anos, informou um porta-voz da família, quando faltam seis meses para as comemorações do 200.º aniversário da famosa vitória do seu antepassado na Batalha de Waterloo.

Arthur Valerian Wellesley era detentor de vários títulos nobiliárquicos, entre os quais o título português de duque da Vitória, atribuído em 1812 pelo príncipe regente D. João -- futuro D. João VI -- ao general britânico que comandou os exércitos que expulsaram as tropas napoleónicas de Portugal, Arthur Wellesley.

O 8.º duque de Wellington morreu pacificamente em casa, rodeado da família, e o funeral, privado, realiza-se a 8 de janeiro, segundo o porta-voz.

Na Batalha de Waterloo, cidade atualmente na Bélgica mas então parte do Reino Unido dos Países Baixos, as forças britânicas e aliadas comandadas por Arthur Wellesley venceram definitivamente as tropas do imperador francês Napoleão, pondo fim a 12 anos de guerra na Europa.

Evelyn Webb Carter, presidente da comissão organizadora do 200.º aniversário da batalha, que se assinala a 18 de junho na Catedral de São Paulo, em Londres, lamentou a morte de Wellesley e, em particular, a sua ausência das comemorações.

"Ele estava ao corrente de todos os preparativos até há cerca de um mês e estava certamente a contar estar presente no serviço religioso" na catedral, disse.

Numa mensagem escrita meses antes da sua morte para a página na internet das comemorações do segundo centenário da batalha (www.waterloo200.org), Arthur Valerian Wellesley explicou a importância de assinalar a vitória.

"Perguntam-me muitas vezes se agora, com a unidade que há na Europa, não devíamos esquecer Waterloo e as batalhas do passado. A minha resposta é que a História não pode ser esquecida e temos de ser recordados da coragem de milhares de homens de muitas nações que lutaram e morreram em poucas horas a 18 de junho de 1815 e cuja valentia e sacrifício asseguraram a paz na Europa por 50 anos", escreveu.

Com a sua morte, o filho mais velho, Charles, assume o título de 9.º duque de Wellington.

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2015, 17:49:11 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Morte do duque de Wellington
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2015, 21:38:36 »
Que perda para a humanidade. O duque de Wellington morreu.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2015, 08:15:38 »
Tenho um colega de serviço que é monarquista. Ele também se liga nesse tipo de coisa.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2015, 13:04:51 »
Lamento a morte dele, enquanto pessoa. Mas não digo o mesmo enquanto "nobre".
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2015, 13:28:17 »
Tenho um colega de serviço que é monarquista. Ele também se liga nesse tipo de coisa.

Mas monarca como sendo um ator figurativa ou ele quer dizer rei mesmo, com poderes de governante?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Janeiro de 2015, 14:09:19 »

Quem manda não é o primeiro ministro? Afinal, qual é a função de um rei hoje em dia, além de aparecer em solenidades?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #6 Online: 02 de Janeiro de 2015, 14:46:42 »
Não sei se ele pensou nisso, mas acho que ele quer um rei como chefe de Estado e de Governo, já que ele repete volta e meia que com um rei "não seria essa zona que é".

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2015, 14:57:33 »
Não sei se ele pensou nisso, mas acho que ele quer um rei como chefe de Estado e de Governo, já que ele repete volta e meia que com um rei "não seria essa zona que é".

Imagine se o Lulla fosse o rei.

Aturar a "família real" passando o poder de vagabundo para vagabundo por gerações com o Dirceu e o resto da corja ocupando cargos vitalícios como conselheiros do rei.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2015, 18:11:44 »
Sem querer tirar o mérito do Duque de Wellington (o mais famoso), que era, como dizem os britânicos, um cabra da peste e um general brilhante, mas a derrota mais definitiva do Napoleão foi na Batalha de Leipzig, antes dos cem dias. Foi a maior batalha em solo europeu até a Primeira Guerra Mundial, com mais de 600.000 soldados em campo.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2015, 18:17:00 »
Seja quem for esse tal Duque, que va com deus.

Grandes merdas ficarem anunciando a morte dessas celebridades locais de outros paises. Seu Lunga morreu e ninguem viu uma nota disso em jronal nenhum da Inglaterra.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2015, 18:20:54 »

Grandes merdas ficarem anunciando a morte dessas celebridades locais de outros paises. Seu Lunga morreu e ninguem viu uma nota disso em jronal nenhum da Inglaterra.
O Lunga irmão do Loxa? Ele morreu?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2015, 21:32:49 »
Apesar do título do "post", não é a morte do duque (título honorífico, pois já não há nobres) que me despertou o interesse, mas sim a polémica sobre a comemoração da batalha...

Sem querer tirar o mérito do Duque de Wellington (o mais famoso), que era, como dizem os britânicos, um cabra da peste e um general brilhante, mas a derrota mais definitiva do Napoleão foi na Batalha de Leipzig, antes dos cem dias. Foi a maior batalha em solo europeu até a Primeira Guerra Mundial, com mais de 600.000 soldados em campo.

Para mim, a batalha mais decisiva das guerras napoleónicas não foi Waterloo, mas também não foi Leipzig... Eu escolho Trafalgar... a garantia do domínio do mar pelos ingleses, o fim da possibilidade de invasão da Grã-Bretanha pela França, o forçar Napoleão a adotar uma estratégia suicida com o bloqueio continental e consequente abertura da frente ocidental (Península Ibérica) e invasão da Rússia... e subsequente esmagamento inapelável... (Portugal e Rússia disseram não ao bloqueio continental e começaram guerras que consumiram centenas de milhares de soldados napoleónicos que deixarem de existir na campanha alemã de 1813... Leipzig era inevitável...).
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2015, 21:36:54 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2015, 02:36:01 »

Está confundindo com o Tomás.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2015, 02:41:00 »

Está confundindo com o Tomás.
Não, o Lunga Turbino noivo da da Paula Tejano não é o Tomás Turbano.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2015, 02:42:22 »
O cara sozinho lá.. em trafalgar.. dizem que a correlação de forças era 5 contra um

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Janeiro de 2015, 11:38:34 »
O cara sozinho lá.. em trafalgar.. dizem que a correlação de forças era 5 contra um

Não se deve acreditar em tudo o que se ouve... Wellington não esteve em Trafalgar (mas sim o vice-almirante Nelson) e nas numerosas batalhas que travou com forças napoleónicas os exércitos estavam equilibrados (por vezes, superioridade aliada e noutras napoleónica)... o significativo é que o duque de Wellington venceu sempre! Nunca conheceu o sabor da derrota... O mesmo aconteceu com Nelson na guerra naval, mas menos combates.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2015, 11:43:43 por Pagão »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #16 Online: 03 de Janeiro de 2015, 11:41:52 »
Sei não. Tenho para mim que os britânicos teriam dizimado as marinha espanhola + francesa de qualquer forma ao longo do tempo. Eles tinham bons navios, marinheiros de primeira e uma arma secreta chamada Nelson.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #17 Online: 03 de Janeiro de 2015, 11:50:18 »
Sei não. Tenho para mim que os britânicos teriam dizimado as marinha espanhola + francesa de qualquer forma ao longo do tempo. Eles tinham bons navios, marinheiros de primeira e uma arma secreta chamada Nelson.

Acredito que sim..., mas o mesmo se pode dizer relativamente aos vastos exércitos aliados ante os napoleónicos... era uma questão de tempo.

Na minha opinião, o franceses tinham conseguido (finalmente) superioridade naval sobre os ingleses com as vitórias das suas armadas na guerra da independência dos EUA... Depois ocorreu todo um esforço inglês para reverter essa situação perigosíssima que culmina na vitória estrategicamente decisiva de Trafalgar.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Janeiro de 2015, 18:33:24 »

Não se deve acreditar em tudo o que se ouve... Wellington não esteve em Trafalgar (mas sim o vice-almirante Nelson) e nas numerosas batalhas que travou com forças napoleónicas os exércitos estavam equilibrados (por vezes, superioridade aliada e noutras napoleónica)... o significativo é que o duque de Wellington venceu sempre! Nunca conheceu o sabor da derrota... O mesmo aconteceu com Nelson na guerra naval, mas menos combates.

Pagão, foi uma piada :-)  5 contra 1 aqui no Brasil tem um significado peculiar

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #19 Online: 03 de Janeiro de 2015, 19:26:58 »
Pagão, foi uma piada :-)  5 contra 1 aqui no Brasil tem um significado peculiar

:ok: ... mas qual será o significado peculiar :?: :?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Janeiro de 2015, 20:54:51 »
wank

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!