Talvez eu não esteja contemplando o todo (múltiplos aspectos) na minha "análise", mas estou percebendo um suposto enfraquecimento do PT depois das eleições do ano passado.
Tá certo que o PT venceu as eleições, mas se levarmos em conta que nada estava "decido" como nos anos anteriores e havia uma ameaça da oposição ganhar... E foi a eleição mais disputada desde a redemocratização.
Outro aspecto é sobre o apoio no segundo turno, nenhum presidenciável apoiou oficialmente Dilma e até partido como o PV com um ex-petista preferiu apoiar Aécio.
Acho que pra Marina Silva acabou qualquer chance de diálogo com o PT depois da sujeira que houve nas propagandas eleitorais. É claro que se tratando de política, não podemos esperar nada.
Ao que parece, o Aécio é um candidato com carisma, coisa que jamais imaginaria que surgisse na oposição. Só falta o PSDb cagar no pau e colocar o Alckmin em 2018.
Parece que essa eleição não foi Aécio contra Dilma, mas de PT contra anti-PT. Muitos admitiram (eu incluso) que votariam no candidato da oposição com a melhor chance de vencer. Eu mesmo iria de Marina se ele estivesse na frente do Aécio.
Agora temos um monte de arrependidos que votaram no PT e não gostaram dos novos ministros. O interessante é que pra eles é mais importante a indicação dos ministros, mesmo em ministérios inúteis, do que a cúpula do partido estar envolvida em casos de corrupção com condenações (Mensalão) e ter quebrado a maior estatal brasileira, ocorrendo o maior caso de corrupção da modernidade mundial.
Agora o chororô é sobre as mudanças nos benefícios trabalhistas. A vaca tossiu mesmo.
Talvez com esse negócio de congresso mais conservador desde 1964, com uma oposição mais forte no Senado, a oposição ter aprendido que o PT jogou e muito sujo na campanha eleitoral, o caso do Petrolão, o "parto" que foi a mudança na lei orçamentária, isso pode contribuir para um mandato de m**** para Dilma.
Acho que o próprio PT percebeu que se não for o Lula em 2018 as chances de vencer serão baixas.
Acho que sairá alguma investigação sobre o BNDES que fará o Petrolão parecer dinheiro de pinga.
Infelizmente, com toda a sujeira que o PT fez e fará, é capaz de vencer novamente.