Autor Tópico: Os benefícios do óleo de coco.  (Lida 841 vezes)

Offline José H.

• Nível 13
  • *
Os benefícios do óleo de coco.
« Online: 08 de Janeiro de 2015, 18:23:14 »
Já faz algum tempo que ouço sobre o tal óleo de coco e os grandes benefícios deste à saúde, especialmente quanto ao emagrecimento. No último mês de novembro, minha namorada começou a utilizar e perdeu quase 9 quilos (com dieta e exercícios, claro), apesar das comilanças de final de ano. Agora está insistindo para que eu também utilize, mas eu vejo essas coisas milagrosas sempre com muita desconfiança.

Na mídia, percebi que a grande maioria dos nutricionistas brasileiros são favoráveis. Já os nutrólogos e cardiologistas se dividem (sempre que vejo um médico favorável, fico com aquela impressão de que ele parece um vendedor do Polishop, principalmente aquele Lair Ribeiro, médico e vendedor de livros de autoajuda).

Tentei fazer uma pesquisa de trabalhos científicos sobre o tema, mas encontrei pouquíssimos resultados (muitos trabalhos não são disponíveis gratuitamente). Nestes poucos, os resultados são bastante divergentes e, em suma, os argumentos são basicamente esses:

CONTRAS: O óleo de coco é apenas mais um tipo de óleo vegetal e como tal, é rico em gordura saturada. Seus benefícios não foram comprovados e seu consumo não deve ser incentivado.

FAVORÁVEIS: O óleo de coco, apesar de conter gordura saturada, possui triglicerídeos de cadeia média (e não de cadeia longa), o que acelera o metabolismo e queima calorias.

Como não sei nada de química e biomédicas, gostaria de saber a opinião de vocês aqui do fórum, especialmente aqueles que têm conhecimento nestas áreas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Os benefícios do óleo de coco.
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2015, 18:25:40 »
Pra mim, óleo de coco é comida.

Já quanto a comer coco, e óbvio, o óleo de coco, não sei se você comendo 3 quilos por dia vai ficar mais saudável e atlético do que comendo 3 quilos de arroz e feijão por dia.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2015, 18:28:17 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2015, 19:57:04 »
Até hoje não consigo acreditar que o café e cafeína gera tantos benefícios e praticamente não há efeitos colaterais. Nosso organismo já faz tudo o que precisamos, sendo necessário apenas fornecer energia, proteínas e as vitaminas. Demais substâncias como estimulantes em teoria estariam desequilibrando aquilo que o corpo já resolveria sozinho, e não teria como fazer bem.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2015, 20:18:42 »
Até hoje não consigo acreditar que o café e cafeína gera tantos benefícios e praticamente não há efeitos colaterais. Nosso organismo já faz tudo o que precisamos, sendo necessário apenas fornecer energia, proteínas e as vitaminas. Demais substâncias como estimulantes em teoria estariam desequilibrando aquilo que o corpo já resolveria sozinho, e não teria como fazer bem.

Cara, eu não funciono sem café. :P Normalmente tomo dois copos por dia.

Lembro de ler sobre a influência da cafeína na performance de atletas de longa distância, mas não achei nada muito conclusivo.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Janeiro de 2015, 20:38:04 »

Cara, eu não funciono sem café. :P Normalmente tomo dois copos por dia.

Placebo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2015, 21:28:32 »

Se me permite dizer, isso não corresponde aos fatos.

Pra começo, existe, agora, no DSM V, um transtorno mental específico relacionado ao uso da cafeína, que seria a síndrome de abstinência, com sintomas importantes, dentre eles dores de cabeça intensas, fagida, entre outros. É muito sabido também o efeito em arritmias cardíacas, transtornos de humor e ansiedade e alteração na arquitetura do sono.

Ela altera funções cognitivas, principalmente funções executivas/processos atencionais e outros relacionados ao córtex. Como você sugeriu, o efeito da cafeína aparentemente causa um desequilíbrio fisiológico; na verdade, isso já é bem observado em pesquisas há vários anos; em modelos animais, todos os alcalóides que bloqueiam receptores de adenosina mostraram também inibir a neurogênese hipocampal e aumentaram o tempo ou reduziram a capacidade de regeneração do SNC frente a lesões induzidas.

Não estão bem estabelecidas as relações entre consumo de cafeína e mortalidade cardiovascular e risco de determinados tipos de câncer; no passado, lembro que um caso controle grande mostrou aumento do OR pra câncer de pâncreas, que não foi observado em coortes. O problema é que os estudos levam bastante tempo...
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!