Já faz algum tempo que ouço sobre o tal óleo de coco e os grandes benefícios deste à saúde, especialmente quanto ao emagrecimento. No último mês de novembro, minha namorada começou a utilizar e perdeu quase 9 quilos (com dieta e exercícios, claro), apesar das comilanças de final de ano. Agora está insistindo para que eu também utilize, mas eu vejo essas coisas milagrosas sempre com muita desconfiança.
Na mídia, percebi que a grande maioria dos nutricionistas brasileiros são favoráveis. Já os nutrólogos e cardiologistas se dividem (sempre que vejo um médico favorável, fico com aquela impressão de que ele parece um vendedor do Polishop, principalmente aquele Lair Ribeiro, médico e vendedor de livros de autoajuda).
Tentei fazer uma pesquisa de trabalhos científicos sobre o tema, mas encontrei pouquíssimos resultados (muitos trabalhos não são disponíveis gratuitamente). Nestes poucos, os resultados são bastante divergentes e, em suma, os argumentos são basicamente esses:
CONTRAS: O óleo de coco é apenas mais um tipo de óleo vegetal e como tal, é rico em gordura saturada. Seus benefícios não foram comprovados e seu consumo não deve ser incentivado.
FAVORÁVEIS: O óleo de coco, apesar de conter gordura saturada, possui triglicerídeos de cadeia média (e não de cadeia longa), o que acelera o metabolismo e queima calorias.
Como não sei nada de química e biomédicas, gostaria de saber a opinião de vocês aqui do fórum, especialmente aqueles que têm conhecimento nestas áreas.