É impressionante a ofensiva contra os torrents realizada recentemente. Está bem difícil procurar e baixar torrents. Queria saber se isso gera algum impacto na pirataria.
Eu nunca fui cinéfilo, e muitos filmes famosos e clássicos eu nunca tinha assistido até recentemente, e muitos eu nunca assisti. Há uns 10 anos até uns 6 anos eu tinha o hábito de passar numas locadoras de esquina para alugar filmes nos finais de semana. Como muita coisa lá era novidade, eu sempre pagava barato pelos filmes antigos e como quase tudo era novidade, eu tinha muito material pra alugar, por anos.
Isso foi indo até todas as locadoras desaparecerem do mapa. Me senti meio órfão, e não teve jeito, eu fui pros torrents baixar filmes. Ou seja, pra mim, a pirataria não era para gastar menos, mas para suprir uma demanda que o mercado formal abandonou.
Agora com toda essa ação contra os torrents, era de se esperar algo no sentido contrário, com o mercado suprindo segmentos, mas não é o que vejo.
Um simples aluguel online de um filme streaming no Google custa uns 7 reais. Não é muito, mas é algo muito acima dos 4 reais com direito a filmes grátis e DVD de extras das locadoras antigas, com qualidade que independe de sua conexão.
Com 7 reais eu compro um game no Steam. Com 3 filmes alugados eu assino Netflix e sobra uns trocos.