Autor Tópico: [Ê BRAZIL]Museu Nacional, o mais antigo do Brasil, fecha por falta de dinheiro  (Lida 2251 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Dilemas/noticia/2015/01/museu-nacional-o-mais-antigo-do-brasil-fecha-por-falta-de-dinheiro.html

O Museu Nacional, mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sediado na Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio, está fechado para visitantes desde esta segunda-feira (12/01) por tempo indeterminado, por falta de verba para pagar os serviços de limpeza e vigilância. Especializado em história natural, é o maior museu dessa área na América Latina e o mais antigo centro de ciência do país. Foi inaugurado em junho de 1818 - vai completar 197 anos daqui a seis meses, portanto.

O anúncio do fechamento foi feito por meio do site do museu, que atribuiu o fechamento a "problemas com os serviços de vigilância e limpeza". Em nota, a diretora do museu, Cláudia Rodrigues Carvalho, e o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Carlos Vainer, mencionam e criticam a contenção de verbas pelo governo federal.

"Naquela que deveria ser a 'Pátria Educadora', conforme promessa da Presidente Dilma Roussef em sua posse, a UFRJ não tem recebido os recursos que lhe cabem, inclusive para pagamento das empresas que prestam serviços de limpeza e portaria ao Museu Nacional. Impotente diante do que parece ser uma total insensibilidade da chamada 'política de austeridade' diante das necessidades básicas de nossa Universidade e, neste caso, do Museu Nacional, só nos resta esclarecer a comunidade universitária e a sociedade sobre a realidade que explica a suspensão das visitas, e vir a público para solicitar o apoio da sociedade e buscar sensibilizar as autoridades governamentais", afirma a nota.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
Re:[Ê BRAZIL]Museu Nacional, o mais antigo do Brasil, fecha por falta de dinheiro
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2015, 09:14:35 »
A entrada era gratuita?
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:[Ê BRAZIL]Museu Nacional, o mais antigo do Brasil, fecha por falta de dinheiro
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2015, 12:20:18 »
De R$3 a R$6, ou gratuita em alguns casos.

Mas estamos falando de um museu... no Brasil... a visitação em um mês deve pagar o salário do gato de rua que passeia por lá.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2015, 12:32:13 »

Mas estamos falando de um museu... no Brasil... a visitação em um mês deve pagar o salário do gato de rua que passeia por lá.

Eu imagino...

Correndo o risco de parecer insensível com a cultura, vale a pena então continuar preservando alguma coisa que pouquissimas pessoas tem interesse? Se o próprio povo não quer pagar para visitar o museu, se a visitação é tão baixa (não sei se é, mas imagino que seja), qual a razão para gastar recursos escassos na manutenção do museu?
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2015, 12:53:13 »

Eu imagino...

Correndo o risco de parecer insensível com a cultura, vale a pena então continuar preservando alguma coisa que pouquissimas pessoas tem interesse? Se o próprio povo não quer pagar para visitar o museu, se a visitação é tão baixa (não sei se é, mas imagino que seja), qual a razão para gastar recursos escassos na manutenção do museu?

Não tem nem como passar pra iniciativa privada, já que ninguém se interessa por isso e acabaria o governo pagando do mesmo jeito.

No mais, preservar a história, memória cultural e blablabla...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2015, 13:59:01 »

Eu imagino...

Não tem nem como passar pra iniciativa privada, já que ninguém se interessa por isso e acabaria o governo pagando do mesmo jeito.

A preservação do material histórico é, no meu entender, fundamental.

No mais o que tem de ser feito, é estabelecer um fluxo financeiro que suporte as despesas por meio da venda de ingressos e suvenires, doações regulares de pessoas físicas e jurídicas, patrocínio, propaganda, etc.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2015, 13:59:14 »

Eu imagino...

Na verdade nem tenho uma opinião formada sobre isso... eu gosto de museus, sempre quando viajo normalmente os visito. Mas é aquela coisa, se fui em um museu uma vez na minha vida, já está valendo, hehehe. Por um lado fico meio chateado de que a história, memória cultural e bla bla bla se percam, por outro fico achando que, se a grande maioria do povo não está nem aí pra isso, pra que ficar gastando com isso? Se houvesse pelo menos uma minoria interessada, que custeasse as despesas, já estaria bom, mas pelo jeito nem isso existe, então pra quê ficar preservando algo que ninguém ou quase ninguém se importa?
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2015, 14:17:54 »
Enquanto isso, artistas de talento duvidoso recebem generosos patrocínios das nossas estatais.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2015, 14:27:42 »
É... 5 milhões pra um Gustavo Lima, outros 2 pra Ivete... 4 pra Cláudia Leite...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2015, 14:31:28 »
É... 5 milhões pra um Gustavo Lima, outros 2 pra Ivete... 4 pra Cláudia Leite...

Aliás, se brasileiro não vai a Museu, as estatais poderiam cobrar uma contrapartida dos artistas patrocinados na forma de "adotar" uma instituição qualquer, como os museus, teatros, etc, divulgando e talvez doando um pequeno percentual dos lucros em shows.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2015, 14:55:06 »

Aliás, se brasileiro não vai a Museu, as estatais poderiam cobrar uma contrapartida dos artistas patrocinados na forma de "adotar" uma instituição qualquer, como os museus, teatros, etc, divulgando e talvez doando um pequeno percentual dos lucros em shows.

Não, acho melhor pararem de patrocinar esses artistas mesmo.  :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2015, 16:41:05 »

Não são todos "chapa-branca"?
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2015, 20:42:29 »

Não são todos "chapa-branca"?

Que isso?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2015, 23:00:22 »
Visito o Museu Nacional todos os anos. Há dois anos atrás, a foto que abre o tópico seria quase impossível devido à altura do mato. Os corredores do museu tinham piso com tábuas rachadas que afundavam quando se pisava nelas. A vigilância era quase zero, e muitas peças apenas com rótulos, evidenciando furtos. A seção de egiptologia cheirava mal. As múmias estavam apodrecendo, expostas sem cuidados. Um caos.

Estive lá em julho do ano passado. Melhorou muito, está mais organizado e limpo. As múmias estão sob controle de temperatura e humidade e quase tudo protegido e vigiado. Muito, muito longe da situação de um museu de primeiro mundo mas estamos chegando lá.

Sou da opinião que deve ser fechado até resolver a situação para não virar um caos novamente. Coisa que deve acontecer logo pois as Olimpíadas vêm aí e seria uma vergonha não ter esse museu aberto.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2015, 23:01:42 »
A entrada era gratuita?

Não. Coisa de 5 ou 6 reais, não lembro.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Janeiro de 2015, 03:20:02 »
Eu adoro museus quando viajo e mesmo em SP conheço vários. Mas para mim, tirando o museu do catavento (fantástico, voltado à ciência), em SP tudo o demais é meia boca ou com espasmos de qualidade esporádicos. Já fui na maioria deles e fiquei quase sempre decepcionado.

Aliás, quase tudo no brasil é meia boca, essa é a verdade. O brasileiro não vai a museu porque não tem museus de qualidade. O catavento sempre tem uma boa audiência, apesar do ingresso barato não permitir (acho) que se torne lucrativo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #16 Online: 14 de Janeiro de 2015, 08:40:43 »
Minha paixão por História começou exatamente na visita de escola ao Museu Nacional; dali em diante, a Arqueologia e a Paleontologia se tornaram minhas paixões, incentivando minha caminhada pelo cipoal das faculdades e pós graduações na área, a qual, por falta de incentivos, financeiro e político, não tem a atenção devida, como muitas áreas da Ciência.

No Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, no Piauí, terra de seca e necessidades que vão além da preservação da cultura e da História, uma francesa cabra macho, Niède Guidon, tenta ensinar a nós, brasileiros, o valor da preservação da matriz cultural e da história do surgimento do ser humano na América do Sul; graças ao seu trabalho e empenho, as pichações e roubos diminuíram, mas ainda há a ausência do poder público e da população, pois como falar em Carbono14 numa localidade onde falta de tudo?

A preservação dos centros de estudo e conservação de material colhido em campo para análise não deveria ser encarada como ocupação indevida de espaço, nem desperdício de verbas, pois parafraseando o filósofo espanhol Jorge Santayana, "quem não recorda o  passado, está fadado a repeti-lo"
GNOSE

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 14 de Janeiro de 2015, 08:53:07 »
Os museus de Ouro Preto são todos muito bem cuidados e com segurança, mas a movimentação turística na cidade é ridiculamente grande. Tanto que alguns museus são da iniciativa privada. A casa dos contos, que tem entrada gratuita, é uma parceria entre um colecionador particular e o instituto histórico da cidade.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #18 Online: 14 de Janeiro de 2015, 08:57:19 »
É isso que defendo: que o valor agregado ao conhecimento não seja apenas monetário...

Não seria a incidência de turistas/retorno econômico a nortear a importância da preservação. :umm:
GNOSE

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Janeiro de 2015, 09:27:23 »
É isso que defendo: que o valor agregado ao conhecimento não seja apenas monetário...

Não seria a incidência de turistas/retorno econômico a nortear a importância da preservação. :umm:

Eu também acho que um museu não precisa dar lucro (se der, melhor ainda), mas precisaria no mínimo se manter. Talvez até cobrar mais caro a entrada, 5 ou 6 reais é ridiculamente barato, se considerarmos o preço de uma entrada de cinema ou teatro, por exemplo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Janeiro de 2015, 12:29:35 »
Seria possível o apoio de mecenas em troca de benefício fiscal... além dalgum prestígio social e reconhecimento oficial das autoridades locais que também os motivaria? :idea:

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Alucinado psicopata

• Nível 11
  • *
« Resposta #21 Online: 14 de Janeiro de 2015, 16:24:22 »
O melhor mesmo é abrir o patrimônio inteiro para a iniciativa privada e tirar o museu e sua gestão das mãos do governo.

Se não aceitarem, que vendam as peças para outros museus e se livrem do prédio também.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #22 Online: 14 de Janeiro de 2015, 16:32:58 »
1 - Lugar de museu é no museu.  :umm:

2 - Mas que lugar belo, o da foto lá do primeiro post, só isso já devia valer alguma coisa.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Setembro de 2018, 08:50:53 »

'Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional' , diz Temer

Em nota, presidente disse que é um dia triste para todos brasileiros

Freitas/Agência O Globo

BRASÍLIA — O presidente Michel Temer divulgou uma nota para lamentar o incêndio que consumiu o Museu Nacional. Ele afirmou que este domingo é um dia triste e trágico. E disse que não é possível calcular o prejuízo.

LEIA: 'Tragédia no Museu Nacional poderia ter sido evitada', diz ministro da Cultura

“Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional.

Hoje é um dia trágico para a museologia de nosso país”, frisou o presidente, que continuou:

FOTO GALERIA: Museu Nacional tem acervo de dois milhões de itens

“Foram perdidos duzentos anos de trabalho, pesquisa e conhecimento”.
A nota ressalta que os danos não foram apenas no acervo das obras. O prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos brasileiros”.

Além do Palácio do Planalto, o Ministério da Educação também divulgou um comunicado sobre o incêndio. A nota do MEC diz que

A perda é irreparável. Certamente a tragédia poderia ter sido evitada. O MinC está de luto. A cultura está de luto. O Brasil está de luto. É vital refazer o Museu Nacional, revendo também seu modelo de gestão. E investir agora para que isso não aconteça nos demais museus públicos e privados.

A assessoria do Museu Nacional informou que ainda não está claro o que deu início ao incêndio, sendo necessário esperar o trabalho dos bombeiros para obter mais informações.

Embora domingo seja um dia de visitações frequentes, o museu fechou às 17h e, após este horário, não havia mais ninguém no local além dos funcionários de segurança. No momento

[…]

incluindo documentos da época do Império; fósseis; coleções de minerais; artefatos  greco romanos; e a maior coleção egípcia da América Latina. Dentre seus itens mais conhecidos, estavam o esqueleto de um dinossauro encontrado em Minas Gerais e o mais antigo fóssil humano descoberto no atual território brasileiro, batizado "Luzia". Trata-se da instituição científica e do museu mais antigos do Brasil, tendo neste ano completado seu bicentenário.

A visitação média mensal é de 5 a 10 mil pessoas.

Em nota, o presidente Michel Temer também se manifestou sobre o incêndio: "Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Hoje é um dia trágico para a

[...]

https://oglobo.globo.com/rio/incalculavel-para-brasil-perda-do-acervo-do-museu-nacional-diz-temer-23032974

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 03 de Setembro de 2018, 08:54:35 »

Incêndio de grandes proporções atinge Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, no Rio

Mais antigo do país, museu tem 20 milhões de itens e apresentava problemas de manutenção

[...]

ACERVO HISTÓRICO

Mais antigo do país, o Museu Nacional é subordinado à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e vem
passando por dificuldades geradas pelo corte no orçamento (https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/05/bicentenario-museu-nacional-o-maisantigo-do-pais-tem-problemas-de-manutencao.shtml) para a sua manutenção.

Desde 2014, a instituição não vinha recebendo a verba de R$ 520 mil anuais que bancam sua manutenção e apresentava sinais visíveis de má conservação, como pareces descascadas e fios elétricos expostos.

[...]

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/09/incendio-atinge-o-museu-nacional-na-quinta-da-boa-vista-no-rio.shtml

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!