Amigos, tentarei não ser prolixo.
Primeiramente, agradeço a todos pelas respostas que recebi nos outros tópicos que criei onde, assim como esse, apresenta-se o tom de desabafo. Vamos à leitura.
Não tenho a menor condição de cursar uma faculdade. Vou direto ao ponto: sou pobre, filho de pais pobres e moro no interior. Trabalho duro e ganho uma miséria de 1,500,00 (que, com os descontos, vai para quase 1.300,00). Com isso, ajudo em casa, faço um curso de idioma estrangeiro e guardo algo no banco pra não passar sufoco. Não consigo juntar muito, é verdade. Não há a menor condição de cursar uma faculdade, pública ou particular. Os meus pais não me ajudam no estudo - até porque não enxergam qualquer importância nisso -, seja com apoio financeiro ou moral, então sempre tive que bancar tudo. Tenho, hoje, cerca de 5 mil livros em meu quarto, todos comprados com dinheiro do meu trabalho. Trabalho desde os 12, 13 anos. Tenho 20 hoje em dia. Com o bullying na escola, inferno que me deixou marcas profundas, tornei-me um leitor compulsivo, não para conseguir cultura ou qualquer coisa assim, mas a fim de sumir daquele inferno das salas de aula.
Aprendi alguns idiomas sozinho; outros, os mais difíceis, pagando a professores. Sonho - sonhar todo mundo sonha, não é mesmo - em ser jornalista na Folha ou no jornal O Globo. Modéstia à parte, acho que escrevo razoavelmente bem. Só que sou desconhecido e, portanto, sem grandes chances.
A vida é dura. A inflação está aí, implacável, e o dinheiro sempre acaba. Não tenho condições de morar em outro país. Farei agora a minha primeira viagem ao exterior com um dinheiro que junto há 5 anos. Será, talvez, a minha unica experiência com isso.
Ando a pé e as garotas não têm o menor interesse em mim. Aos 20, só tive um namoro que durou pouquíssimo tempo. Menina rica, de outra cidade e instável. Me ligou em um dia, convidando-me a dormir em sua casa e, no dia seguinte, ligou terminando tudo. Nunca entendi o porquê.
O Brasil tornou-se um deserto de almas. Ninguém da minha geração liga pra estudar. Tudo mediocrizou-se muito, se compararmos as produções de hoje com o que existia há 30 ou 40 anos atrás - não quero ser reacionário nesse ponto, mas não é possível que se compare, por exemplo, um Safatle com um Konder. Isso é apenas para ilustrar com um exemplo.
Eu estou tentando sair dessa mediocridade. E estudo duramente pra isso. Tive o prazer de ser chamado de "jovem intelectual" por dois importantes escritores brasileiros que conheci. Só que eu não tenho um diploma e nem apadrinhamento.
Tenho medo de perder o meu emprego, trabalho de escritório, chato porém palatável. Se perde-lo, terei de fazer trabalho braçal, como a maioria dos que vivem no interior. Isso me leva à conclusão de que estudar não me ajudou em nada. Desculpe-me, mas foi o que a vida deixou pra mim. É o que corresponde à minha realidade, ao meu dasein.
Não sei mais o que fazer. Outro dia, à noite, em uma cidade maior, vi um caminhão de lixo passar. Eram umas 20, 21h. Fiquei olhando as pessoas que trabalhavam com o lixo, em uma condição lamentável -- é uma profissão como qualquer outra, é verdade, mas é horrível que um ser humano tenha que trabalhar entre o mal cheiro, entre coisas sujas e que podem transmitir doenças.
Fiquei com medo de terminar como aquelas pessoas. Sabe, não sei mais o que fazer. Faço o que posso.
É mais um desabafo, amigos. Desculpe por qualquer coisa, se falei qualquer bobagem.
Abraço a todos.