Autor Tópico: Terraformação ou extinção? Cientistas descobrem "semente extraterrestre"  (Lida 1289 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
A notícia é de 24 de janeiro, mas achei interessante postar. Coloca o tema de X-Files na caixa...

"Ao enviar balões a uma altitude de 27 quilômetros para coletar partículas na estratosfera, o grupo de astrobiólogos acabou capturando uma minúscula esfera metálica. Para a surpresa de todos, o interior estava repleto de um líquido biológico viscoso, que possivelmente continha material genético e jorrava para fora através de um orifício. Ao que tudo indica, nunca algo parecido foi encontrado na Terra.

Os cientistas têm certeza de que a estrutura veio do espaço pois provocou um impacto considerável ao se chocar com o balão, algo que não teria ocorrido se não fosse a alta velocidade de reentrada atmosférica.

“É uma bola de diâmetro comparável ao de um cabelo humano, que tem vida filamentosa na parte externa e um material biológico espesso escorrendo de seu centro”, resumiu o líder do estudo Milton Wainwright, do Centro de Astrobiologia da Universidade de Birmingham, ao jornal britânico Express.

A equipe ficou ainda mais perplexa quando análises de raios X revelaram a composição da esfera: titânio, com traços de vanádio. Diversas hipóteses foram levantadas a respeito da origem do estranho objeto, sendo que a mais provável para os pesquisadores sugere que ele tenha chegado até a Terra por meio de um cometa. O que já é uma enorme descoberta.

Outras possibilidades, no entanto, vão mais além. “Uma teoria é de que a esfera tenha sido enviada por alguma civilização desconhecida para continuar semeando o planeta com vida”, especula Wainwright. E esta vida, inclusive, poderia representar graves riscos à espécie humana, como a propagação de doenças mortais.

A ideia de que a vida na Terra tenha surgido a partir de cometas ou de outras formas semelhantes é chamada de panspermia, e apesar de ainda encontrar resistência no meio científico, foi amplamente defendida por cientistas como Francis Crick, um dos descobridores da estrutura do DNA, e também pelo astrônomo Carl Sagan.

Pesquisas recentes apontam cada vez mais para a existência de um intercâmbio de matéria entre a atmosfera terrestre e o cosmos, e também para o fato de que material genético e também certos tipos de organismos, como bactérias e vírus, são capazes de sobreviver às adversidades do espaço."

Fonte: http://www.buckingham.ac.uk/research/bcab/news

Ainda não consegui mais detalhes, estou investigando, a história é muito "Prometeus".    :shock:
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Terraformação ou extinção? Cientistas descobrem "semente extraterrestre"
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 16:41:56 »
Ainda não consegui mais detalhes, estou investigando, a história é muito "Prometeus".    :shock:

Então temos uma origem de péssimo roteiro.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 19:59:44 »
Esfera de metal com material biológico veio do espaço?
Postado por Gilmar Lopes no dia 21 de fevereiro de 2015 Seja o primeiro a comentar!

Cientistas teriam encontrado na atmosfera uma microscópica esfera de titânio recheada com material biológico e discutem se a vida na Terra teria nascido dessas sementes! Será?

No dia 20 de fevereiro de 2015, diversos sites apareceram com a incrível notícia de um grupo de cientistas liderado pelo astrobiólogo Milton Wainwright – no Centro de Astrobiologia da Universidade de Birmingham (Inglaterra) – que teria encontrado uma esfera de titânio com diâmetro menor que a espessura de um fio de cabelo recheada com um material biológico.

A microscópica esfera teria sido encontrada em um balão de estudos, a uma altitude de 27 quilômetros, que ao recolher partículas na estratosfera acabou por capturar a pequena “semente” extraterrena.

A descoberta foi publicada em um jornal científico e fez com que muitos começassem a levantar teorias de que a vida na Terra teria surgido de materiais semelhantes, “semeados” aqui no nosso planeta há milhões de anos.

Mas será que essa história é real?

Verdadeiro ou falso?

Apesar da notícia aparecer aqui no Brasil em fevereiro de 2015 (alguns sites, como o da Revista Galileu, publicaram o tal estudo como sendo recente), a alegada descoberta é de 2013 e foi publicada em janeiro de 2014 no Journal of Cosmology.

Até aqui, tudo verdade! Agora, vamos à parte duvidosa da história.

[...]

Leia a conclusão na página do E-Farsas.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 20:28:44 »
Vai no site da Galileu, aquela porcaria... E-Farsas bem rápido.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 20:57:50 »
Uma notícia dessas se fosse verdadeira, ou seria escondida de todo jeito, ou o mais provável, viraria o assunto geral de todos os meios de comunicação em uma proporção jamais vista.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 21:56:08 »
Vai no site da Galileu, aquela porcaria... E-Farsas bem rápido.

Verdade, eu preferi pesquisar por minha conta, mas o tempo, essa maldita quarta dimensão, não deixou...
GNOSE

Offline Alucinado psicopata

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 22:41:14 »
O Journal of Cosmology também não é uma revista que tenha muita credibilidade.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 22:48:17 »
Eu penso que antes de sair ratificando ou retificando, deve-se aguardar por mais informações, nesse caso.
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 23:45:12 »
Essa notícia é fake. Notícias verdadeiras sobre extraterrestres são censuradas pelos governos e normalmente só são divulgadas, quando vazam, em congressos de ufologia. Outra evidência de hoax é a ausência do aval da NASA negado pela NASA.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 23:36:25 »
 :amira:
GNOSE

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
  • This is going to be such a nice trip!
« Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 11:53:17 »
Se a notícia é fake, então temos de avisas a universidade de Sheffield, que publicou um artigo sobre o assunto. Mas não concluiram, definitivamente, q as esferas sejam de origem alienígena.

http://esciencecentral.org/journals/recovery-of-cometary-microorganisms-from-the-stratosphere-2332-2519.1000110.php?aid=26359
O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
— H. L. Menckel

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 13:22:16 »
Essa notícia é fake. Notícias verdadeiras sobre extraterrestres são censuradas pelos governos e normalmente só são divulgadas, quando vazam, em congressos de ufologia. Outra evidência de hoax é a ausência do aval da NASA negado pela NASA.

Entendendo ter havido uma certa "misunderstood" na minha citação, eu me referia a esse comentário do forista Giga, na sua manifestação cética troll espirituosa... :histeria:
GNOSE

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!