"Se os elevadores estão indo suficientemente bem assim, por que mudar?" Ademais, o que há de errado em se desenvolver a tecnologia de e para a produção de um cabo como o citado?
Verdade.
Claro que é! Foi eu quem disse! kkkkkkkk...
Eu só fico curioso em saber... tu está na lista de e-mails desse inovação tecnológica?
Não, não estou não, é só coincidência.
Que suas coincidências sejam sempre as melhores, então, meu caro.
Não que não haja possibilidade de proveito
Disseste bem.
Claro que sim! Foi eu quem disse! hahahahah... Mas, pois é. O duro é estômago para aguentar um bocado de coisas que deixam para o leitor filtrar. Sabe como funcionam os filtros, não? Não são mágicos.
Ideia para um tópico que discorra sobre soluções baseadas em produtos tecnológicos.
Para iniciar, uma corda especial para elevadores em edifícios muito altos.
Supercorda de carbono suspenderá elevador mais alto do mundo
Com informações da BBC - 23/02/2015
Supercorda de carbono suspenderá elevador mais alto do mundo
[Imagem: Kone Corp./Divulgação]
Elevando o elevador
Até o final desta década, será quebrado o recorde de edifício mais alto do mundo, algo com que a maioria das pessoas já se acostumou.
Mas há algumas coisas que a maioria de nós simplesmente não imagina: por exemplo, que prédios recordistas exigem elevadores recordistas, que atinjam alturas onde nenhum elevador jamais foi antes.
O problema é que, para isso, a tecnologia está tendo que ser empurrada para cima na força.
"Embora os elevadores tenham permitido a ascensão dos arranha-céus, a tecnologia tinha atingido seu limite de altura," explica Santeri Suoranta, diretor da fabricante de elevadores Kone.
"Elevadores que viajem distâncias de mais de 500 metros não eram viáveis, uma vez que o peso das cordas [de aço] torna-se tão grande que eram necessárias mais cordas para levantar as próprias cordas," detalha Suoranta.
Mas a busca da empresa por uma solução deu os seus frutos.
Após nove anos de testes rigorosos, ela lançou a Ultrarope, uma ultracorda, um material composto de fibra de carbono recoberto por um revestimento antiatrito.
A supercorda pesa o equivalente a apenas 15% dos cabos de aço, tem o dobro da vida útil e, principalmente, pode carregar os elevadores a até um quilômetro de altura.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=supercorda-carbono-suspendera-elevador-mais-alto-mundo&id=010170150223#.VOtLiSwWK00
Gostaria de saber é porque, com tanta tecnologia à disposição, porque não simplesmente se desenvolve um elevador com um motor auto acoplado sem cordas/correntes?
Custo de produzir um sistema de engrenagens e cremalheiras por todo o poço do elevador, mais gastos com manutenção preventiva...
Os elevadores têm um contrapeso uqe ajuda a movimentação como uma alavanca, com um motor na cabine ele teria de ser muito mais potente e pesado.
E por que não um motor de ligas leves? (Não duvido que há soluções de engenharia de materiais que facilmente contornariam a grande maioria dos gargalos técnicos.
Claro que há! Não é um problema técnico, no 'mundano' sentido, o que há aí.
Eu mesmo, se bobear delineio facilmente os rudimentos de um elevador elétrico com segurança e viabilidade funcional hipotéticas muito próximas da executabilidade).
E não duvido! Posso te dizer o que pensei: nada das óbvias cremalheiras, mas guias sem-fim tensionados pelo próprio peso. Com roscas de perfis e passos bem aplicados e calculados, pode-se ter grande desempenho.
A questão do "custo" é nada tão simples quanto pode parecer à vista desarmada dos que não empreendem as avaliações devidas. O custo mais elevado de uma técnica alternativa, normalmente, está muito mais relacionado à já sedimentação da técnica tradicional, que conta com toda uma estrutura de produção e knowhow prontas, e não a intrincisidades de custo. Se tivesse-se estabelecido o uso de outros meios de elevação, poderia-se estar aqui a alegar que o uso de cabos seria inviável pelos... custos.
Não obstante tudo isso, opto eu, diante de igualização das técnicas em todos os sentidos, pelos cabos.