Autor Tópico: Pilotos antigos ou atuais? Senna/Prost ou Vettel/Hamilton  (Lida 1895 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Pilotos antigos ou atuais? Senna/Prost ou Vettel/Hamilton
« Online: 04 de Março de 2015, 23:43:37 »
Sem chororô de controle de tração.

E, jesus, esses carros de 1969 são bonitos demais.

Chris Amon and Jackie Stewart vie for position away from the start, Monaco Grand Prix, Monte Carlo, May 18, 1969

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Pilotos antigos ou atuais? Senna/Prost ou Vettel/Hamilton
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2015, 02:52:56 »
Não concordo com essa idéia de que pilotos antigos eram melhores que os pilotos de hoje. São pilotos completamente diferentes, fazendo com que a comparação seja quase impossível. Os pilotos de antigamente eram excelentes pilotos e bons mecânicos, os pilotos de hoje em dia são bons pilotos, quase engenheiros que pilotam a 300km/h enquanto operam um computador e falam pelo rádio. A maioria das pessoas tem dificuldade de arrumar o rádio a 100km/h numa reta.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2015, 08:00:02 »
Não concordo com essa idéia de que pilotos antigos eram melhores que os pilotos de hoje. São pilotos completamente diferentes, fazendo com que a comparação seja quase impossível.

Nesse ponto nos alinhamos completamente.

Não sei se você está sugerindo que com a foto de 1969 eu estivesse dizendo que os pilotos eram melhores. Se está, não sei de onde tirou isso. ou se está só emendando essa discussão

Só acho a foto de Monte Carlo muito bonita, os carros também e nem falando que os de hoje são (mais) feios. E, se bobear, eu acho o esquema manualzão mais divertido. Mas aí é só lance pessoal mesmo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2015, 08:51:40 »
Não concordo com essa idéia de que pilotos antigos eram melhores que os pilotos de hoje. São pilotos completamente diferentes, fazendo com que a comparação seja quase impossível. Os pilotos de antigamente eram excelentes pilotos e bons mecânicos, os pilotos de hoje em dia são bons pilotos, quase engenheiros que pilotam a 300km/h enquanto operam um computador e falam pelo rádio. A maioria das pessoas tem dificuldade de arrumar o rádio a 100km/h numa reta.
[...]

Discordo.

Pilotos mais antigos eram mais completos, incluindo conhecimento mecânico para ajuste de motor, aerodinâmica e escolha de pneus. Há algum tempo que tais quesitos são monitorados e ajustados pela retaguarda, com auxílio de programas de computadores, que obtém dados de vários sensores, com pouca participação dos pilotos hodiernos.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2015, 09:10:58 »
Eu concordo que sejam pilotos diferentes, e que colocar lado a lado os "das antigas" com os da atualidade é absolutamente complicado. Quase que por uma questão de anacronismo mesmo.

O que eu acredito, nesse ponto, é que hoje o piloto per si influencia menos no resultado da corrida do que influenciava, ou poderia influenciar, no passado.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Março de 2015, 10:45:06 »
Pra mim o que pesa contra os pilotos antigos é que a maioria eram milionários excêntricos, que não tinham tanta capacidade física assim e venciam porque estavam em boas equipes.

Hoje a maioria deles são verdadeiros atletas. Se colocássemos um piloto mediano para pilotar carros antigos, acredito que eles fariam tempos melhores.

Mas em compensação, como o geo apontou, os antigos tinham habilidades de montagem e acerto de carro que os pilotos atuais não possuem.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 05 de Março de 2015, 15:59:03 »
Como eu disse, coisas diferentes. Pilotos antigos tinham que saber ajustar um carburador, pilotos de hoje tem que saber ajustar um computador. Habilidades diferentes para tempos diferentes. Dê um carro de hoje, com um volante com quase 40 botões e uma tela touch pra um piloto dos anos 60  e dê um carro antigo com um volante comum pra um piloto de hoje em dia e veja qual dos dois consegue se adaptar melhor.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #7 Online: 05 de Março de 2015, 16:47:07 »
Como eu disse, coisas diferentes. Pilotos antigos tinham que saber ajustar um carburador, pilotos de hoje tem que saber ajustar um computador. Habilidades diferentes para tempos diferentes. Dê um carro de hoje, com um volante com quase 40 botões e uma tela touch pra um piloto dos anos 60  e dê um carro antigo com um volante comum pra um piloto de hoje em dia e veja qual dos dois consegue se adaptar melhor.

É o tipo de pergunta que não tem resposta. O único jeito de comparar esportistas de eras diferentes é ver o quanto eles fizeram mais que os outros do seu próprio tempo, ou o quanto eles estavam a frente do seu tempo, de outro modo você está apenas conjecturando e comparando coisas distintas achando que uma seria melhor que outra se uma ocupasse o lugar da outra.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #8 Online: 05 de Março de 2015, 19:04:01 »

É o tipo de pergunta que não tem resposta. O único jeito de comparar esportistas de eras diferentes é ver o quanto eles fizeram mais que os outros do seu próprio tempo, ou o quanto eles estavam a frente do seu tempo, de outro modo você está apenas conjecturando e comparando coisas distintas achando que uma seria melhor que outra se uma ocupasse o lugar da outra.
Talvez o esportista "A" só fez mais em sua época, comparado ao esportista "B", por que "A" teve menos adversários a altura do que "B". Pelé e Maradona, por exemplo, em sua época haviam muitos clubes grandes e muitos campeonatos fortes espalhados pelo mundo, logo os craques ficavam espalhados por todo o mundo. Hoje em dia, os craques estão todos concentrados em 5 países europeus, e certamente Cristiano Ronaldo e Messi encontram em maior número adversários tão bem qualificados quanto eles do que encontraram Maradona e Pelé em suas respectivas épocas. Então, até este tipo de comparação é difícil.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 05 de Março de 2015, 19:48:59 »

Talvez o esportista "A" só fez mais em sua época, comparado ao esportista "B", por que "A" teve menos adversários a altura do que "B". Pelé e Maradona, por exemplo, em sua época haviam muitos clubes grandes e muitos campeonatos fortes espalhados pelo mundo, logo os craques ficavam espalhados por todo o mundo. Hoje em dia, os craques estão todos concentrados em 5 países europeus, e certamente Cristiano Ronaldo e Messi encontram em maior número adversários tão bem qualificados quanto eles do que encontraram Maradona e Pelé em suas respectivas épocas. Então, até este tipo de comparação é difícil.

Abraços!

Eu não entendi direito.... A não ser que cheguemos a conclusão de que antigamente nasciam e se formavam uma media maior de jogadores bons em relação a população mundial (o que eu não acho que seja o caso), antigamente tínhamos uma quantidade menos de jogadores bons espalhados por mais times, tornando todos os times fracos, hoje temos uma concentração de jogadores bons, com supertimes e uma maioria de times insignificantes.

Não sei se eu me fiz entender.... Vou tentar explicar melhor. Vamos supor que exista uma média de que x% da população mundial é de ótimos jogadores. Em 1960 o mundo tinha 3, bilhões de pessoas. Se você afirma que antigamente esse valor x estava espalhado em muitos times pelo mundo, temos uma diluição de x, com muitos times medíocres e os jogadores fora de serie se destacando mais facilmente. Hoje temos 7 bi de pessoas , logo x é maior e esta concentrado em 5 países, ou seja a competitividade é muito maior, tornando-se mais difícil se destacar.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #10 Online: 08 de Março de 2015, 13:09:03 »

Abraços!

Eu não entendi direito.... A não ser que cheguemos a conclusão de que antigamente nasciam e se formavam uma media maior de jogadores bons em relação a população mundial (o que eu não acho que seja o caso), antigamente tínhamos uma quantidade menos de jogadores bons espalhados por mais times, tornando todos os times fracos, hoje temos uma concentração de jogadores bons, com supertimes e uma maioria de times insignificantes.

Não sei se eu me fiz entender.... Vou tentar explicar melhor. Vamos supor que exista uma média de que x% da população mundial é de ótimos jogadores. Em 1960 o mundo tinha 3, bilhões de pessoas. Se você afirma que antigamente esse valor x estava espalhado em muitos times pelo mundo, temos uma diluição de x, com muitos times medíocres e os jogadores fora de serie se destacando mais facilmente. Hoje temos 7 bi de pessoas , logo x é maior e esta concentrado em 5 países, ou seja a competitividade é muito maior, tornando-se mais difícil se destacar.
Eu queria dizer exatamente o mesmo, mas me expressei mal.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Março de 2015, 18:17:17 »
Acho que trocaram esse post de lugar com o Tópico Nonsense com Imagens Ateístas.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Março de 2015, 19:45:00 »
<a href="https://www.youtube.com/v/qTO8I_jPWXU" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/qTO8I_jPWXU</a>

Vejam isso.. Hamilton pilotando o carro de Senna.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Março de 2015, 19:59:19 »
1200 HP, 450 a mais que os carros atuais.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!