Acho meio impressionante que essas coisas ainda conseguem seus defensores, não propositores, mas pessoas que só ouvem falar e descontam as críticas ou até refutações propriamente ditas como tática da indústria petroleira para abafar uma alternativa.
Recentemente se viu algo parecido com aquilo das "ruas solares" com LEDs "que parecem o filme trom só que, tipo, real, cara".
É simples conseguir.
O cara lança algo na internet e 99.9% das pessoas sabem que isso é uma falcatrua, o problema é que tanta gente vê a coisa na internet que a porcentagem que sobra dá um bom lucro.
Chegou a ver a propaganda do Prolong, um aditivo para motores em que até o Mário Andretti aparecia na propaganda?
Descrição: O cara fala das maravilhas do produto, tira o óleo do motor e o Andretti dá umas voltas com um esportivo em um a pista de corridas, não satisfeito o cara abre a tampa de válvulas e joga um balde de areia nos componentes expostos, o Mário dá mais umas voltas na pista..
A revista Quatro Rodas testou o produto em um Ford Ka novo (OK, era um Ford mas mesmo assim...) seguindo as instruções do fabricante.
Tiraram o óleo do motor para testar como na propaganda, fundiu em 500 metros e travou.
Nome da reportagem "Uma farsa chamada Prolong", depois disso o produto sumiu.
https://www.youtube.com/v/hsvweti106cNão é o mesmo produto, mas é o mesmo tipo de propaganda.