Autor Tópico: Em Florianópolis, Bíblia vira Lei.  (Lida 797 vezes)

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
Re:Em Florianópolis, Bíblia vira Lei.
« Resposta #1 Online: 23 de Março de 2015, 13:34:24 »
Sou da opinião que não se deve misturar nunca política com religião, pois quando isso se verifica, acontecem situações destas: fundamentalismo religioso!
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Christiano

• Nível 15
  • *
    • CBP+18
« Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2015, 03:02:10 »
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido ou estudado, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
http://cbp18.ideaboard.net/

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2015, 00:53:19 »
Vídeo da Sherazade comentado, coitados desses cristãos perseguidos...

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2015, 01:53:15 »

Exagerou no batom e nos sofismas. Intolerância religiosa seria proibir exemplares da bíblia em bibliotecas. O que é bem diferente de promulgar uma lei que obrigue bibliotecas públicas a manter um exemplar do texto sagrado de uma religião específica. Ela fala em opção, mas a lei não dá opção ao bibliotecário.

É ridícula a apelação da analogia com nomes de logradouros que foram estabelecidos há centenas de anos, seria mais semelhante se houvesse leis impondo, por exemplo, uma cota de nomes de ruas para santos e heróis do cristianismo. Mas é bem o caso do Cristo Redentor sim. Agora que está lá não faria sentido derrubar, mas nada justifica que tenha sido construído com dinheiro de impostos de espíritas, umbandistas, budistas, hindus, islâmicos e cidadãos sem religião.

Ela é inteligente o bastante para perceber isso, mas provavelmente espera que seu público alvo não o seja.
« Última modificação: 23 de Abril de 2015, 01:57:22 por Pedro Reis »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2015, 02:54:32 »
Será que se tivesse sido construído junto um Rivail/Kardec, uma Iemanjá, um Buda, uma Ganesha, uma pedra mágica muçulmana, e algum ícone dos sem-religião, seria o mesmo marco turístico? Acho que seria meio "over".

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2015, 03:37:41 »
A pedra negra é uma atração turística. O muro das lamentações também. Nenhum problema com atrações turístico-religiosas, como a basílica de Nsa. Aparecida, construída com recursos da Igreja Católica. O que é meio incompatível com os princípios de laicismo é o dinheiro público utilizado para edificar ícones de alguma religião específica.

A Torre Eifel, sozinha, recebe mais visitantes do que o Brasil inteiro em um ano. Foi construída com recursos públicos e não remete a nenhuma religião. O mesmo vale para a Estátua da Liberdade.

Aliás, a estátua da Liberdade, se não me engano, foi um presente do governo francês.

Outra coisa: O Niemayer, ateu, quis construir em Niterói uma capelinha nas águas da Baía. Imaginou que ficaria lindo uma procissão de barquinhos, seria uma atração turística. Os evangélicos chiaram. Se isto fosse feito com recursos da prefeitura, então eles exigiam que o Niemayer projetasse também um daqueles horríveis templos evangélicos. ( Claro, com o nosso dinheiro. ) O que naturalmente daria direito aos espíritas de reinvindicar algo semelhante. E também ao candomblé ( que por sinal é uma atração turística bem mais animada e interessante ) e também a umbanda... e por aí vai... o nosso dinheiro.

É por essas e outras que o Estado laico faz por bem permanecer laico.
« Última modificação: 23 de Abril de 2015, 03:44:24 por Pedro Reis »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2015, 04:32:59 »

Exagerou no batom e nos sofismas. Intolerância religiosa seria proibir exemplares da bíblia em bibliotecas. O que é bem diferente de promulgar uma lei que obrigue bibliotecas públicas a manter um exemplar do texto sagrado de uma religião específica. Ela fala em opção, mas a lei não dá opção ao bibliotecário.

É ridícula a apelação da analogia com nomes de logradouros que foram estabelecidos há centenas de anos, seria mais semelhante se houvesse leis impondo, por exemplo, uma cota de nomes de ruas para santos e heróis do cristianismo. Mas é bem o caso do Cristo Redentor sim. Agora que está lá não faria sentido derrubar, mas nada justifica que tenha sido construído com dinheiro de impostos de espíritas, umbandistas, budistas, hindus, islâmicos e cidadãos sem religião.

Ela é inteligente o bastante para perceber isso, mas provavelmente espera que seu público alvo não o seja.
Implicar com o Cristo Redentor é como questionar a estátua de Padre Cícero, que são simbolos de uma identidade cultural, algo um passo além de se posicionar contra flagrantes imagens religiosas como Nossa Senhora, ou Iemanjá, ou Ganesha.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2015, 05:28:32 »
Implicar com o Cristo Redentor é como questionar a estátua de Padre Cícero, que são simbolos de uma identidade cultural, algo um passo além de se posicionar contra flagrantes imagens religiosas como Nossa Senhora, ou Iemanjá, ou Ganesha.

Ah, mas só se tornaram símbolos depois que foram construídos. Eu até acho mais fácil apontar o monumento ao Padre Cícero em Juazeiro como expressão de uma identidade cultural, devido a relação própria e significante e histórica do P. Cícero com a cidade e a região, do que o Cristo com o Rio de Janeiro.

Acho que o Redentor é um pouco diferente,  é mais ( na verdade se tornou ) como uma imagem iconográfica forte que representa a própria cidade. Assim como a Torre Eiffel em Paris, a Estátua da Liberdade em NY, a torre inclinada em Pizza.

É bacana, ficou bonito, atrai turistas, por isso eu disse que agora não faria sentido derrubar. Mas na década de 20, quando surgiu o projeto, eu teria sido contra. Porque até então a estátua não existia, e por não existir não significava nada para a cidade, e Jesus  tem tanta relação com a história de São Sebastião do Rio de Janeiro quanto tem com a cidade de São Paulo, ou de Curitiba.

Mas se a Igreja Católica, que tinha dinheiro pra xuxu na época, quisesse comprar o terreno e subir ali uma estátua, aí tudo bem. Eu não implico com o Cristo, eu implico com a questão de certos princípios que deveriam ser respeitados.

É como essa coisa de por "em nome de Deus" na constituição... Uma demagogia que dá margem para que alguns segmentos religiosos construam o discurso de serem mais representativos do povo e da cultura brasileira do que outros.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2015, 05:37:26 »
Tipo assim: eu consigo imaginar uma bela e enorme estátua de Yemanja em Salvador, talvez nas águas, podia ser em frente ao Farol da Barra... uma estátua assim se tornando também uma imagem forte e representativa da cidade.

Se ficasse bonito seria uma atração, e teria muito a ver com a cidade. Mais até talvez do que Jesus Cristo com o Rio de Janeiro.

Mesmo assim milhares de baianos evangélicos chatos iriam chiar se fosse feito com dinheiro da prefeitura. E com razão, a prefeitura não tem que fazer isso. Assim como não é atribuição fazer capelinhas em Niterói.

Mas, se fizessem, e depois de várias décadas já se tornasse um dos cartões postais de Salvador, uma imagem reconhecida no mundo todo... aí deixa, né.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2015, 07:30:13 »
Mas na minha opinião Jesus representa culturalmente algo que transcende a religião católica e a própria religiosidade cristã, algo que dificilmente seria identificável com Iemanjá.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2015, 08:52:55 »
Mas na minha opinião Jesus representa culturalmente algo que transcende a religião católica e a própria religiosidade cristã, algo que dificilmente seria identificável com Iemanjá.

Se isto é verdade, provem do poder político e econômico da ICAR no Ocidente ao longo dos últimos dois milênios. Se a umbanda tivesse tido a mesma origem e poder, hoje a transcendência seria de Iemanjá e não do JC.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2015, 14:26:20 »

Se isto é verdade, provem do poder político e econômico da ICAR no Ocidente ao longo dos últimos dois milênios. Se a umbanda tivesse tido a mesma origem e poder, hoje a transcendência seria de Iemanjá e não do JC.
É verdade, e assim possivelmente - e aquí estaríamos falando de poder como sinônimo de apelo cultural - também seria se o mesmo sucedesse com o Espaguete Voador ou com o inigualável deus Chuchtlu, mas provavelmente nem a ICAR, nem nenhuma outra instituição do mesmo porte apostaria nisso. Eu arriscaria dizer inclusive que a ICAR só está onde se está porque optou por Jesus.
« Última modificação: 23 de Abril de 2015, 14:29:31 por Sergiomgbr »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!