Autor Tópico: Problemas e propostas para a educação de base  (Lida 391 vezes)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Problemas e propostas para a educação de base
« Online: 23 de Março de 2015, 13:29:10 »
Partindo das deficiências da "educação de base" quais seriam as propostas para, rapidamente, garantir que todos os estudantes recebam formação robusta e que confira condições de partida próximas a igualitárias para as fases posteriores da vida?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Problemas e propostas para a educação de base
« Resposta #1 Online: 23 de Março de 2015, 14:46:48 »
Partindo das deficiências da "educação de base" quais seriam as propostas para, rapidamente, garantir que todos os estudantes recebam formação robusta e que confira condições de partida próximas a igualitárias para as fases posteriores da vida?

-Ter uma bíblia por aluno, diz o evangélico
-Ter aulas de filosofia para ensinar o aluno a pensar, diz o marxista
-Focar na interpretação de texto e não corrigir eventuais erros de português, diz o pedagogo
-Colocar computadores na escola, diz o político oportunista
-Incentivar a leitura da literatura brasileira, diz o escritor fracassado
-Instaurar a democracia nas escolas e eleger professores, reitores e diretores através do voto por alunos, diz o comunista
-Pagar salários mais altos para todos os professores, sem exigir nenhuma contra-partida, diz o líder sindical
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 23 de Março de 2015, 14:58:07 »
Acho que bonificar bons professores, ter metas de longo prazo, focar em disciplinas mais básicas sem ficar atochando sociologia, filosofia, história do Brasil, literatura nacional, educação física, informática, etc, ajudaria.

Na superdisciplina de matemática, teria geometria, lógica, algoritmo (com programação caso a escola possua laboratório).
Na de línguas, ensinar português, inglês, noções de latim e literatura mundial, de maneira unificada e organizada.
Na de ciências, ensinar a história da ciência em ordem cronológica, mostrando a evolução do método científico e explicando os motivos de cada ciência ter sido criada e como os cientistas chegaram às soluções.

Isso tudo pelo menos foi o que eu notei que era falho quando eu cursava o ensino fundamental e médio. Eram muitas disciplinas sem muita conexão entre elas e com lições dadas sem muita contextualização.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 23 de Março de 2015, 15:19:53 »
Acho que bonificar bons professores, ter metas de longo prazo, focar em disciplinas mais básicas sem ficar atochando sociologia, filosofia, história do Brasil, literatura nacional, educação física, informática, etc, ajudaria.

Na superdisciplina de matemática, teria geometria, lógica, algoritmo (com programação caso a escola possua laboratório).
Na de línguas, ensinar português, inglês, noções de latim e literatura mundial, de maneira unificada e organizada.
Na de ciências, ensinar a história da ciência em ordem cronológica, mostrando a evolução do método científico e explicando os motivos de cada ciência ter sido criada e como os cientistas chegaram às soluções.

Isso tudo pelo menos foi o que eu notei que era falho quando eu cursava o ensino fundamental e médio. Eram muitas disciplinas sem muita conexão entre elas e com lições dadas sem muita contextualização.
Resumindo: resgatar primeiramente o pensamento crítico, depois desenvolver consistentemente o pensamento científico!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 23 de Março de 2015, 15:21:36 »
Deve haver casos de sucesso em outros países ou mesmo regiões do Brasil que possam ser copiados.

Já ouvi dizer que os tópicos ensinados no Brasil são meio numerosos demais. Também penso que deve ser mais eficaz se focar em maior domínio de uma série de coisas mais fundamentais. Mas tenho um certo temor por umas tendências modernóides de tentar fazer tudo ser "multidisciplinar", mesmo se for algo mais enxuto.

A "ideologia" de como as pessoas/alunos vêem o estudo deve também ter um papel tremendo, influenciando na aplicação dos alunos. Deve-se separar os alunos de acordo com disciplina e colocar os menos disciplinados em ambientes mais rígidos. Talvez já até direcionar para ensino profissionalizante e mais leve na parte acadêmica, em vez de ensino que seria voltado à formação para curso superior.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Março de 2015, 15:46:10 »

Outro dia vi um documentário maravilhoso sobre a experiência do projeto Vocacional em São Paulo.

Um projeto que foi enterrado pelo governo militar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!