Uma coisa curiosa sobre cores... Eu tinha um amigo ( espero que nesse mundo virtual pequeno ninguém reconheça ), que era negro. Mas tão negro que chegava a ser azul marinho.
Mas ele tinha traços muito arianos: as pessoas brincavam dizendo que ele era um alemão em quem jogaram um balde de tinta preta.
Um dia fui na sua casa e entendi a mistura: a mãe era brasileira e negra, mas o pai era russo, mal falava Português.
A turma desse rapaz era quase toda de adolescentes "brancos" de classe média com um ou outro oriental, e, sinceramente, ninguém nunca deu bola para o fato dele ser negro, e as referências raciais eram normais, assim como o japonês era muitas vezes chamado de japonês, ou, de "samurai fracassado". Pessoalmente nunca vi um único episódio de preconceito ou discriminação, - e na verdade ele era até bem popular com as garotas - mas quando este rapaz bebia deixava transparecer que tinha muitos complexos por causa de sua cor. E ele bebia cada vez mais...
Outra feita, em uma viagem, conheci os seus tios e primas. Eram todos russos, e as primas loiras de olhos azuis, cada uma mais linda que a outra. Foi quando eu entendi a razão dos seus conflitos, porque os russos, em geral, são muito racistas. Ele conheceu o racismo dentro da própria família, e projetava esse preconceito também nos outros, enxergando uma rejeição que sinceramente nunca existiu.
Esse cara, que era inteligente e tinha muito potencial, acabou estragando sua vida no alcoolismo.