Autor Tópico: Curcuma contra a Dengue  (Lida 508 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Curcuma contra a Dengue
« Online: 16 de Abril de 2015, 13:41:48 »
Corante Curcuma para combate ao mosquito da Dengue.

Corante do açafrão mata larvas do mosquito da dengue

Um composto extraído do açafrão foi adicionado à água de criadouros do mosquito transmissor da dengue e eliminou 100% das larvas após 8 horas de exposição à luz solar.[Imagem: Ag.Fapesp]

Cúrcuma

Um composto extraído da raiz da cúrcuma (Curcuma longa L.), também conhecida como açafrão-da-índia, está sendo testado com sucesso por pesquisadores brasileiros no combate às larvas do mosquito transmissor da dengue.

"A curcumina, uma das substâncias que conferem a cor alaranjada ao açafrão, possui propriedades fotodinâmicas naturais. Na presença da luz, ela induz a produção de espécies reativas de oxigênio, que são altamente tóxicas", conta o professor Vanderlei Bagnato, da USP de São Carlos.

Por serem transparentes, explicou o pesquisador, as larvas do Aedes aegypti são particularmente sensíveis ao efeito fotodinâmico. O corante se acumula no intestino do inseto após ser ingerido com a água do criadouro.

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=corante-acafrao-mata-larvas-mosquito-dengue&id=10516
Promissor. Se funcionar mesmo seria o caso de polvilhar ou vaporizar tudo e babau Dengue.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Curcuma contra a Dengue
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2015, 01:25:32 »
Não sei, mas no mesmo site tem um retorno bem interessante sobre "curcuma"

http://www.diariodasaude.com.br/search.php

Seria muito bom se além de dizimar o mosquito, a curcuma que é de fácil obtenção, então fosse economicamente viável de se aspergir no meio ambiente em grandes quantidades tendo também a reboque os efeitos colaterais positivos para a saúde como os listados nas matérias do link acima .

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Abril de 2015, 03:01:50 »
Não sei porque...  mas isso não me anima...

Não estão prometendo lançar a vacina quádrupla de uma vez em um ano e meio? Não deve haver mais tempo para aproveitar o valor desses métodos  ...a não ser, é claro, para se livrar dos mosquitos de per si, que são uma praga! Claro! Mas... talvez o homem invisível não se dê muito bem com esse aí não...

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2015, 04:26:13 »
Não sei porque...  mas isso não me anima...

Não estão prometendo lançar a vacina quádrupla de uma vez em um ano e meio? Não deve haver mais tempo para aproveitar o valor desses métodos  ...a não ser, é claro, para se livrar dos mosquitos de per si, que são uma praga! Claro! Mas... talvez o homem invisível não se dê muito bem com esse aí não...
Mas o mosquito é vetor, se aparecer uma outra cepa de virus tem sempre a técnica aí à disposição.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!