Autor Tópico: Pra que orgão vomeronasal?  (Lida 579 vezes)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Pra que orgão vomeronasal?
« Online: 24 de Abril de 2015, 01:29:03 »
Há quem defenda que seres humanos não (mais?)estariam sujeitos à influências dos feromônios, ou que o que se tem sobre a questão é no mínimo inconclusivo. Este artigo propõe que o suor pode transmitir felicidade.

Sinais químicos da felicidade

Os seres humanos podem comunicar emoções positivas como a felicidade através do cheiro do suor.

Quem garante é Gün Semin, da Universidade de Utrecht (Holanda).

Segundo ele, quando experimentamos a felicidade nós produzimos compostos químicos - quimiossinais - detectáveis por outras pessoas que sintam o cheiro do nosso suor.

Embora estudos anteriores já tivessem mostrado que as emoções negativas relacionadas ao medo e ao nojo são comunicadas por meio de regularidades detectáveis na composição química do suor, as emoções positivas têm sido menos estudadas nesse aspecto.

Contágio da felicidade

"Nosso estudo mostra que a exposição ao suor produzido sob felicidade induz um simulacro da felicidade em receptores, e induz um contágio do estado emocional," explica Semin.

"Isto sugere que alguém que está feliz irá infundir a felicidade em outros ao seu redor. De certa forma, o suor da felicidade é como sorrir - é contagiante," acrescentou.

Os experimentos analisaram se o suor coletado de pessoas em um estado feliz iria influenciar o comportamento, a percepção e o estado emocional das pessoas expostas a esse suor, sem contato direto com as pessoas de quem o suor foi coletado.

Isto permitiu o benefício adicional de destacar a diferença entre avaliações de emoções que se baseiam nas palavras e na visualização da pessoa que se mostra feliz.

Contágio emocional

Segundo os pesquisadores, o contágio da felicidade por meio de quimiossinais pode explicar porque algumas medições indicam contágio emocional, enquanto outras não.

De acordo com eles, algumas emoções podem ser transmitidas de forma mais intensa por meio dos sinais químicos, enquanto outras requerem outras condições.

http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=felicidade-demonstrada-transmitida-pelo-suor&id=10526
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Pra que orgão vomeronasal?
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2015, 10:01:43 »
Já conhecia os estudos sobre a influência do suor masculino na menstruação: http://www.bibliomed.com.br/news/index/3495/browse/transpiracao-pode-influenciar-o-humor-feminino.html.

Em breve teremos suores variados à venda nas lojas:  :o

"Está cansado? Indisposto? Triste? Com Suor Feliz, suas trstezas acabaram! Basta uma cheirada de manhã e à noite para completo êxtase de felicidade!"

"Chega de tentar acalmar os nervos com antidepressivos caros! Com o SweetArmpit você pode desfrutar da calma e tranquilidade que só o verdadeiro hormônio da tranquilidade pode oferecer!"

GNOSE

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2015, 11:05:27 »
Já conhecia os estudos sobre a influência do suor masculino na menstruação: http://www.bibliomed.com.br/news/index/3495/browse/transpiracao-pode-influenciar-o-humor-feminino.html.

Em breve teremos suores variados à venda nas lojas:  :o

"Está cansado? Indisposto? Triste? Com Suor Feliz, suas trstezas acabaram! Basta uma cheirada de manhã e à noite para completo êxtase de felicidade!"

"Chega de tentar acalmar os nervos com antidepressivos caros! Com o SweetArmpit você pode desfrutar da calma e tranquilidade que só o verdadeiro hormônio da tranquilidade pode oferecer!"

Espero que ao menos tirem as bactérias e o "aroma" desse suor. :nojo:
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2015, 11:28:34 »

Oush, Amado, Idolatrado, Salve Salve Deus Terráqueo...
Mas sem o bodum, não tem chica-chica-bum... :P
GNOSE

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2015, 10:36:46 »

Oush, Amado, Idolatrado, Salve Salve Deus Terráqueo...
Mas sem o bodum, não tem chica-chica-bum... :P
Li alguns estudos bem interessantes sobre androstadienona há algum tempo e uma das coisas curiosas que dois destes estudos apontavam (e que realmente parece uma forte corroboração de que o tal feromônio ainda faz parte da maquinaria de atração sexual em humanos) é que só quem sente o bodum é o homem (o mesmo acontecendo para o feromônio análogo em mulheres, estratetraenol, só quem sente o bodum de tal substância são mulheres). Explico: a metodologia consistia em pegar frasquinhos de diversas substâncias, aproximar das narinas de voluntários (o grupo amostral era minúsculo, cerca de 10 pessoas eu acho, não entendi o porquê) e analisar imagens de ressonância magnética. O resultado: quando se aproximava substâncias inodoras, como água destilada, nada acendia; quando se aproximava aromas comuns o lobo olfativo de ambos os gêneros acendia; quando se aproximava a androstadienona o lobo olfativo dos homens acendia e nas mulheres permanecia apagado (mas acendia o hipotálamo, região do cérebro curiosamente responsável pelo gatilho de determinadas emoções ::) , em um dos dois estudos testaram também em gays [não entendi porque não em lésbicas] e o resultado ficava condizente com o padrão feminino )

Sobre o órgão vomeronasal eu só queria explicar (o Sergio parece saber mas outros talvez não) que se trata de um terceiro órgão quimioreceptor presente em praticamente todos os mamíferos, répteis e anfíbios mas ausente ou muito reduzido em macacos do Velho Mundo (nós inclusive). Ele não estimula o olfato (exatamente porque não é linkado neuralmente ao lobo olfativo) mas emoções, é meio tecnicamente errado portanto dizer que o cachorro sente o cheiro da fêmea naquelas épocas em que um bando deles fica andando que nem zumbis atrás da cadela pelo meio da rua, para o cachorro o cio provavelmente não tem cheiro.

No caso da atividade em humanos dos feromônios sexuais se não me engano a proposição era de que ao se reduzir o órgão vomeronasal teria deixado alguns receptores "perdidos" no meio do trato olfativo, mas é controverso isso tudo.
« Última modificação: 26 de Abril de 2015, 10:49:38 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2015, 10:46:40 »
Ahhh, já se vende perfume de androstadienona e de outros ''suores''... http://www.iridesce.com/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2015, 10:48:45 »
Lembro de ter visto uma vez uma "descoberta acidental" relacionada a esse tema, não lembro de detalhes. O cenário geral no entanto era que, cientistas em um laboratório, expostos a alguma coisa que seria estímulo a esses "sensores", ficaram todos mais excepcionalmente "alegres" e "sociáveis"/"amistosos", sem perceber que estavam expostos, por acidente, a alguma coisa que teoricamente é estímulo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!