Espero que ao menos tirem as bactérias e o "aroma" desse suor.
Oush, Amado, Idolatrado, Salve Salve Deus Terráqueo...
Mas sem o bodum, não tem chica-chica-bum...
Li alguns estudos bem interessantes sobre androstadienona há algum tempo e uma das coisas curiosas que dois destes estudos apontavam (e que realmente parece uma forte corroboração de que o tal feromônio ainda faz parte da maquinaria de atração sexual em humanos) é que só quem sente o bodum é o homem (o mesmo acontecendo para o feromônio análogo em mulheres, estratetraenol, só quem sente o bodum de tal substância são mulheres). Explico: a metodologia consistia em pegar frasquinhos de diversas substâncias, aproximar das narinas de voluntários (o grupo amostral era minúsculo, cerca de 10 pessoas eu acho, não entendi o porquê) e analisar imagens de ressonância magnética. O resultado: quando se aproximava substâncias inodoras, como água destilada, nada acendia; quando se aproximava aromas comuns o lobo olfativo de ambos os gêneros acendia; quando se aproximava a androstadienona o lobo olfativo dos homens acendia e nas mulheres permanecia apagado (mas acendia o hipotálamo, região do cérebro curiosamente responsável pelo gatilho de determinadas emoções
, em um dos dois estudos testaram também em gays [não entendi porque não em lésbicas] e o resultado ficava condizente com o padrão feminino )
Sobre o órgão vomeronasal eu só queria explicar (o Sergio parece saber mas outros talvez não) que se trata de um terceiro órgão quimioreceptor presente em praticamente todos os mamíferos, répteis e anfíbios mas ausente ou muito reduzido em macacos do Velho Mundo (nós inclusive). Ele não estimula o olfato (exatamente porque não é linkado neuralmente ao lobo olfativo) mas emoções, é meio tecnicamente errado portanto dizer que o cachorro sente o cheiro da fêmea naquelas épocas em que um bando deles fica andando que nem zumbis atrás da cadela pelo meio da rua, para o cachorro o cio provavelmente não tem cheiro.
No caso da atividade em humanos dos feromônios sexuais se não me engano a proposição era de que ao se reduzir o órgão vomeronasal teria deixado alguns receptores "perdidos" no meio do trato olfativo, mas é controverso isso tudo.