Nova bateria Tesla, que será lançada semana que vem, promete levar usuários residenciais a saírem em massa da rede elétrica tradicional, tornando-se autossuficientes em produção e armazenamento de energia (solar e eólica), tendo em vista que a questão do armazenamento é um dos principais gargalos para o uso destas energias renováveis em larga escala:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/bateria-da-tesla-pode-ameacar-rede-eletrica-tradicionalVejo isto como uma possível concretização das previsões do Jeremy Rifkin sobre o nascimento de uma nova economia colaborativa em rede. Esta nova bateria da Tesla seria um enorme impulso a um dos pilares desta nova economia: a energia produzida e compartilhada em rede.
"Toda economia na história se baseou, para o seu sucesso, nos três pilares de comunicação, energia e transporte. Mas, segundo Rifkin, o que faz esta 'Era' ser singular, é que estamos vendo estes pilares convergirem para a criação de uma 'super internet'.
Rifkin está particularmente interessado nas reviravoltas atualmente ondulando através do setor energético e aponta para as milhões de pequenas e médias empresas, proprietários de casas e vizinhanças que já estão produzindo sua própria eletricidade verde.
O impulso só irá acelerar ao passo que o preço da tecnologia sustentável cair. Rifkin prevê que o custo de captação de energia um dia será tão barato como a compra de um telefone."
http://blog.movimentozeitgeist.com.br/novo-sistema-economico-radical-emergira-com-colapso-do-capitalismo