Ahhh... como eu queria um estudo que dissesse o mesmo sobre RPG e Pilates (pilantragens panaceicas fisioterapicas) :cry: Qquer dia eu mesmo faço um RCT.
Gustavo, não conheço o pilates, mas RPG eu faço e a meu ver funciona!
Há uns 9 anos eu corria em torno de 12km/dia, somente por hobby. Foi quando tive uma tendinite patelar no joelho direito.
Fui ver o ortopedista, que me recomendou fisioterapia, alguns medicamentos para conter a inflamação, gelo e, após o período de fisioterapia, fortalecimento do quadríceps e alongamento da parte posterior da perna.
Fiz tudo isso e de quebra fiquei meses sem fazer atividades físicas. Quando voltei a correr a tendinite voltou. Parei de vez de correr, pois estava me formando e minha vida estava meio corrida.
Tempos depois, voltei a correr. Dessa vez a tendinite pegou meu joelho esquerdo. Imaginei que estivesse sobrecarregando o esquerdo, para poupar o direito, inconscientemente. Parei de correr de novo. E voltei ao médico.
Ainda tive mais duas vezes essa maldita tendinite. Uma vez no direito e a última no esquerdo, faz uns 2 anos. Sempre voltei aos médicos e o último foi em Ribeirão Preto. Especialista em joelhos. Menos no meu.
Os tratamentos não fugiam do alongamento posterior, fortalecimento, fisioterapia.
Foi quando resolvi procurar um amigo meu, formado em fisioterapia e "errepegista", como dizem.
Ele diagnosticou que meus joelhos eram voltados para dentro (pernas em "x"), o que faziam meus tendões trabalharem em ângulo, com uma força cisalhante sobre eles, em vez de apenas a força longitudinal.
Comecei o tratamento e minha pisada, bem como o enquadramento de minhas pernas mudaram completamente. Hoje faço musculação e já estou correndo em torno de 5-6km, dia sim, dia não. Com muito menos que isso minhas lesões já voltavam.
Veja que não estou fazendo uma defesa da RPG, posso estar enganado em dizer que isso me curou, mas que o tratamento mudou a geometria de minhas pernas, isso é incontestável, pois eu notei a mudança sessão após sessão.
Também gostaria de ver um artigo sério a respeito, mas suponho que a RPG seja realmente eficaz como tratamento para esses tipos de problemas posturais.