Alguém mais tem a impressão que a engenharia de tráfego deve ser algo cuja tecnologia e metodologia estacionou nos anos 40 ou algo assim, e que a instalação de semáforos acaba até causando mais congestionamento e talvez até acidentes do que evitaria?
Raramente eu vi um semáforo bem instalado. A impressão que passa atualmente é que a engenharia de tráfego serve mais para comer dinheiro público do que realmente fazer um trabalho eficiente para evitar problemas de circulação.
Alguns parece que são projetados para trollar mesmo. "Hahaha, tive um idéia. Vamos fazer essa seqüência num timing tal que a pessoa sempre que pegou esse sinal aqui fechado, vai chegar quase na esquina do próximo quarteirão, quando fecha esse também! HuAshUAHEHEhuuohihihihOhouhUEhahaha".
É curioso que a automação levanta o problema de desemprego em massa[...]
Faltou um "...,segundo os sociólogos."
É curioso nesses casos, pois de um lado temos sociólogos, filósofos e não sei mais o que alertando de maneira alarmista como a automação é ruim e causa desemprego em massa. E de outro temos pessoas que realmente trabalham com automação (engenheiros, técnicos, etc.) e que sabem como a automação de processos e a produção em empresas realmente funcionam dizendo que a automação serve para auxiliar o homem e ajuda a criar postos de trabalhos mais especializados que não existiam antes, fechando os menos especializados. Como eu trabalho na área, eu fico com a segunda opção.
Dois pontos de vista:
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/06/140630_robos_empregos_lab
Até o Mises Brasil fez artigo:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2045]
Se você achar algum artigo do outro ponto de vista, com dados e referências como o que o Mises tem, por favor poste, pois os poucos que achei ou eram pós-capitalistas ou marxistas xingando o "capitalismo neoliberalistóide", não apresentando dado nenhum. Fico curioso pelo outro ponto de vista.
Ficarei devendo fontes*, por enquanto, mas enquanto não qualifiquei como "ruim"**, a tendência parece inevitavelmente sim gerar desemprego em áreas de baixa qualificação, em maior escala do que os empregos gerados em maior qualificação. Pois de outra forma a tendência seria ser um suicídio econômico, encarecer a produção/processo a toa. Recentemente postei sobre algum político comunista brasileiro que tinha em seu currículo obrigar a manter algumas posições humanas para áreas que poderiam ser automatizadas, a fim de preservar esses empregos. Acho que cobradores de ônibus.
* por curiosidade, encontrei isso:
http://www.economist.com/news/briefing/21594264-previous-technological-innovation-has-always-delivered-more-long-run-employment-not-less* o desemprego resultante pode ser, mas pode ser algo compensado por produtividade mais barata, ao mesmo tempo em que enquanto não for tudo automatizado, esses trabalhadores menos qualificados devem em boa parte ir migrando de área de trabalho, ou até se especializando em algum grau, de modo geral sem grandes perdas, embora exista o "risco Detroit".
Alguém mais tem a impressão que a engenharia de tráfego deve ser algo cuja tecnologia e metodologia estacionou nos anos 40 ou algo assim, e que a instalação de semáforos acaba até causando mais congestionamento e talvez até acidentes do que evitaria?
Você está se referindo ao Brasil ou a qualquer lugar do mundo?
Brasil
Nos EUA a quantidade de viadutos faz parecer que eles estão sempre aprimorando o tráfego.
Motor-mania (1950)