Enquete

De que se a vale fosse estatal, agora estaríamos investigando um "Valezão" conjuntamente com o petrolão?

A vale estaria melhor nas mãos do governo. Dizer que haveria grande possibilidade de roubo é mero achismo sem evidências
Mas é óbvio que estaria sendo roubada. Que mais evidências você quer?
irrelevante. A  Vale seria patrimônio do povo e isso está acima de tudo.

Autor Tópico: Alguém tem alguma dúvida?  (Lida 2042 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Alguém tem alguma dúvida?
« Resposta #26 Online: 22 de Maio de 2017, 22:40:17 »
Será que a privatização da Vale realmente evitou um "Valezão"?

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bndes-tem-quase-r-60-bilhoes-na-vale-petrobras-e-jbs-imp-,881962

04 Junho 2012

... A participação de 15% do BNDES na Petrobrás, após a capitalização de 2010, equivale a quase R$ 37 bilhões, pelas cotações do último dia 30. No caso da Vale, a fatia é de cerca de R$ 17 bilhões. A terceira empresa na lista das participações bilionárias do BNDES é o frigorífico JBS, com participação de R$ 5,5 bilhões.

...

:?:

Citação de: WP
...

Economists around the world recognize that Brazil has its own development bank, a key financial organization, bigger than the World Bank. As the Nobel Prize economist J. Stiglitz opinion, "... the BNDES is a huge development bank (...) People don’t realize this, but Brazil has actually shown how a single country can create a very effective development bank (...) that actually promotes real development without all the conditionality and all the trappings around the old institutions".[9] Despite the recognition of financial volume, effective infrastructure and organization, the bank is used by only a few industries. The concentration of financial volume in few and perhaps questionable industries contradicts the bank's development and diffusion goals. The concentration contrasts greatly with Brazilian's per capita income and it's number of small and medium-sized enterprises.

...

:o

Não sabia dessas proporções...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 22 de Maio de 2017, 23:15:58 »
Será que a privatização da Vale realmente evitou um "Valezão"?

http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,bndes-tem-quase-r-60-bilhoes-na-vale-petrobras-e-jbs-imp-,881962

04 Junho 2012

... A participação de 15% do BNDES na Petrobrás, após a capitalização de 2010, equivale a quase R$ 37 bilhões, pelas cotações do último dia 30. No caso da Vale, a fatia é de cerca de R$ 17 bilhões. A terceira empresa na lista das participações bilionárias do BNDES é o frigorífico JBS, com participação de R$ 5,5 bilhões.

...

:?:

Em parte, sim.

Não foi totalmente porque o Estado continua colocando suas 'garras' na Vale, porque participa do Conselho Administrativo.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 23 de Maio de 2017, 12:43:21 »
http://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/aecio-oferece-joesley-nomeacao-de-uma-diretoria-da-vale.html

...

Na conversa com Joesley Batista no Hotel Unique, em São Paulo, no dia 24 de março, Aécio Neves (à esquerda, na foto) lhe ofereceu a possibilidade de nomear um diretor da Vale. Foi nessa mesma conversa que Aécio pediu R$ 2 milhões para, supostamente, pagar honorários advocatícios.

...

Devo ter captado apenas inconscientemente esse detalhe, pois apenas abri os olhos agora com a  debatrevista do Villa com Bolsonaro.

A existência do BNDES deve ser uma peça central mais influente do que privatizações individuais.

Citação de: Milton Friedman
Nós aprendemos sobre a importância da propriedade privada e do Estado de direito como base para liberdade econômica. Logo após a queda do Muro de Berlim e do colapso da União Soviética, costumavam me perguntar muito: "o que esses estados ex-comunistas devem fazer para que se tornem economias de mercado?" E eu costumava dizer: "Você pode descrever isso em três palavras: privatize, privatize, privatize." Mas, eu estava errado. Isso não foi o suficiente. O exemplo da Rússia mostra isso. Rússia privatizou mas de uma forma que criou monopólios privados de controle econômico que substituíram os controles centralizados do governo. Parece então que o Estado de direito é provavelmente mais básico que privatização. Privatização é insignificante se você não tem o Estado de direito. O que significa privatizar se você não tem segurança à propriedade, se você não pode usar sua propriedade como quiser?

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #30 Online: 23 de Maio de 2017, 12:51:27 »
Bancos estatais de financiamento não podem existir em um livre-mercado. É algo totalmente anti-liberal.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 23 de Maio de 2017, 13:11:26 »
Acho que teoricamente algo assim poderia existir com um enfoque em pequenos e médios empreendimentos, em condições ideais poderia aumentar a competitividade do mercado, numa forma de atuação que não deve ser tão atraente para a iniciativa privada, por ser em essência anti-competitividade (isso não é uma "condenação"; é natural do mercado cada agente tentar reduzir a concorrência, ou no mínimo não perder sua fatia do mercado para ela).

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 23 de Maio de 2017, 18:28:49 »
Acho que teoricamente algo assim poderia existir com um enfoque em pequenos e médios empreendimentos, em condições ideais poderia aumentar a competitividade do mercado, numa forma de atuação que não deve ser tão atraente para a iniciativa privada, por ser em essência anti-competitividade (isso não é uma "condenação"; é natural do mercado cada agente tentar reduzir a concorrência, ou no mínimo não perder sua fatia do mercado para ela).
Bancos privados já fazem isso. E com mais competência.*
https://www.santander.com.br/portal/wps/script/templates/GCMRequest.do?page=6222

*Ao menos não roubam dinheiro público para isso.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 23 de Maio de 2017, 18:48:30 »
Sei que fazem, mas o interesse deles é mais investir no mais garantido, isso é, com maior vantagem competitiva, reforçando-a (e assim diminuindo a competitividade do mercado), enquanto que teoricamente o estado poderia ter o papel de aumentar a competitividade de negócios mais fracos.

O problema é contrabalançar isso com não jogar dinheiro fora, simplesmente, em negócios mais fundamentalmente problemáticos.

Talvez fosse melhor só liquidar o BNDES na forma de bolsa-família mesmo.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 23 de Maio de 2017, 19:49:04 »
Sei que fazem, mas o interesse deles é mais investir no mais garantido, isso é, com maior vantagem competitiva, reforçando-a (e assim diminuindo a competitividade do mercado), enquanto que teoricamente o estado poderia ter o papel de aumentar a competitividade de negócios mais fracos.

O problema é contrabalançar isso com não jogar dinheiro fora, simplesmente, em negócios mais fundamentalmente problemáticos.

Talvez fosse melhor só liquidar o BNDES na forma de bolsa-família mesmo.
Privatizar o BNDES é a solução. Ou torná-lo independente e não financiado por dinheiro público (auto-sustentado). Mas é mais fácil privatizar.
[...]2. BNDES
Segunda empresa mais antiga desta lista, O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é um caso ímpar. Apesar de ser um banco de fomento, sua função nos últimos anos tem ido muito além daquela que se espera normalmente de uma instituição do tipo. Nada de apenas captar recursos de determinadas fontes e aportar em áreas estratégicas para o país. O BNDES tem voz ativa na economia brasileira.

Desde 2008, foram R$ 523 bilhões investidos pelo governo federal no banco. O objetivo era bastante claro: fazer os investimentos do país crescerem. O resultado? Entre 2008 e 2014, a taxa de investimentos da economia brasileira avançou de 18,2 para 18,3% do PIB. Já a dívida pública, de onde saíram os tais R$ 523 bilhões, mais do que dobrou.

Foram dezenas de bilhões por todos os lados, obras no exterior ou financiamento a grandes empresas nacionais (mais de 67% das verbas do banco ficavam apenas com 1000 empresas).

Terminada a festa, o banco passou por um enxugamento no ano de 2015 e outro em 2016, terminando por devolver R$ 100 bilhões ao governo, reduzindo assim sua capacidade de emprestar a juros menores que a inflação e o custo que a população acaba pagando por isso.

Que bancos de fomento existem ao redor do mundo não é novidade. Muitos deles, como o Eximbank, financiam até mesmo exportações (como o BNDES fazia com a Odebrecht). O que muda em relação ao caso brasileiro? Justamente de onde sai o dinheiro.

Enquanto no exterior a coisa toda funciona como um FGTS, que capta dinheiro barato e empresta também de forma barata, por aqui, capta-se dinheiro caro, empresta-se barato, e a conta fica para o pagador de impostos.

Privatizar o BNDES é uma saída para aumentar o nível de eficiência da economia, ao obrigar os bancos de investimentos que assumirem seu lugar a cobrar maiores critérios na hora de emprestar, ou forçar empresas ruins a irem à Bolsa de Valores, onde a cobrança de resultados e transparência é muito mais elevada. Para o povo, é uma conta a menos para pagar.
[...]
https://spotniks.com/7-estatais-que-deveriam-ser-privatizadas-com-urgencia/

Quanto a interesse dos bancos privados em investir em pequenos e médios, o link que passei é um programa somente para micro, pequenas e médias empresas...

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 23 de Maio de 2017, 19:52:54 »
Microcrédito para o pequeno é um modelo que o "banqueiro dos pobres", prêmio Nobel da paz, Muhammad Yunus, já testou... Mas o mercado de crédito brasileiro é meio diferente, há muitas leis que empurram o spread bancário para cima e elas não serão todas removidas da noite para o dia. Como já disse Gustavo Franco: "Temos de navegar em um mundo de intervenção de Estado, onde o Estado é pesado."

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #36 Online: 23 de Maio de 2017, 20:01:58 »
Seria interessante testar um modelo de empresa estatal no Brasil  dando um título pessoal a cada cidadão, que correspondesse a um valor X, que pudesse ser revertido em dinheiro resgatável de ano em ano, e que essa empresa fosse administrada por um grupo de pessoas que recebesse salários apenas quando atingissem uma meta.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 23 de Maio de 2017, 22:12:30 »
Microcrédito tem alguns resultados até meio trágicos em alguns lugares, umas combinações de negócios pouco prósperos e cobradores meio mafióides, parece que tem um grande número de suicídios relacionados na Índia ou por aquelas bandas.

Eu ainda tenho minhas dúvidas se não poderia ser interessante o país ter investimentos que talvez a iniciativa privada fosse considerar de maior risco ou menor rentabilidade, pensando não na rentabilidade como banco, mas nessa competitividade aumentada do mercado, que não interessa ao banco privado.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #38 Online: 23 de Maio de 2017, 22:27:05 »
Deveria haver um programa oficial de divulgação de investimentos com crowdfunding em startups principalmente em setores críticos de desenvolvimento de tecnologias e áreas de agronegócios.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #39 Online: 24 de Maio de 2017, 01:10:04 »
Impressionante: lendo os primeiros posts deste tópico me pareceu que cada forista, ali, tinha uma bola de cristal. Tudo o que previam ou queriam evitar, aconteceu.
O Moro, naquela época estava possuído, né?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!