Autor Tópico: Bananasland e o ódio à Ciência  (Lida 1622 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Bananasland e o ódio à Ciência
« Online: 02 de Junho de 2015, 10:43:49 »
http://www.odiariodecampos.com.br/clube-de-astronomia-recebe-doacao-e-e-multado-pela-rf-21727.html

" O Brasil da pseudociência, em que homeopatia é especialidade médica, astrólogo é profissão, pastores e igrejas são isentos de tributos, verbas são gastas com fundações que alegam controlar o tempo e prefeitos que fazem despachos, tem ojeriza a qualquer coisa que ensine algo mais útil. O país que odeia Ciência, cuja população faz moção a favor de traficante internacional de drogas e paga fiança de político corrupto. O país que será mais fácil você ter um pastor num hospital do que remédios. O país que menores assassinos são vistos como coitados e vítimas são marginalizadas. O país que você vive, você mora, você sustenta.

Queimem seus livros, amigos. Livros são mostras que você é um subversivo. Joguem fora seus óculos, camaradas. Daqui a pouco, qualquer um que use óculos de grau será tido como intelectual e, por causa disso, considerado inimigo do Estado e enviado para campos de reeducação, para nunca mais voltar."

Fonte: http://ceticismo.net/2015/05/31/prova-581723-que-o-brasil-odeia-ciencia-multaram-doacao-de-apetrechos-para-clube-de-astronomia/#more-12956
GNOSE

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Bananasland e o ódio à Ciência
« Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2015, 11:21:36 »
A RF não regaça somente "a ciência".

Embora eu saiba que o Brasil não representa berço confortável o suficiente para a ciência, quando comparada o valor da multa e a cena toda com o título da nota, a situação toma um ar fortíssimo de histeria a la "movimentos sociais".

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2015, 11:52:52 »
o Brasil não representa berço confortável o suficiente para a ciência

O berço da Ciência no Brasil é o Leito de Procusto... :x
GNOSE

Offline what

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2015, 19:49:12 »
é o esperado  de um pais q investe bilhões em estádios e não investe o minimo na educação
as crianças são curiosas, não tirem a curiosidade delas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Junho de 2015, 19:22:02 »
Não precisamos de "ciência", "ciência" prá que? Isso para os gringos, deixem eles quebrarem suas cabeças porque mais cedo ou mais tarde a esperteza brasileira acaba usufruindo do que sobra de útil depois de tanto investimento que eles fazem. Vamos sair quebrando suas patentes ou copiar tudo com jeitinho para empurrar de barriga se der processo.

Ciência no Brasil só serve para encher linguiça no Jornal Nacional. O que interessa mesmo é que temos as mulheres mais lindas do mundo com bundas majestosas, que o Brasil é essencialmente musical, alegre, feliz e crente a Deus que por sinal também é brasileiro.

Mudando de assunto, alguém conhece alguma simpatia para acabar com frieira?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2015, 07:25:21 »
Achei o texto/trecho excepcionalmente ruim.

Parece que o cara acordou de mau humor com alguma coisa que de algum modo lhe pareceu ser um desprezo nacional pelo saber científico (não li o texto, só o trecho, mas aposto uma cocada que tenha sido corte de verba para alguma pesquisa em que estivesse envolvido) e resolveu xingar muito no Twitter, no caso sendo um jornal obscuro de Campos dos Goytacases ou do Jordão.

Acontece que nada se conecta "silogisticamente" na ponderação da pessoa, tipo, eu leio os trechos "pastores e igrejas são isentos de tributos(...)prefeitos que fazem despachos(...)O país que será mais fácil você ter um pastor num hospital" sendo associados ao nosso atraso científico e lembro que no Reino Unido de Cambridge e Oxford e na Suécia do Instituto Karolinska e do Prêmio Nobel, para ficar em dois exemplos gritantes, existem denominações evangélicas oficiais (presbiterianismo e anglicanismo no Reino Unido e luteranismo na Suécia) para as quais o estado recolhe impostos específicos até hoje e que funcionam como departamentos estatais para questões do além e derivadas. Como lidar?

O cara escreve em outra parte "O Brasil da pseudociência, em que homeopatia é especialidade médica". Tá, não discordo de que homeopatia seja pseudociência, mas ela é infelizmente reconhecida como especialidade médica em boa parte dos países que são grandes centro de produção científica. É claro que ela não é mainstream em nenhum destes países (tampouco no Brasil) mas assim como cá, no Reino Unido, nos EUA, na França...existe um pequeno nicho de homeopatas/farmácias homeopáticas que pé deixado passar pelos órgãos controladores de boa.

"O país que menores assassinos são vistos como coitados e vítimas são marginalizadas(...)cuja população faz moção a favor de traficante internacional de drogas e paga fiança de político corrupto" É, vou xingar muito no Twitter num texto que parecerá a princípio ser uma crítica ao anticientificismo no país mas se revelará ao final não ser um texto de nada com nada.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2015, 11:09:35 »
http://www.odiariodecampos.com.br/clube-de-astronomia-recebe-doacao-e-e-multado-pela-rf-21727.html

" O Brasil da pseudociência, em que homeopatia é especialidade médica, astrólogo é profissão, pastores e igrejas são isentos de tributos, verbas são gastas com fundações que alegam controlar o tempo e prefeitos que fazem despachos, tem ojeriza a qualquer coisa que ensine algo mais útil. O país que odeia Ciência, cuja população faz moção a favor de traficante internacional de drogas e paga fiança de político corrupto. O país que será mais fácil você ter um pastor num hospital do que remédios. O país que menores assassinos são vistos como coitados e vítimas são marginalizadas. O país que você vive, você mora, você sustenta.

Queimem seus livros, amigos. Livros são mostras que você é um subversivo. Joguem fora seus óculos, camaradas. Daqui a pouco, qualquer um que use óculos de grau será tido como intelectual e, por causa disso, considerado inimigo do Estado e enviado para campos de reeducação, para nunca mais voltar."

Fonte: http://ceticismo.net/2015/05/31/prova-581723-que-o-brasil-odeia-ciencia-multaram-doacao-de-apetrechos-para-clube-de-astronomia/#more-12956

Brienne, o episódio foi bastante lamentável,  mas isto não prova que o Brasil é um país anti científico, apenas mostra que temos uma legislação  tributária  e fiscais da receita que não se importam com a destinação científica do bem que foi importado.  Auditores da Receita Federal normalmente não se importam  com a destinação do produto importado, o que eles olham é apenas se a importação está de acordo com a interpretação que eles tem da legislação tributária, caso não esteja eles simplesmente aplicam as penalidades que julgam estar de acordo com a lei.

Auditores da Receita são seres bem condicionados/treinados para fiscalizarem, com bastante obediência, sem contestação e sem reflexão filosófica/política,  o cumprimento de nossa restritiva legislação tributária. Apenas isso.

« Última modificação: 13 de Junho de 2015, 11:17:16 por JJ »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2015, 17:33:49 »
Concordo com o Donatello van Dijck. O episódio fala mais sobre burrice burocrática do que de uma cultura anti-intelectualista.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2015, 19:45:43 »
Não seja por isso:

“Solicitamos a retirada de pauta de um acordo que o governo federal fez com a União Europeia que faria o Brasil gastar 800 milhões de reais com pesquisa astronômica. Os astros que precisam ser enxergados no Brasil é o povo brasileiro que sofre com a ausência de saúde, educação e segurança pública de qualidade! Tamojunto!”

Via Folha

Depois de abaixo-assinados, depois de tomar pau de representantes de cientistas por todos os lados, ele voltou atrás e o projeto passou pra frente.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2015, 20:32:45 »
Isso me lembra que (ao que me parece, só achismo mesmo), é relativamente comum achar pessoas que acham pesquisa espacial inútil ou são negacionistas da ida à Lua.
Sobre essa última, alguém teria estatísticas sobre isso?
Agora, fico imaginando como estaria o mundo se não estivéssemos na Era Espacial. :umm:
Se estivessem vivos, acho que Tsiolkovsky, Goddard e Oberth estariam fazendo facepalm.
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Julho de 2015, 08:22:39 »
Isso me lembra que (ao que me parece, só achismo mesmo), é relativamente comum achar pessoas que acham pesquisa espacial inútil ou são negacionistas da ida à Lua.
Agora, fico imaginando como estaria o mundo se não estivéssemos na Era Espacial. :umm:
Se estivessem vivos, acho que Tsiolkovsky, Goddard e Oberth estariam fazendo facepalm.

A era espacial teve muitíssimo mais a ver com busca por poder e com a política, do que com qualquer outra coisa.  É um engano enorme achar que o principal motivador foi a o interesse pelo avanço do conhecimento e o interesse pela investigação científica.

Poder aqui também é a palavra chave.

« Última modificação: 28 de Julho de 2015, 08:29:52 por JJ »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Julho de 2015, 11:10:38 »
Penso que a maioria aqui não é assim tão inocente, óbvio que a corrida espacial teve motivações políticas e econômicas, mas é fato que toda a tecnologia desenvolvida para isso está nos beneficiando de uma maneira ou outra.

E quanto a pensar que o Brasil estimula a Ciência, vale lembrar a situação em todo o país, onde temos laboratórios de Física e Química sem materiais indispensáveis ao seu funcionamento, fora a redução de 30% nas verbas para as universidades, pagamento de terceirizados não realizado há meses, instituições sem água, sem luz, enfim, a Pátria Educadora...SQN |(
« Última modificação: 28 de Julho de 2015, 11:13:02 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 28 de Julho de 2015, 12:13:48 »
a Pátria Educadora...SQN |(
Arrumaram um nome ótimo para um governo que pratica ingerência na vida das pessoas.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2015, 13:15:58 »
a Pátria Educadora...SQN |(
Arrumaram um nome ótimo para um governo que pratica ingerência na vida das pessoas.

E esse nome é: Pátria Enganadora.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #16 Online: 28 de Julho de 2015, 21:08:11 »

A era espacial teve muitíssimo mais a ver com busca por poder e com a política, do que com qualquer outra coisa.  É um engano enorme achar que o principal motivador foi a o interesse pelo avanço do conhecimento e o interesse pela investigação científica.

Poder aqui também é a palavra chave.

Eu sei disso, colega. |(
O que eu citei é que, se não tivéssemos chegado à Era Espacial (não confundir com Corrida Espacial, essa eu particularmente considero muito interessante, especialmente a Corrida Lunar), as tecnologias desenvolvidas por agências espaciais talvez não existissem. Assim como o conhecimento que temos sobre outros mundos.
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2015, 09:01:57 »
Penso que a maioria aqui não é assim tão inocente, óbvio que a corrida espacial teve motivações políticas e econômicas, mas é fato que toda a tecnologia desenvolvida para isso está nos beneficiando de uma maneira ou outra.

E quanto a pensar que o Brasil estimula a Ciência, vale lembrar a situação em todo o país, onde temos laboratórios de Física e Química sem materiais indispensáveis ao seu funcionamento, fora a redução de 30% nas verbas para as universidades, pagamento de terceirizados não realizado há meses, instituições sem água, sem luz, enfim, a Pátria Educadora...SQN |(

O governo aumentou gastos de forma muito  irresponsável nos últimos anos. Não é só as universidades federais que estão tendo cortes orçamentários, até orgãos relacionados a arrecadação estão tendo contas atrasadas e reduções de orçamentos.  E mais uma observação sobre está questão,  considero que o Estado deve apoiar e ter orgãos de pesquisa científica e tecnológica (como por exemplo a EMBRAPA), entretanto não considero que o Estado tenha a obrigação de prover DIRETAMENTE o ensino superior.  Os custos das instituições de ensino superior estatais  são no geral bem superiores aos custos das instituições de ensino superior privadas,  até concordo que o Estado possa ajudar via financiamento facilitado como é feito através do FIES, mas não vejo como obrigação do Estado o oferecimento de ensino superior via  instituições estatais.  É bem melhor ter um Estado sensivelmente  reduzido, e assim podermos ter uma carga tributária sensivelmente menor.  Deste modo, com uma carga tributária menor, as pessoas teriam mais dinheiro para fazerem o que quisessem, inclusive para pagarem um curso superior numa instituição privada, cujos custos são muito menores  do que os das caras instituições estatais.

Até o ensino fundamental deveria ser provido indiretamente com o uso de vouchers, como no modelo chileno, e não diretamente como é no nosso ineficiente modelo atual.

« Última modificação: 29 de Julho de 2015, 09:34:11 por JJ »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2015, 19:00:14 »

A notícia nada esclarece, só esbraveja e confunde. Se eu trouxer produtos de fora, ainda mais de um mesmo (óculos, iphones, canetas etc.) e em grande quantidade, fica caracterizado a destinação comercial do produto. Não dá pra olhar pro fiscal e dizer: mas é doação! Ele não está lá pra isso. A atividade dele é vinculada...

Agora, dizer que isso significa ódio à ciência é muita tosquice.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Julho de 2015, 08:10:08 »

A notícia nada esclarece, só esbraveja e confunde. Se eu trouxer produtos de fora, ainda mais de um mesmo (óculos, iphones, canetas etc.) e em grande quantidade, fica caracterizado a destinação comercial do produto. Não dá pra olhar pro fiscal e dizer: mas é doação! Ele não está lá pra isso. A atividade dele é vinculada...

Agora, dizer que isso significa ódio à ciência é muita tosquice.

Muito tosco mesmo, pois os fiscais da receita apenas recebem treinamento para agir conforme a lei, e se a lei não se importa com a destinação do produto, então não é o fiscal que poderá decidir isso.  Muito pelo contrário, se o fiscal deixar passar, e depois descobrirem que ele deixou passar, ele pode sofrer processo disciplinar e até perder o emprego.

O problema são as nossas leis e a nossa organização política, as quais dão muito poder ao Estado, de modo que ele pode interferir muito na economia. Só uma grande mudança política indo na direção do Liberalismo econômico é que poderá mudar essa situação. 

« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 08:12:50 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 30 de Julho de 2015, 08:17:20 »

Embora eu saiba que o Brasil não representa berço confortável o suficiente para a ciência, quando comparada o valor da multa e a cena toda com o título da nota, a situação toma um ar fortíssimo de histeria a la "movimentos sociais".

Não é a Receita Federal,  é muito mais do que isso, é a ideologia dominante estatista e anti liberal que  domina a nossa política e por conseguinte a nossa legislação.  A RF apenas cumpre o que está na nossa  estatista e anti liberal legislação.

Não confundam o alvo, não adianta nada ter raiva da Receita, a raiva tem que ser dirigida ao nosso sistema político, e a ideologia anti liberal que o domina.

« Última modificação: 30 de Julho de 2015, 08:20:05 por JJ »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Julho de 2015, 09:27:09 »

Não é a Receita Federal,  é muito mais do que isso, é a ideologia dominante estatista e anti liberal que  domina a nossa política e por conseguinte a nossa legislação.  A RF apenas cumpre o que está na nossa  estatista e anti liberal legislação.

Não confundam o alvo, não adianta nada ter raiva da Receita, a raiva tem que ser dirigida ao nosso sistema político, e a ideologia anti liberal que o domina.

Verdade.

E para nosso desespero a RF é uma das poucas instituições no Brasil que estão cada dia mais  eficientes  :(...
"Deus prefere os ateus"

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Julho de 2015, 09:58:55 »

Concordaria, caso também não competisse à RF propor medidas para o aperfeiçoamento das nossas leis de tributação. Além de ser capaz de promover "acordos" relacionados ao que é e como é tributado.

De toda forma, mesmo se fosse o caso da RF "só executar", não é de toda irracional se sentir incomodado por eles. Não há que se escolher alvo único, pode-se mirar em mais de um ente sem o menor problema.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2015, 11:16:20 »

Concordaria, caso também não competisse à RF propor medidas para o aperfeiçoamento das nossas leis de tributação. Além de ser capaz de promover "acordos" relacionados ao que é e como é tributado.

De toda forma, mesmo se fosse o caso da RF "só executar", não é de toda irracional se sentir incomodado por eles. Não há que se escolher alvo único, pode-se mirar em mais de um ente sem o menor problema.

Detalhes na operacionalização das atividades fiscais a RF tem realmente poder, mas  ela não pode fazer nada que infrinja o texto da lei.

Se os deputados federais votarem uma lei que reduz os tributos de importação para um teto máximo de digamos 7%, a RF tem que seguir e pronto e acabou.    :ok:

Se a lei tributária é ruim, não adianta nada reclamar da RF,  a questão é que quem tem poder para mudar são os POLÍTICOS brasileiros, foram eles que votaram e que tem  PODER   para mudá-la.

Vocês podem até xingar e reclamar da RF, mas é um alvo errado, eles são apenas burocratas que cumprem as nossas  leis ruins, intervencionistas,  estatistas  e  anti liberais.

Querem realmente mudar isso ?  Então comecem a fazer propaganda adequadamente e intensamente do liberalismo econômico e de candidatos liberais econômicos, esta é a única saída real para resolver esse problema.

« Última modificação: 01 de Agosto de 2015, 11:40:38 por JJ »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!