Enquete

Você estaria disposto a pagar Facebook, Google, etc, por mais privacidade?

Sim, nada é de graça e prezo minha privacidade
Não
Sim, mas não muito.
Não vale a pena, existem outras redes sociais ou serviços
Outra opção (explique)

Autor Tópico: Mark Zuckerberg, deixe-me pagar pelo Facebook  (Lida 1468 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Mark Zuckerberg, deixe-me pagar pelo Facebook
« Online: 05 de Junho de 2015, 01:14:37 »
Sugestão: votem antes de ler. Depois diga se ficou mudou de opinião. (Fiz um resumo em PT-BR no final)

Mark Zuckerberg, Let Me Pay for Facebook

JUNE 4, 2015
Photo

Credit Chris Gash

FACEBOOK. Instagram. Google. Twitter. All services we rely on — and all services we believe we don’t have to pay for. Not with cash, anyway. But ad-financed Internet platforms aren’t free, and the price they extract in terms of privacy and control is getting only costlier.

A recent Pew Research Center poll shows that 93 percent of the public believes that “being in control of who can get information about them is important,” and yet the amount of information we generate online has exploded and we seldom know where it all goes.

Facebook and other social networking sites that collect vast amounts of user data are financed by ads. Just this week Instagram, which is owned by Facebook, announced plans to open users’ feeds to more advertisers. The dirty secret of this business model is that Internet ads aren’t worth much. Ask Ethan Zuckerman, who in the 1990s helped found Tripod.com, one of the web’s earliest ad-financed sites with user-generated content. He even helped invent the pop-up ad because corporations were wary of the user content appearing next to their ads. He came to regret both: the pop-up and the ad-financed business model. The former is annoying but it’s the latter that is helping destroy the fabric of a rich, pluralistic Internet.

Mr. Zuckerman points out that Facebook makes about 20 cents per user per month in profit. This is a pitiful sum, especially since the average user spends an impressive 20 hours on Facebook every month, according to the company. This paltry profit margin drives the business model: Internet ads are basically worthless unless they are hyper-targeted based on tracking and extensive profiling of users. This is a bad bargain, especially since two-thirds of American adults don’t want ads that target them based on that tracking and analysis of personal behavior.

This way of doing business rewards huge Internet platforms, since ads that are worth so little can support only companies with hundreds of millions of users.

Ad-based businesses distort our online interactions. People flock to Internet platforms because they help us connect with one another or the world’s bounty of information — a crucial, valuable function. Yet ad-based financing means that the companies have an interest in manipulating our attention on behalf of advertisers, instead of letting us connect as we wish. Many users think their feed shows everything that their friends post. It doesn’t. Facebook runs its billion-plus users’ newsfeed by a proprietary, ever-changing algorithm that decides what we see. If Facebook didn’t have to control the feed to keep us on the site longer and to inject ads into our stream, it could instead offer us control over this algorithm.

Many nonprofits and civic groups that were initially thrilled about their success in using Facebook to reach people are now despondent as their entries are less and less likely to reach people who “liked” their posts unless they pay Facebook to help boost their updates.

What to do? It’s simple: Internet sites should allow their users to be the customers. I would, as I bet many others would, happily pay more than 20 cents per month for a Facebook or a Google that did not track me, upgraded its encryption and treated me as a customer whose preferences and privacy matter.

Many people say that no significant number of users will ever pay directly for Internet services. But that is because we are misled by the mantra that these services are free. With growing awareness of the privacy cost of ads, this may well change. Millions of people pay for Netflix despite the fact that pirated copies of many movies are available free. We eventually pay for ads, anyway, as that cost is baked into products we purchase. A seamless, secure micropayment system that spreads a few pennies at a time as we browse a social network, up to a preset monthly limit, would alter the whole landscape for the better.

There are other obstacles. Someone has to build those viable, privacy-preserving micropayment systems — but Silicon Valley is known for its entrepreneurial spirit, right? And we’re not starting from scratch. Micropayment systems that would allow users to spend a few cents here and there, not be so easily tracked by all the Big Brothers, and even allow personalization were developed in the early days of the Internet. Big banks and large Internet platforms didn’t show much interest in this micropayment path, which would limit their surveillance abilities. We can revive it.

Our payments could subsidize access in poorer countries the way ads already do. If even a quarter of Facebook’s 1.5 billion users were willing to pay $1 per month in return for not being tracked or targeted based on their data, that would yield more than $4 billion per year — surely a number worth considering.

Facebook’s chief executive, Mark Zuckerberg, seems to have plenty of money, but I’d like to give him some of mine. I want to pay a small fee for the right to keep my information private and to be able to hear from the people I want — not the sponsored-content makers I want to avoid. I want to be a customer, not a product.

Mr. Zuckerberg has reportedly spent more than $30 million to buy the homes around his in Palo Alto, Calif., and more than $100 million for a secluded parcel of land in Hawaii. He knows privacy is worth paying for. So he should let us pay a few dollars to protect ours.

Zeynep Tufekci is an assistant professor at the School of Information and Library Science at the University of North Carolina and a contributing opinion writer. She invites you to visit her blog, follow her on Twitter and join her on Facebook.

Follow The New York Times Opinion section on Facebook and Twitter, and sign up for the Opinion Today newsletter.
http://www.nytimes.com/2015/06/04/opinion/zeynep-tufekci-mark-zuckerberg-let-me-pay-for-facebook.html

Resumindo, a autora começa apresentando uma pesquisa onde 93% dos americanos entrevistados acreditam que ter controle sobre informações pessoais é importante. Ela mostra que o modelo atual de negócio pela internet com uso de propaganda é pouco rentável, e só se justifica com grandes empresas, com imensa quantidade de usuários.

Esse modelo de negócio afeta nossa interação online, o que queremos ver, nossas pesquisas pela web. Coisas que são ditadas pelos algoritmos de tais mega-empresas.

A solução dada por ela é bastante simples: que as empresas deixem de tratar os usuários como produtos (vendendo informações pessoais) e passem a tratá-los como clientes, no qual eles pagariam pelo serviço em troca de privacidade e menos (ou nenhuma) propaganda. Para suportar sua posição, ela cita o Netflix que, apesar da disponibilidade de filmes e séries piratas, tornou-se um negócio bem sucedido.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Todo ano eu faço doações a Wikipedia e não me importaria em pagar uma mixaria para ter minhas conexões influenciadas por algoritmos, nem meus dados vendidos a empresas.
« Última modificação: 05 de Junho de 2015, 01:17:28 por Enjolras »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Dream

• Nível 11
  • *
Re:Mark Zuckerberg, deixe-me pagar pelo Facebook
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2015, 01:45:04 »
Não - eu controlo bem quais tipos de informação eu exponho e não tenho nenhum tipo de conversa importante via redes sociais
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2015, 01:51:31 »
O que é Facebook?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2015, 02:01:24 »
Não - eu controlo bem quais tipos de informação eu exponho e não tenho nenhum tipo de conversa importante via redes sociais

Tem certeza? Como?

O que é Facebook?

Ok guys. Esqueçamos o Facebook. Troquem Facebook por qualquer outro serviço que vcs usam na internet e que tenha o modelo de negócios de propagandas. Google (incluindo Gmail, Youtube, etc), Yahoo, Hotmail.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2015, 02:32:07 »
Qual o problema de fazer pesquisas, mandar e receber e-mails, e ver vídeos, em troca de ver proagandas? Acho melhor negócio do que TV aberta.

As propagandas do google especificamente ainda tem o benefício de serem relacionadas a coisas que você estava mesmo procurando, aumenta um pouco as chances de serem algo interessante.

E diga-se de passagem, o yahoo oferece e-mail pago, em troca de algumas funções a mais e não ver mais anúncios.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2015, 09:58:35 »
O que é Facebook?

Repito a pergunta: O que é Facebook:)
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2015, 11:34:28 »
Algo que eu entro 3 vezes ao mes para colocar likes aleatoriamente e não ler porra nenhuma. Sem graça.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2015, 22:44:36 »
As propagandas do google especificamente ainda tem o benefício de serem relacionadas a coisas que você estava mesmo procurando, aumenta um pouco as chances de serem algo interessante.

Pelo que entendo, nao sao apenas as propagandas. Os seus habitos de navegacao sao rastreados e guardados, o que pode acabar influenciando numa futura pesquisa sua no Google. E se vc estiver buscando algo novo, que nao esta no seu comportamento padrao? E se eu quero procurar um produto que nao esta dentro da minha localizacao geografica?

Esse e' o ponto principal, nao quero minha navegacao influenciada por algoritmos ou que meus dados sejam vendidos a empresas.

Ja que Facebook causa tanta celeuma as meninas, vou mudar a pergunta do topico entao: se a Google passa-se a cobrar pelos servicos dela, vc pagaria?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2015, 23:50:54 »
Acho que as "calibrações" que fazem não devem chegar a omitir completamente algumas coisas dos resultados, só privilegiar o que eles prefeririam que eu visse antes. Em todo caso, deve ser sempre possível refazer mesma pesquisa "deslogado" do google/em outro navegador/modo "incognito"/proxy. Ou usar outro mecanismo de busca para os casos onde desconfiar que eles estão escondendo algo de mim. Ou talvez só outra conta do google que fica sempre "guardada" só para isso, sem uso.

Acho que provavelmente se o google cobrasse, eu usaria muito mais raramente, bem próximo de nunca, preferindo qualquer alternativa grátis.

O google/facebook cobrando, não significaria necessariamente que isso está mesmo se dando em troca dos outros aspectos do modelo de negócio que sustentam a coisa para usuários não-pagos, de qualquer forma. Se quer algo mais próximo de garantia disso, um pouco mais mais seguro seria migração para alternativas confiáveis que já se proponham como contrárias a essas práticas, em vez de só xiarem para eles mudarem, e pedirem para cobrarem.

www.ibtimes.co.uk/six-alternatives-google-facebook-battle-online-privacy-1472156

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2015, 23:51:40 »
E se vc estiver buscando algo novo, que nao esta no seu comportamento padrao? E se eu quero procurar um produto que nao esta dentro da minha localizacao geografica?

Esse e' o ponto principal, nao quero minha navegacao influenciada por algoritmos ou que meus dados sejam vendidos a empresas.

Qual é exatamente o problema de empresas conhecerem sua localização geográfica e seus hábitos de consumo? Sempre achei justo "pagar" alguns serviços gratuitos com esse tipo de informação.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2015, 18:30:52 »
Acho que as "calibrações" que fazem não devem chegar a omitir completamente algumas coisas dos resultados, só privilegiar o que eles prefeririam que eu visse antes. Em todo caso, deve ser sempre possível refazer mesma pesquisa "deslogado" do google/em outro navegador/modo "incognito"/proxy. Ou usar outro mecanismo de busca para os casos onde desconfiar que eles estão escondendo algo de mim. Ou talvez só outra conta do google que fica sempre "guardada" só para isso, sem uso.

Eu penso o seguinte: a gente paga por um serviço em 2 ocasiões, ou queremos o conforto de nao ter que fazer, ou nao sabemos fazer. No seu caso, vc sabe como fazer essas coisas, outras pessoas nao.

Acho que provavelmente se o google cobrasse, eu usaria muito mais raramente, bem próximo de nunca, preferindo qualquer alternativa grátis.

O google/facebook cobrando, não significaria necessariamente que isso está mesmo se dando em troca dos outros aspectos do modelo de negócio que sustentam a coisa para usuários não-pagos, de qualquer forma. Se quer algo mais próximo de garantia disso, um pouco mais mais seguro seria migração para alternativas confiáveis que já se proponham como contrárias a essas práticas, em vez de só xiarem para eles mudarem, e pedirem para cobrarem.

www.ibtimes.co.uk/six-alternatives-google-facebook-battle-online-privacy-1472156

Entao vc votaria (votou) na opcao "Não vale a pena, existem outras redes sociais ou serviços"

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Junho de 2015, 18:35:35 »
E se vc estiver buscando algo novo, que nao esta no seu comportamento padrao? E se eu quero procurar um produto que nao esta dentro da minha localizacao geografica?

Qual é exatamente o problema de empresas conhecerem sua localização geográfica e seus hábitos de consumo? Sempre achei justo "pagar" alguns serviços gratuitos com esse tipo de informação.

Se eu estiver procurando por algo que eteja fora dos meus habitos ou algum produto bem longe da minha area geografica?

Voce nao esta' pagando. Esse e' um dos pontos, vc esta' sendo vendido como produto para empresas direcionarem suas propagandas. No artigo, a autora deixou isso bem claro, que a Google, Facebook, whatever, nos vejam como clientes, consumidores de seus produtos.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2015, 12:57:06 »
Ainda vejo como um pagamento. Eles têm algo que eu quero, o mecanismo de busca (por exemplo). Eu tenho algo que eles querem, minha localização e hábitos de consumo. Continua parecendo uma legítima troca voluntária de informações.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2015, 22:23:54 »
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Junho de 2015, 22:34:41 »
Votei no "não" seco.

Não acho que seja possível a privacidade virtual sendo um usuário padrão ou até mesmo mais esquematizado (com proxys e outras mutretas que só, na prática, alongariam o caminho), nem mesmo acho que seja temeroso pra mim frente às informações que exponho online.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 18 de Junho de 2015, 00:27:56 »
https://www.minds.com/

https://diasporafoundation.org/

Votei no "não" seco.

Não acho que seja possível a privacidade virtual sendo um usuário padrão ou até mesmo mais esquematizado (com proxys e outras mutretas que só, na prática, alongariam o caminho), nem mesmo acho que seja temeroso pra mim frente às informações que exponho online.

Atualize-se:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Junho de 2015, 13:21:37 »
Não aparece a imagem que você postou logo após o "atualize-se".  :?

edit: Opa, consegui ver!  :hihi:

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2015, 18:48:45 »
Se eu estiver procurando por algo que eteja fora dos meus habitos ou algum produto bem longe da minha area geografica?

Voce nao esta' pagando. Esse e' um dos pontos, vc esta' sendo vendido como produto para empresas direcionarem suas propagandas. No artigo, a autora deixou isso bem claro, que a Google, Facebook, whatever, nos vejam como clientes, consumidores de seus produtos.
Você acha do mesmo jeito... Os links pagos por empresas ficam mais acima, os que não são pagos mais embaixo. E os que não tem muitas chances de serem relevantes para você um pouco mais embaixo. Nada é de fato escondido de você (pelo menos até agora). E que bom que eles te veem como clientes, que aí fazem de tudo para te agradar, tanto que os produtos do google são de fato os mais utilizados por aí. Imagine se te vissem como contribuinte, tu tava fudido.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2015, 21:22:06 »
Eles fazem não "tudo para te agradar", vão agradar mais ou menos na medida em que for mais lucrativo, mesmo que desagrade a um bocado de gente, ou todo mundo um pouco. O google em especial tem boas condições de não se lixar muito para perder usuários de alguns serviços ou recursos desativados, porque alcançou o topo com larga folga, mal tem concorrência.

O ideal seria um controle social da internet, para maior democracia, com motores de busca estatais, que não nos fazem perder tempo com conteúdo duvidoso, mostrando apenas o que houver de melhor qualidade da produção nacional, e até internacional

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2015, 22:58:54 »
[...]
O ideal seria um controle social da internet, para maior democracia, com motores de busca estatais, que não nos fazem perder tempo com conteúdo duvidoso, mostrando apenas o que houver de melhor qualidade da produção nacional, e até internacional

E, é claro, com conteúdo voltado ao total interesse das camadas populares e sob comando dos "iluminados artistas e partisans" da sacrossanta esquerda.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!