Autor Tópico: Só faltou pedir bolsa-maconha e exigir a extinção de cálculo e de estatística.  (Lida 4409 vezes)

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
É com imenso pesar que informo que estudo numa universidade, tida como terceira melhor do país, onde boa parte dos supostamente representantes da 'elite intelectual do país' (seus alunos) decidem entrar em greve pelos seguintes motivos:

DCE UFRJ Mário Prata
Relatoria da Assembleia Geral de Estudantes da UFRJ – 28 de maio de 2015

Pautas aprovadas:

1. Greve estudantil a partir de sexta-feira, 29 de maio.

PAUTAS da greve:
>> 10% do PIB para a educação pública já!
>> R$2,5 bilhões para o PNAES, com aplicação em todos seus eixos e racialização dos mesmos
>> Contra o corte de R$9,5 bilhões da Educação
>> Não ao PL4330 da terceirização e as MP's 664/665

>> Paridade em todos os colegiados deliberativos da UFRJ
>> Mudança do polo de Xerem para Santa Cruz
>> Conclusão das obras do alojamento até outubro
>> Efetivação de todas as pautas de assistência estudantil aprovadas no CONSUNI
>> Criação de bandejão em todas as unidades
>> Pagamento imediato dos salários e benefícios atrasados dos/as terceirizados/as
>> Efetivação dos/as terceirizados/as como trabalhadores da UFRJ
>> Aumento do valor e quantidade das bolsas, equiparando ao piso salarial
>> Passe livre intermunicipal (rumo à tarifa zero)
> Para que a antiga casa do estudante da UFRJ volte a ser moradia estudantil
> Política de comunicação da UFRJ para modernização dos serviços informatizados
> Cotas para cursos de pós-graduação
> Postos de atendimento para emergências em todos os centros
> Construção de prédios para os cursos que necessitam
> Contra proibição da venda de bebidas alcoólicas em todos os campi
> Abertura do centro de referência de mulheres no fundão

> Fora Eduardo Cunha!
> Taxação sobre grandes fortunas
> Contra redução da maioridade penal

*A pauta da greve está aberta para acréscimos e alterações a partir das assembleias

2. Pressionar para a greve geral (técnicos, estudantes e professores)

3. Comando de Greve da UFRJ composto por 2 estudantes de cada curso, eleitos em assembleia com mandatos revogáveis.
> Primeira reunião terça 02/06 às 19h no fundão
> Realizar campanha por direito de greve e contra coação de professores

4. CALENDÁRIO da greve:
>> ATO DO DIA NACIONAL DE PARALISAÇÕES E MOBILIZAÇÕES CONTRA O AJUSTE FISCAL 17h na Candelária
– Bloco da educação 13h no IFCS com confecção de faixas

>> Mobilização e panfletagem, piquete, passagem em sala em todas unidades e de acordo com especificidades locais a partir de 29/05

>> Segunda e terça-feira: assembleias locais nas unidades

>> QUARTA(10/06): PAUTAR SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO NO CEG

>> Aula pública 12h no IFCS sobre terceirização sexta 29/05

>> reunião do comando de greve terça-feira no fundão.

>> Carta aberta ao ME nacional pela construção de um comando de greve nacional a partir dos locais

>> Iniciar a construção do congresso estudantil da UFRJ

Difícil até comentar, mas quem tiver com o mínimo de paciência :/ (edit: negritei as que considero mais estúpidas)

« Última modificação: 13 de Junho de 2015, 08:43:36 por Donatello van Dijck »

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
Re:Só faltou pedir bolsa-maconha e exigir a extinção de cálculo e de estatística
« Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2015, 08:26:42 »
A coisa mais bizarra destas pautas ao meu ver não são coisas como retorno da venda de bebidas nos campi ou abaixo o presidente democraticamente eleito da Congresso Nacional, que são de uma estupidez imensa mas são levadas mesmo na piada.

O que acho mais problemático são as pautas (9 de cada 10 na lista, e que na verdade são as mais levadas a sério) que parecem desconsiderar por completo a finitude dos recursos públicos. Tipo: destinação de 10% do PIB para a educação num país com carga tributária de 35% quando os países topo global neste quesito são os escandinavos, que oscilam em torno dos 7% de destinação (mas arrecadam 50% do PIB, portanto...*).

Uma vaga numa IFES no Brasil custa 3 vezes a arrecadação per capita do país segundo a OCDE (Education at glance 2014), na UFRJ, a universidade federal que mais recebe recursos isto deve ser muito maior. O Brasil segundo a mesma OCDE é o país em que mais há desproporção de gastos públicos para o ensino superior em comparação ao básico (enquanto na maioria dos países avaliados por aquela instituição o grosso dos gastos públicos em educação vai para o fundamental e o médio aqui vai quase tudo para as tais universidades públicas e gratuitas de qualidade para todos (coisa que não existe na maioria dos países civilizados).

Tá na hora de estas porras de maconheiros barbudos com camisa vermelha sairem em bando numa tarde meio-chuvosa meio-ensolarada pra procurar a plaquinha abaixo.

*Errrr, vai explicar a conexão entre o tamanho da carga tributária de um país e o tamanho da fatia possível a ser destinada do PIB pelo mesmo país para a educação a um ativista típico de Centro Acadêmico, vai lá...
« Última modificação: 13 de Junho de 2015, 08:49:21 por Donatello van Dijck »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Só faltou pedir bolsa-maconha e exigir a extinção de cálculo e de estatística.
« Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2015, 10:05:53 »
Eu não tenho mais, há muito tempo, disposição para discutir - e nem sequer comentar - sobre o que se reivindica no ambiente universitário no Brasil, em particular nas instituições estatais.

Mas farei sobre um: A 'obsessão' por ter percentual fixo sobre uma dada fonte de renda (10% do PIB, no caso em tela), porque dele derivará todo o resto da pauta. Então, uma vez que se garanta um percentual, somado ao fato de que gestão eficiente não é uma marca do setor público, teremos, mais uma vez, um ambiente propício para a obtenção de mais benesses para um segmento da população e que será custeado pela grande maioria, sem esta poder expressar se concorda ou não em financiar este grupo de vagabundos, digo, "estudantes".
Foto USGS

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
Re:Só faltou pedir bolsa-maconha e exigir a extinção de cálculo e de estatística.
« Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2015, 12:28:34 »
  Ainda bem que essa pauta não foi noticiada ( não que eu tenha visto ) na grande mídia , eu teria vergonha em dizer que estudo lá. Eu vi muitos alunos na página do DCE destruindo essa pauta, com ótimos argumentos e alguns apenas humilhando , espero que haja no futuro próximo  alguma forma de união para equilibrar a força  contra essa maré de revolucionários sem noção que estão prejudicando e muito a Universidade. A massa de manobra de lá está tão encantada com esse ato revolucionário que não enxergam o quanto estão passando por ridículos.

Obs :O viés esquerdista - petista - psolista nisso tudo já diz muito sobre a pauta...

"Estou contigo", pareceu dizer-lhe O`Brien. "Sei exatamente o que sentes. Sei tudo de teu desprezo, teu ódio, teu nojo. Mas não te aflijas, estou a teu lado!" 1984 - George Orwell

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2015, 12:45:27 »
Niada demais em venda de bebidas alcólicas no campus, na Austrália tem vários bares nas universidades, inclusve são bons lugares para se fazer shows e apresentações por ficaram isolados das zonas residenciais. Se o aluno não estuda a culpa é dele, não da cerveja.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2015, 13:00:17 »
Niada demais em venda de bebidas alcólicas no campus, na Austrália tem vários bares nas universidades, inclusve são bons lugares para se fazer shows e apresentações por ficaram isolados das zonas residenciais. Se o aluno não estuda a culpa é dele, não da cerveja.
Eu concordo, inclusive até a muito pouco tempo vendia-se cerveja no meu centro embora em outros já fosse proibido e eu bebia. O que me soa absurdo é uma greve estudantil com esta pauta.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2015, 19:21:41 »
Minha experiência como aluno de universidade federal na greve de 2012 sugere que eles não têm nenhuma intenção de conseguir a maioria dessas reivindicações, colocam esses itens apenas para angariar apoio dos alunos. Assim que o governo decide dar um aumento de salário, a greve acaba.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Junho de 2015, 22:19:32 »
Domiciano, no caso em tela os alunos (ou a minoria ativista e barulhenta) estão em greve, os professores não.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2015, 22:57:03 »
E aí o detalhe curioso é que o Azazel é meu colega de curso hahaha.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2015, 23:13:29 »
Domiciano, no caso em tela os alunos (ou a minoria ativista e barulhenta) estão em greve, os professores não.

Mas essas reivindicações não vêm desde o período de greve dos TAs? Na minha UF, os TAs ainda estão em greve, por sorte a maioria dos alunos e dos professores estão aparentemente rechaçando a possibilidade de entrar também, então as aulas prosseguem, mesmo com alguns inconvenientes (como biblioteca e secretaria fechadas). Mas os diretórios acadêmicos só faltam pedir intervenção cubana, já até me acostumei com essa loucura.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Junho de 2015, 23:16:04 »
Fora que não vejo nenhum sentido em greve de estudantes. Estudantes são usuários do serviço, e não trabalhadores.

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Junho de 2015, 23:23:58 »
E aí o detalhe curioso é que o Azazel é meu colega de curso hahaha.

AHAHA ! Então vc foi um dos ( poucos) que votou contra a greve em Biologia,né ?! AHAHA
 Achava que em biológicas o pessoal era mais cético, mas a religião esquerdista é forte tambem.
"Estou contigo", pareceu dizer-lhe O`Brien. "Sei exatamente o que sentes. Sei tudo de teu desprezo, teu ódio, teu nojo. Mas não te aflijas, estou a teu lado!" 1984 - George Orwell

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Junho de 2015, 23:48:24 »
Na minha universidade os TAs resolveram reivindicar seus direitos de uma forma peculiar. Montaram uma mesa no saguão de entrada do bloco mais frequentado do campus mais frequentado e colocaram caixas de som tocando músicas em alto volume durante o horário das aulas. Quando começaram as reclamações, disseram que qualquer greve precisa gerar transtorno, senão não funciona.

Chegaram a montar uma playlist colaborativa com os alunos. Sugeri que tocassem 4'33'' do John Cage mas não fui atendido.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2015, 18:10:32 »
Greve de estudante? Por que não saem da escola, e abrem a vaga para o outro que quer estudar lá? Que tipo de poder de barganha o cliente tem?

Existe "greve de pacientes" na saúde pública?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Junho de 2015, 18:23:25 »
Greve de estudante? Por que não saem da escola, e abrem a vaga para o outro que quer estudar lá? Que tipo de poder de barganha o cliente tem?

Claro que existe, vários pacientes revoltados vão procurar o setor privado.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2015, 19:03:38 »

Claro que existe, vários pacientes revoltados vão procurar o setor privado.
Olha, isso foi profundo!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 18 de Junho de 2016, 14:53:21 »
<a href="https://www.youtube.com/v/txvaAacboXE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/txvaAacboXE</a>
 :'(

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 18 de Junho de 2016, 15:12:44 »
Por favor, me diga que é apenas um tipo de piada, um vídeo fake.
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 18 de Junho de 2016, 15:49:22 »
Não. não é piada, não é fake, não era a semana de recepção de calouros e este não era um trote combinado por veteranos e professor. Este é um típico ato de típicos ativistas estudantis impondo na marra a sua greve em 'protesto contra o governo golpista, pela educação, em favor dos 10% do PIB para a educação e contra a violência no campus.'

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 18 de Junho de 2016, 15:53:43 »
Por favor, me diga que é apenas um tipo de piada, um vídeo fake.

O país é uma piada de fato.

Só queria saber porque esse tipo de aluno se dá ao trabalho de cursar uma universidade se não aproveitam nada do que é ensinado.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 18 de Junho de 2016, 15:54:22 »
em 'protesto contra o governo golpista, pela educação, em favor dos 10% do PIB para a educação e contra a violência no campus.'

Nossa! Como valorizam a educação! hehe
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Junho de 2016, 00:50:40 »
Porra, que vídeo revoltante. Tem mais detalhes do contexto disso?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!