Autor Tópico: Cristofobia: o protestantismo/neopentecostalismo oferecem um risco a política?  (Lida 410 vezes)

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
  • "Vamos explodir essa porra toda"
Talvez este tópico fosse mais bem retratado na área sobre religiões e crenças, porém as implicâncias do mesmo sobre a política me fizeram chegar aqui. Reflito algumas vezes o que está se passando com a política local, estadual, federal e até mesmo global se tratando de influências religiosas.

O movimento protestante/neopentecostal está tomando um rumo alarmante em termos de crescimento físico e monetário ao redor do Brasil e cada vez mais por apoio eleitoreiro os “pastores”, “bispos”, “padres” estão transformando a laicidade política em um neofeudalismo tupiniquim: clero, estado e vassalos.

Leis estão para serem criadas por influência do lobby religioso e o espaço para ideias que afrontem os “bons costumes” são tiradas da mesa. Ora, se declarar como um ateísta é tiro na nuca certeiro por parte do eleitorado.

A pergunta para reflexão de desfecho deste início de discussão é: o atual cenário religioso é uma possível ameaça à liberdade de expressão e a política ou com o avanço dos meios de comunicação este sistema -que há tempos é vigente- parece crescer ao fazer resistência quando se é descartado em meio a discussões polêmicas (homoafetividade, drogas, etc.) o que faz a família brasileira igualmente se apoiar a argumentos conservadores?

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Cristofobia: o protestantismo/neopentecostalismo oferecem um risco a política?
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2015, 00:09:23 »
O que me preocupa é que a oposição a essa tendência é muito fraca, devido a alguns motivos:

1) As minorias religiosas (religiões africanas, ateus, espíritas, etc.) são muito desunidas e não há uma entidade amplamente aceita para representar os interesses dessas pessoas. Só entre céticos e ateus há a ATEA, a LiHS, a ARCA e nenhuma é tida como unanimidade, e nessas religiões minoritárias isso acontece também em algum grau.

2) A oposição partidária à bancada evangélica é fraquíssima. Os poucos partidos que enfrentam abertamente seus interesses são o PSOL e, às vezes, o PV. Ambos são vistos com desconfiança pela maior parte da sociedade.

3) O governo federal está em momento de grande impopularidade, e os evangélicos são uma das forças de oposição. Sendo assim, a sociedade acaba dando grande apoio aos evangélicos em razão do "inimigo em comum" (PT).

Vejo esse problema como um dos maiores a longo prazo na política brasileira, com altíssimo potencial de dar merda se lembrarmos que os evangélicos devem ser maioria no Brasil dentro de algumas décadas, elegendo cada vez mais políticos.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
Re:Cristofobia: o protestantismo/neopentecostalismo oferecem um risco a política?
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2015, 00:30:21 »
O Pirulla fez um vídeo interessante sobre isso:

« Última modificação: 14 de Junho de 2015, 00:34:11 por MarceliNNNN »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2015, 08:53:31 »
A política é um risco em si mesmo, seja através de um lobby religiosos ou através de um lobby LGBT.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2015, 14:26:45 »
Já está havendo. Há um projeto de lei que transforma em crime hediondo “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo”, de autoria de Rogério Rosso (PSD). Interessante será como o STF lidará com uma lei dessas em contraposição à liberdade de expressão.  Interessante também saber qual a posição sobre as charges do projeta Maomé.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2015, 18:39:35 »
Acho que tudo que mantém o conceito de "política" como "poli"(em vez de mono, monoliticamente falando) é uma dádiva.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2015, 20:10:56 »
Você entende que poli de política vem do termo grego polis, a cidade-estado grega, não?

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2015, 21:13:17 »
Você entende que poli de política vem do termo grego polis, a cidade-estado grega, não?
Incontingente esse dado dado o modo como raciocinei, mas interessantemente quase que remete a um "poli" de multi.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2015, 21:14:06 »
Dobrei o Borjador post.
« Última modificação: 14 de Junho de 2015, 21:16:48 por Sergiomgbr »

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2015, 22:28:32 »
Se essa lei passar vai ficar provado que a direita é tão retardada quanto a esquerda.

Chega a ser tão bizarro isso que os próprios cristãos podem ser presos por causa dessa lei, como por exemplo, quando um pastor evangélico chuta uma santa ou quando um católico xinga um evangélico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!