Autor Tópico: Mitos sobre perseguição romana aos cristãos  (Lida 1018 vezes)

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Offline Agnoscetico

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Mitos sobre perseguição romana aos cristãos
« Online: 22 de Junho de 2015, 03:29:04 »
   Há evidencias concretas de que houve perseguição massiva e sistematica contra cristãos no imperio romano por serem cristaos?

   Eu vou pôr um link com um texto embaixo com refutação disso, mas queria saber de mais fontes históricas prós ou contras.

1)   Antes quero saber também alguns pontos (vi no Wikipedia) de que essa historia, que inclusive foi mostrada em filmes, de que Nero perseguiu os cristãos e atribuiu a eles o incêndio procede ou foi intriga da oposição - mais especificamente de historiadores opositores de Nero.

2)   E queria saber também se os cristãos eram perseguidos por não adorarem a Cesar como um deus. Se é assim por que não se divulga relatos de judeus sendo perseguidos tambem já que judeus também não outros deuses e nem homens?

Agora o link:

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https://bibliot3ca.wordpress.com/os-primeiros-cristaos-foram-realmente-perseguidos

Historiadora revela a verdade surpreendente. Um novo livro afirma que sob o império romano, “os cristãos nunca foram vítimas de perseguição sustentada e dirigida.”

No rescaldo do massacre na escola Columbine, um mito moderno nasceu. A história foi em torno de que um dos dois assassinos perguntou a uma das vítimas, Cassie Bernall, se ela acreditava em Deus. Bernall teria dito “sim” pouco antes de ele ter atirado nela. Mãe de Bernall escreveu um livro de memórias, intitulado “Ela disse sim: O martírio improvável de Cassie Bernall “, um tributo à fé cristã corajosa de sua filha. Então, assim que o livro foi publicado, um estudante que estava escondido perto de Bernall disse ao jornalista Dave Cullen, que o diálogo nunca aconteceu.

Embora o no livro de Candida Moss “,  O Mito da Perseguição: Como primeiros cristãos inventaram uma história de martírio , seja sobre os três séculos após a morte de Jesus, ela faz questão de citar este paralelo moderno. O que Bernall realmente disse e fez nos momentos antes de sua morte é absolutamente importante, Moss afirma, se nós formos considerá-la um “mártir”. No entanto, equívocos e deturpações podem se insinuar muito cedo. O público pode obter a história errada, mesmo nesta era altamente mediática e exaustivamente informada – e fazê-lo, apesar da presença entre nós de testemunhas vivas. Então, o que fazer dos relatos de terceira mão, fortemente revistos, carregados de intenções e anacrônico de dos martírios originais do cristianismo?

Moss, professor de Novo Testamento e do cristianismo primitivo na Universidade de Notre Dame desafia algumas das lendas mais sagrados da religião quando ela questiona o que chama de “a narrativa de escola dominical de uma Igreja de mártires, de cristãos amontoados em catacumbas apavorados, reunindo-se em segredo para evitar a prisão e serem jogados sem piedade aos leões apenas por suas crenças religiosas”. Nada disso, ela afirma, é verdade. Nos 300 anos entre a morte de Jesus ea conversão do imperador Constantino, houve talvez 10 ou 12 anos dispersos durante o qual os cristãos foram escolhidos para supressão pelas autoridades imperiais de Roma, e mesmo assim a execução de tais iniciativas foi casual – sem convicção em muitas regiões, embora severa em outras. “Os cristãos nunca foram”, Moss escreve, “as vítimas de perseguição sustentada e dirigida”.

Grande parte da seção central de “O Mito da Perseguição”[/] é retomada com uma leitura atenta dos seis “chamados relatos autênticos” de primeiros mártires da Igreja. Eles incluem Policarpo, bispo de Esmirna durante o segundo século que foi queimado na fogueira, e Santa Perpétua, uma jovem mãe bem-nascida executada na arena de Cartago com sua escrava, Felicidade, no início do terceiro século. Moss cuidadosamente aponta as inconsistências entre esses contos e o que sabemos sobre a sociedade romana, as escavações em heresias que sequer existiam quando os mártires foram mortos e as referências às tradições de martírio que ainda tinham que ser estabelecidas. Há certamente algum fundo de verdade nessas histórias, ela explica, bem como a primeira história substantiva da igreja escrita em 311 por um palestino chamado Eusébio. É que é impossível classificar a verdade a partir de invenções coloridas, golpes de machado e tentativas para reforçar as ortodoxias de uma era posterior.

Moss também examina registros romanos sobreviventes. Ela observa que durante a única campanha concertada anti-cristã romana, sob o imperador Diocleciano entre 303 e 306, os cristãos foram expulsos de cargos públicos. Suas igrejas, como a de Nicomédia, em frente ao palácio imperial, foram destruídas. No entanto, conforme aponta Moss, se os cristãos mantinham altos cargos em primeiro lugar e haviam construído sua igreja “no próprio jardim do imperador”, eles não poderiam ter estado escondidos em catacumbas antes que Diocleciano emitisse seus editos contra eles.

Isto não é para negar que alguns cristãos foram executados em formas horríveis em condições que nós consideraríamos grotescamente injustas. Mas é importante, explica Moss, distinguir entre “perseguição” e “processo”. Os romanos não queriam sustentar uma população carcerária, então a pena capital era comum para muitas ofensas aparentemente menores; você podia ser condenado a ser espancado até a morte por ter escrito uma canção caluniosa. Moss faz a distinção entre os casos em que os cristãos foram processados simplesmente por serem cristãos e aqueles em que eles foram condenados por envolvimento no que os romanos consideravam atividade subversiva ou traição. Dados os “ideais comuns e estruturas sociais” que os romanos consideradas essenciais para o império, tais transgressões podiam incluir negar publicamente o status divino do imperador, rejeitar o serviço militar ou recusar-se a aceitar a autoridade de um tribunal. Em um de seus capítulos mais fascinantes, Moss tenta explicar quão desconcertante e irritante os Romanos (para quem “o pacifismo não existia como um conceito”) achavam os cristãos – quando os romanos pensavam neles.

Os cristãos acabaram nos tribunais romanos para qualquer número de razões, mas quando chegavam lá, eles estavam propensos a anunciar, conforme um crente chamado Libério fez uma vez, “que ele não pode ser respeitoso ao imperador, que ele pode ser respeitoso apenas a Cristo”. Moss compara isso aos “réus modernos que dizem que não reconhecerão a autoridade do tribunal ou do governo, mas reconhecem apenas a autoridade de Deus. Para os americanos modernos, assim como para os antigos romanos, isso soa sinistro ou vagamente insano. ” E em nada ajudou que os primeiros cristãos desenvolvessem uma paixão pelo martírio. Sofrimento demonstrava tanto a piedade do mártir quanto a autenticidade da própria religião e, além disso, ela lhe proporcionava um assento de primeira classe no no céu. (Os cristãos comuns tinham que esperar o Dia do Julgamento Final.) Houve relatos de fanáticos deliberadamente buscando a oportunidade de morrer por sua fé, incluindo uma multidão que apareceu na porta de um oficial romano na Ásia Menor, exigindo ser martirizada, para ser afastada só quando ele não se importou em satisfazê-los.


Moss não pode ser chamada de uma escritora natural ou fluente, mas ela é rigorosa, se esforça para maior clareza e está genuinamente motivada em sua preocupação com a influência do mito do martírio nas sociedades ocidentais. “A ideia da Igreja perseguida é quase inteiramente uma invenção do século 4 e mais tarde”, ela escreve. Este foi, significativamente, um período durante o qual a igreja tinha se tornado “politicamente segura”, graças a Constantino. No entanto, ao inves de fornecer um relato fiel dos primeiros anos do cristianismo, os estudiosos e clérigos do século quarto criaram contos de violência, horrível e sistêmica. Estas histórias eram sutilmente (e não tão sutilmente) usadas como propaganda contra as ideias heréticas ou seitas. Elas também eram entretenimento horrível e atraente para os crentes que estava, pessoalmente, bastante seguros; Moss compara isso aos suburbanos contemporâneos deleitando-se com um filme de terror.

Hoje, polemistas continuar a usar a crença profundamente enraizada em uma igreja perseguida – e, portanto, moralmente justa – assim como um clube político para demonizar os adversários. Moss vê uma ligação direta entre a valorização dos mártires e da retórica de direita absurda sobre a “guerra contra o cristianismo.” É uma tática que torna o compromisso impossível. “Você não pode colaborar com alguém que está perseguindo você,” ressalta Moss astutamente. “Você tem que se defender.”

Onde ela é menos perspicaz é em sua crença de que ao expor a “falsa história de perseguição”, podemos de alguma forma purgar esta abordagem paranoica de diferenças políticas. Um dos aspectos mais elucidativos de “O Mito da Perseguição” é a capacidade de Moss de encontrar analogias contemporâneas que tornam o mundo antigo mais inteligíveis para o leitor médio, como na história de Cassie Bernall. Mas essa história tem uma lição adicional a oferecer, sobre a impermeabilidade do verdadeiro crente aos fatos desagradáveis. A família de Bernall e a igreja não se deixam sensibilizar pelos colegas que estavam presentes no tiroteio e que desmascararam a lenda “Ela disse sim” lenda. “Você pode dizer que não aconteceu dessa forma”, o pastor dos Bernalls disse a um repórter, “mas a igreja não vai aceitar. Para a igreja, Cassie sempre dirá sim, ponto final. ”

Offline Agnoscetico

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Re:Mitos sobre perseguição romana aos cristãos
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2015, 21:55:06 »
Sobre Nero x Cristaos só sei isso:

Citar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nero

O reinado de Nero é associado habitualmente à tirania e à extravagância.4 É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe5 e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estaria compondo com a sua lira,6 além de ser um implacável perseguidor dos cristãos. Estas opiniões são baseadas primariamente nos escritos dos historiadores Tácito, Suetônio e Dião Cássio. Poucas das fontes antigas que sobreviveram o descrevem dum modo favorável,7 embora haja algumas que relatam a sua enorme popularidade entre o povo romano, sobretudo no Oriente.8

A fiabilidade das fontes que relatam os tirânicos atos de Nero é atualmente controversa. Separar a realidade da ficção, em relação às fontes antigas, pode resultar impossível.
9



Offline Pedro Reis

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Re:Mitos sobre perseguição romana aos cristãos
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2015, 07:17:42 »
Bom dia,

Sim, houve perseguição sistemática no Império Romano. Não vou linkar referências aqui porque estou desgraçadamente sem tempo. Mas eu exorto qualquer um a se aprofundar mais na pesquisa de fontes históricas credíveis para corroborar ou descartar as considerações a respeito dessa questão muito mistificada por séculos de propaganda cristã, quase sempre tida como verdade histórica, porém insustentáveis diante de uma análise critica até mesmo rasteira.

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim."

"Ide e pregai o Evagelho a todas as partes e todos os povos"

Duas sentenças atribuídas a Jesus aparentemente inofensivas mas que expressam a base de intolerância inerente ao cristianismo. A primeira ratifica a cristianismo como a única religião legítima, o único caminho possivel para a salvação do Homem. A segunda impõe a todos cristão a missão do evangelismo, ou seja, não basta aceitar Jesus, para ser cristão é preciso abraçar a missão de desviar as almas enganadas pelas falsas doutrinas e direciona-las ao único caminho de salvação: Jesus.

É irônico que, enquanto hoje, muitos se deixam influenciar por propagandas politicamente motivadas que descrevem o islâ como uma religião de intolerãncia, o cristianismo já nasceu intolerante por doutrina, intrínsicamente intransigente com qualquer outro tipo de crença.

Duas coisas ainda precisam ser ditas sobre os romanos: Primeiro, eram politeístas. Os romanos reverenciavam uma infinidade de deuses. Havia deus para tudo, para se ter uma ideia romanos tinham deuses até para fechaduras e até outros ainda mais bizarros. Milhares de deuses para todos as necessidades de gostos. Historicamente religiões politeístas tendem a não ser sectárias por uma razão muito simples: quando se reverenciam centenas de deuses, então um a mais não faz diferença.

Eu segundo lugar Roma era um grande império e a cidade de Roma cosmopolita, com gentes de toda parte do vasto império romano. Todos trazendo seus hábitos, suas culturas, e, claro, suas religiões. Como resultado a liberdade religiosa em Roma ERA GARANTIDA POR LEI. E todas as religiões conviviam em saudável harmonia.

Então há que se perguntar: porque os cristãos foram perseguidos? Não por rejeitarem as divindades locais, porque isto não era problema. Certamente não por pregarem o amor, a caridade e a fraternidade, porque estes não são motivos de ódio. Então por quê?

O motivo esteve na crença cristã de Jesus ser o unico salvador, Filho de um Deus unico, e na missão atribuída a todo cristão de levar o evangelho a todas as almas que consideravam perdidas.

Pode ser chocante dizer isso e complemente diferente do mito que os próprios cristãos disseminaram por séculos, mas eles, os cristãos, é que eram os intransigentes, os sectários e os preconceituosos. Agressivos com outros cultos e não raro usavam de violência destruindo templos e atacando fiés. ( Nada muito diferente do que vemos hoje em relação a certas religiões afro-brasileiras e às vezes até mesmo contra a Igreja catolica ). Este comportamento em pouco tempo os tornaram odiados e execrados em toda ROMA, não pelo Estado, mas pela população em geral. E não tardou para o Esatado os usar como bode espiatorio.

Veja este relato de Suetônio a respeito de um tal de Crestus ( possivelmente Cristo ), os responsabilizando por uma série de disturbios:

“Como os judeus, por instigação de Chrestus, estivessem constantemente provocando distúrbios, ele [Claudio] os expulsou de Roma”

Veja, os cristãos não foram parar no coliseu como comida de leões só por pregarem inofensivos  amor e  caridade como sempre nos contou a história oficial. Isso não faz o menor sentido. Muito menos por rejeitarem alguns deuses em um ambiente religioso onde conviviam, literalmente, milhares de deuses e cada um escolhia os seus, e onde a liberdade de culto era garantida por lei séculos antes de se conceber a ideia de estados laicos.

A verdade parece ser a de que a religião cristã acabou por não ser respeitada como uma consequência da ausência de respeito de nutriam por qualquer religião alheia, e pela maneira agressiva - às vezes violenta mesmo - com que se achavam no direito de combater outros credos.

Offline Agnoscetico

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Re:Mitos sobre perseguição romana aos cristãos
« Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2015, 12:41:15 »
Bom dia,

Sim, houve perseguição sistemática no Império Romano. Não vou linkar referências aqui porque estou desgraçadamente sem tempo. Mas eu exorto qualquer um a se aprofundar mais na pesquisa de fontes históricas credíveis para corroborar ou descartar as considerações a respeito dessa questão muito mistificada por séculos de propaganda cristã, quase sempre tida como verdade histórica, porém insustentáveis diante de uma análise critica até mesmo rasteira.

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim."

"Ide e pregai o Evagelho a todas as partes e todos os povos"

Duas sentenças atribuídas a Jesus aparentemente inofensivas mas que expressam a base de intolerância inerente ao cristianismo. A primeira ratifica a cristianismo como a única religião legítima, o único caminho possivel para a salvação do Homem. A segunda impõe a todos cristão a missão do evangelismo, ou seja, não basta aceitar Jesus, para ser cristão é preciso abraçar a missão de desviar as almas enganadas pelas falsas doutrinas e direciona-las ao único caminho de salvação: Jesus.

É irônico que, enquanto hoje, muitos se deixam influenciar por propagandas politicamente motivadas que descrevem o islâ como uma religião de intolerãncia, o cristianismo já nasceu intolerante por doutrina, intrínsicamente intransigente com qualquer outro tipo de crença.

Duas coisas ainda precisam ser ditas sobre os romanos: Primeiro, eram politeístas. Os romanos reverenciavam uma infinidade de deuses. Havia deus para tudo, para se ter uma ideia romanos tinham deuses até para fechaduras e até outros ainda mais bizarros. Milhares de deuses para todos as necessidades de gostos. Historicamente religiões politeístas tendem a não ser sectárias por uma razão muito simples: quando se reverenciam centenas de deuses, então um a mais não faz diferença.

Eu segundo lugar Roma era um grande império e a cidade de Roma cosmopolita, com gentes de toda parte do vasto império romano. Todos trazendo seus hábitos, suas culturas, e, claro, suas religiões. Como resultado a liberdade religiosa em Roma ERA GARANTIDA POR LEI. E todas as religiões conviviam em saudável harmonia.

Então há que se perguntar: porque os cristãos foram perseguidos? Não por rejeitarem as divindades locais, porque isto não era problema. Certamente não por pregarem o amor, a caridade e a fraternidade, porque estes não são motivos de ódio. Então por quê?

O motivo esteve na crença cristã de Jesus ser o unico salvador, Filho de um Deus unico, e na missão atribuída a todo cristão de levar o evangelho a todas as almas que consideravam perdidas.

Pode ser chocante dizer isso e complemente diferente do mito que os próprios cristãos disseminaram por séculos, mas eles, os cristãos, é que eram os intransigentes, os sectários e os preconceituosos. Agressivos com outros cultos e não raro usavam de violência destruindo templos e atacando fiés. ( Nada muito diferente do que vemos hoje em relação a certas religiões afro-brasileiras e às vezes até mesmo contra a Igreja catolica ). Este comportamento em pouco tempo os tornaram odiados e execrados em toda ROMA, não pelo Estado, mas pela população em geral. E não tardou para o Esatado os usar como bode espiatorio.

Veja este relato de Suetônio a respeito de um tal de Crestus ( possivelmente Cristo ), os responsabilizando por uma série de disturbios:

“Como os judeus, por instigação de Chrestus, estivessem constantemente provocando distúrbios, ele [Claudio] os expulsou de Roma”

Veja, os cristãos não foram parar no coliseu como comida de leões só por pregarem inofensivos  amor e  caridade como sempre nos contou a história oficial. Isso não faz o menor sentido. Muito menos por rejeitarem alguns deuses em um ambiente religioso onde conviviam, literalmente, milhares de deuses e cada um escolhia os seus, e onde a liberdade de culto era garantida por lei séculos antes de se conceber a ideia de estados laicos.

A verdade parece ser a de que a religião cristã acabou por não ser respeitada como uma consequência da ausência de respeito de nutriam por qualquer religião alheia, e pela maneira agressiva - às vezes violenta mesmo - com que se achavam no direito de combater outros credos.

Pode ter sido como aconteceu com os puritanos que se diziam perseguidos na Inglaterra, ams na veerdade eles enxiam paciencia dos outros atacando qualquer festividade inglesa da epoca como sendo de origem pagã. Pessoal da Inglaterra pode ter perdido a paciencia e perseguiu porque eles eram um saco.


Offline Brienne of Tarth

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Re:Mitos sobre perseguição romana aos cristãos
« Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2015, 13:09:23 »
O massacre da noite de São Bartolomeu foi um episódio sangrento na repressão aos protestantes na França pelos reis franceses, que eram católicos. Esse genocídio aconteceu em 23 e 24 de agosto de 1572, em Paris, no dia de São Bartolomeu.

As matanças foram organizadas pela Casa real francesa. Começaram em 24 de Agosto de 1572 e duraram vários meses, inicialmente em Paris e depois em outras cidades francesas, assassinando mais de 30 mil protestantes franceses.

Este massacre veio dois anos depois do tratado de paz de Saint-Germain, pelo qual Catarina de Médici tinha oferecido tréguas aos protestantes.

Ah, os massacres e sua utilidade aos poderosos...
GNOSE

Offline Agnoscetico

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Re:Mitos sobre perseguição romana aos cristãos
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2015, 16:42:53 »
O massacre da noite de São Bartolomeu foi um episódio sangrento na repressão aos protestantes na França pelos reis franceses, que eram católicos. Esse genocídio aconteceu em 23 e 24 de agosto de 1572, em Paris, no dia de São Bartolomeu.

As matanças foram organizadas pela Casa real francesa. Começaram em 24 de Agosto de 1572 e duraram vários meses, inicialmente em Paris e depois em outras cidades francesas, assassinando mais de 30 mil protestantes franceses.

Este massacre veio dois anos depois do tratado de paz de Saint-Germain, pelo qual Catarina de Médici tinha oferecido tréguas aos protestantes.

Ah, os massacres e sua utilidade aos poderosos...

   Mas isso foi um massacre inter-cristao -- cristaos catolicos contra cristaos protestantes. Isso só valida o que o Pedro Reis disse que cristaos gostam de provocar e depois reclama de perseguidos, catolicos x protestantes foi uma guerra interna. E mesmo Lutero perseguiu os batistas; teve o caso de Calvino e Servet; Bruxas de salem, etc.

   Eu queria saber mais era sobre o caso do imperio romano pagão e Cristianismo.



 

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