Acontece que existem mais estudos, tais como os que eu postei, e mesmo esse "máximo" que você diz é absolutamente determinante. E não é só se esforçar para determinar o ambiente, é determinar o ambiente de fato. E se o ambiente é importante, e são os pais quem garantem... well...
É só exagerar pra perceber o quanto pais absolutamente negligentes são prejudiciais aos filhos, sem contar que eles são durante grande parte do tempo O ambiente dos filhos.
Concordo, eu não me expressei bem, os pais são importantes na vida dos filhos, país que tenham uma vida economicamente estável, que mantenham um relacionamento saudável com seus filhos, e que proporcione para eles a possibilidade de viver num ambiente cercado de bons modelos a se seguir e etc., já seria muito significativo na vida dos filhos, e de certa forma eles seriam grandes responsáveis por aquilo que seus filhos se tornaram.
O que eu quis dizer é que os vícios e virtudes que passam de país para filhos são em sua grande e esmagadora maioria herança genética, e que o efeito parental, como condicionamento sócio-cultura no comportamento dos filhos, tem pouca ou nula representatividade. Por exemplo, filhos com QIs altos, herdam isso de seus país pelos genes, e não pela convivência, o mesmo para o vício em Álcool e tabaco, o gosto pelos estudos e etc.
Eu também me surpreendi com estas conclusões, eu era do tipo que pensava que a influência sócio-cultural era mais representativa do que a genética, e que os vícios e virtudes dos filhos eram em grande parte influenciada pela convivência com os pais, mais do que pelos genes herdados dos mesmos.
Mas ao assistir o documentário, eu pude notar que a ideia de que a convivência com os pais era mais influente do que a herança genética no desenvolvimento dos filhos, não era suportada por evidências consistentes, enquanto a ideia oposta, o era.
(...)
**edit: só tinha ficado nos seus comentários e agora estou assistindo ao vídeo. Bom, o cara já começa apresentando dados de que os alunos tem desempenho na escola bem similar aos dos pais e existe até um fenômeno batizado pra isso... Vamos continuar.
Depois me conte se você mudou de ideia assim como eu.
Abraços!