Encontrei esse artigo, e achei interessante:
"Falar em línguas, incorporar santos, possessões demoníacas, resposta de orações, sentir a presença de Deus, cair, pular, girar, psicografar, chorar. Para muitos religiosos que passaram por uma experiência de transcendência espiritual, tudo isso parece muito real.
Mas o motivo de tudo isso pode ser descrito em uma palavra: hipnose!"
Um verdadeiro dossiê preparado pelo Lucas Belarmino, em sua coluna "POR DETRÁS DA FÉ", sobre como muitas das experiências sensoriais relatadas por religiosos durante seus cultos não passam de um transe produzido pelo estado hipnótico.
Amplamente baseado em artigos científicos, o artigo demonstra detalhadamente como os alegados fenômenos de contato com o divino e a cura pela fé são gerados por uma série de fatores que predispõe o fiel a entrar em um estado de alta concentração. Nesta condição, em um ambiente onde tudo converge para imergi-lo em uma fantasia sugestionada, ele é facilmente influenciado a acreditar que o seu delírio é real. Técnicas hipnóticas utilizadas por líderes religiosos potencializam este controle sobre o inconsciente dos devotos.
Não deixe de ler e entender como este processo ocorre, no papodeprimata.com.br! Acesse pelo link abaixo:
http://papodeprimata.com.br/hipnose-religiosa-quando-a-explicacao-para-o-transcendental-esta-no-nosso-cerebro/