são muitas as causas do desinteresse do brasileiro por política. quem aqui acompanha tv câmara ou tv senado, ou sequer acompanhou mais do que 20 minutos das cpis? é tudo muito chato, com aquela linguagem jurídica e jargões que ninguém entende.
então eis que surge uma idéia... eu estava pensando em fazer um blog, site, sei lá, pra "mastigar" toda essa informação, tornar mais deglutível pro pessoal todo. acompanhar o dia a dia do congresso, listar quem votou a favor ou contra em projetos controversos, colocar tudo numa linguagem mais compreensível pros mortais, para tornar a política uma coisa menos chata. seria como um "congresso for dummies". o objetivo principal seria auxiliar as escolhas em hora de eleição ou posicionamento político, fazer com que todos conhecessem e fiscalizassem mais o dia a dia daqueles que pusemos no poder.
a idéia não parece nova, mas é. pretendo fazer algo desse tipo sem vínculos partidários ou ideologia (porque a política acaba sendo obra de indivíduos, não de partidos), na medida do possível, é claro. por exemplo, na época das eleições presidenciais, lembrar todo mundo da cassação do garotinho (que ele parece já ter contornado), dos serviços mediúnicos contratados agora pelo serra e de sua administração de são paulo, da trajetória de lula.... deputados em destaque também seriam escouraçados, com a lembrança de cada projeto cretino em que ele votou ou criou... e tudo de uma maneira fácil e interativa, com tabelas, sei lá. enfim, o objetivo máximo seria tornar a política algo mais cotidiano e palpável, incentivar uma maior participação dos brasileiros. e repetindo, sem vínculos partidários ou ideológicos (coisa que acaba melando e especializando demais o público alvo).
e quem sabe a idéia até embala?
quem se interessou, topa ajudar com alguma coisa, dar uma sugestão, enfim?