Autor Tópico: idéia  (Lida 1248 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
idéia
« Online: 06 de Setembro de 2005, 14:28:16 »
são muitas as causas do desinteresse do brasileiro por política. quem aqui acompanha tv câmara ou tv senado, ou sequer acompanhou mais do que 20 minutos das cpis? é tudo muito chato, com aquela linguagem jurídica e jargões que ninguém entende.

então eis que surge uma idéia... eu estava pensando em fazer um blog, site, sei lá, pra "mastigar" toda essa informação, tornar mais deglutível pro pessoal todo. acompanhar o dia a dia do congresso, listar quem votou a favor ou contra em projetos controversos, colocar tudo numa linguagem mais compreensível pros mortais, para tornar a política uma coisa menos chata. seria como um "congresso for dummies". o objetivo principal seria auxiliar as escolhas em hora de eleição ou posicionamento político, fazer com que todos conhecessem e fiscalizassem mais o dia a dia daqueles que pusemos no poder.
a idéia não parece nova, mas é. pretendo fazer algo desse tipo sem vínculos partidários ou ideologia (porque a política acaba sendo obra de indivíduos, não de partidos), na medida do possível, é claro. por exemplo, na época das eleições presidenciais, lembrar todo mundo da cassação do garotinho (que ele parece já ter contornado), dos serviços mediúnicos contratados agora pelo serra e de sua administração de são paulo, da trajetória de lula.... deputados em destaque também seriam escouraçados, com a lembrança de cada projeto cretino em que ele votou ou criou... e tudo de uma maneira fácil e interativa, com tabelas, sei lá. enfim, o objetivo máximo seria tornar a política algo mais cotidiano e palpável, incentivar uma maior participação dos brasileiros. e repetindo, sem vínculos partidários ou ideológicos (coisa que acaba melando e especializando demais o público alvo).
e quem sabe a idéia até embala?

quem se interessou, topa ajudar com alguma coisa, dar uma sugestão, enfim?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re.: idéia
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:37:03 »
Realmente o que falta ( ou nunca consegui achar ) é uma planilha com o voto de cada congressita para cada projeto.

Sabe o que seria legal ? Uma planilha dessas aonde você pudesse dar uma "nota" para cada projeto de lei, desde um "menos 10" ( pra votos a favor de imunidade parlamentar para corrupção ) até "mais 10" para votos em PL muito bons. Pontos para abstenções, ou faltas, etc, de modo que cada usuário do site poderia fazer seu próprio ranking de políticos de acordo com as suas opiniões políticas.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: idéia
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:42:31 »
Citação de: Stéfano
Realmente o que falta ( ou nunca consegui achar ) é uma planilha com o voto de cada congressita para cada projeto.

Sabe o que seria legal ? Uma planilha dessas aonde você pudesse dar uma "nota" para cada projeto de lei, desde um "menos 10" ( pra votos a favor de imunidade parlamentar para corrupção ) até "mais 10" para votos em PL muito bons. Pontos para abstenções, ou faltas, etc, de modo que cada usuário do site poderia fazer seu próprio ranking de políticos de acordo com as suas opiniões políticas.

disso que estou falando!
nesse feriado ou final de semana, em que estarei com mais tempo, vou fuçar bastante nos sites da câmara ou do senado pra me inteirar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:48:45 »
Ótima idéia Bruno.  :wink:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:49:29 »
O problema é que não sei se esses dados são disponíveis....
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:51:42 »
Bruno, muda o título do tópico para algo mais explicativo, assim vai chamar a atenção do pessoal para discutir. Mais tarde algum moderador transfere pra a área de política.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:51:49 »
Citação de: Stéfano
O problema é que não sei se esses dados são disponíveis....

imagino que estejam. na página de alguns deputados, são mostrados seus pareceres a respeito de alguns projetos de lei, assim como seus votos. só não sei se fazem isso por opção. espero que não... caso contrário, 1x0 contra a democracia brasileira :|

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2005, 14:57:44 »
Ótima idéia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2005, 15:14:27 »
fiquei perdido naquilo  :|
talvez eles até disponibilizem, mas complicam, isso sim....

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2005, 15:19:14 »
Citação de: bruno
fiquei perdido naquilo  :|
talvez eles até disponibilizem, mas complicam, isso sim....

Eles tem algum interesse em divulgar ?  :wink:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2005, 15:51:30 »
achei!
bom, considerando que são 500 e poucos deputados, o trabalho poderá ser árduo. acho que deixarei pras férias:
p. exemplo, votações deputado pedro eduardo cardozo (pt-sp):
http://www.camara.gov.br/internet/deputado/RelVotacoes.asp?nuLegislatura=52&nuMatricula=366&dtInicio=01/01/2003&dtFim=12/30/2003

e aqui da pra achar qualquer um:
http://www.camara.gov.br/internet/deputado/

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2005, 15:54:41 »
Citação de: bruno
achei!
bom, considerando que são 500 e poucos deputados, o trabalho poderá ser árduo. acho que deixarei pras férias:
p. exemplo, votações deputado pedro eduardo cardozo (pt-sp):
http://www.camara.gov.br/internet/deputado/RelVotacoes.asp?nuLegislatura=52&nuMatricula=366&dtInicio=01/01/2003&dtFim=12/30/2003

e aqui da pra achar qualquer um:
http://www.camara.gov.br/internet/deputado/

Quando o deputado está presente e na tabela o voto está "---" significa o que? Tanto faz?

Offline Jasig Aurumalfa

• Nível 25
  • *
  • Eu tenho um Pássaro de Argila!
    • http://www.fotolog.net/joao_ms
Mas... uma coisa...
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2005, 23:11:20 »
nunca a TV Senado e etc teve tanta audiência...
Blog do Pássaro de Argila!

(\__/)
(O.o )
(> < ) This is Bunny. Copy Bunny into your signature to help him on his way to world domination!

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
Re: Mas... uma coisa...
« Resposta #13 Online: 07 de Setembro de 2005, 01:57:19 »
Citação de: Jasig Aurumalfa
nunca a TV Senado e etc teve tanta audiência...

pois é, será que o povo está gostando mais de cultura e assistindo programas como "quem tem medo de música clássica?" :D:D

tem ótimos programas na tv senado, sobre cultura.
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!