Autor Tópico: China: mais uma péssima notícia para o Brasil  (Lida 670 vezes)

Offline Eu

• Nível 15
  • *
China: mais uma péssima notícia para o Brasil
« Online: 08 de Julho de 2015, 16:05:55 »
As notícias que vem da China são nebulosas, mas já dá para perceber que o desenrolar dessa história pode ser negativo para o mundo e, especialmente, para o Brasil.

Parece que estamos nos aproximando perigosamente do estouro da tão temida bolha de ações da China. Uma espécie de "subprime" chinês em que problemas do mercado financeiro podem contaminar a economia real.

O pouco que sabemos até agora é que os investidores venderam ações "a descoberto" na China, ou seja, sem depositar suas margens de garantia, e provocaram a maior alta dos papeis em sete anos.

Com a recente restrição no crédito pelos bancos, foram chamados e cumprir suas obrigações e simplesmente não tem o dinheiro, provocando quebra-quebra entre as corretoras.

Os preços das ações derreteram e as companhias optam por sair da bolsa num movimento desorganizado e pouco regulado. No total, 940 companhias ou mais de um terço do total já deixaram de ser listadas. Com isso é possível?!

As ações perderam US$ 3 trilhões em valor e a economia real não vai escapar a um movimento com esse. O que não está claro ainda é o tamanho do estrago.

Os demais países do mundo dificilmente ficarão ilesos e o Brasil, em especial, já que foi considerado por muito tempo pelos investidores um "derivativo da China", devido a sua estreita relação comercial com o país, vendendo as matérias-primas para a industrialização chinesa.

O primeiro contágio vem pelo mercado mais sensível: o câmbio. Às 13h20, o dólar subia 1,49% para R$ 3,23, acompanhando o desvalorização das moedas dos países emergentes, provocada pela aversão ao risco dos investidores.

Os mercados de commodities também já começaram a refletir o estrago, principalmente o minério de ferro, principal produto, até agora, da pauta de exportação brasileira. Somente hoje o minério caiu 10% para US$ 44,59. Desde o início de junho, a queda é de espantosos 29,24%.

O efeito é imediato na mineradora brasileira Vale, uma importante fornecedora das siderúrgicas chinesas. As ações da empresa recuavam 3% hoje para R$ 14,68. Os papeis acumulam queda de 23,90% desde 1 de junho.

Essa turbulência é péssima notícia para o Brasil e para o governo Dilma, porque já temos problemas internos suficientes. A lista é longa: a recessão deve bater em 1,5% este ano, o desemprego está subindo perigosamente, e a presidente governa sob a ameaça de um processo de impeachment.

Como se isso não bastasse, agora se desenha uma forte crise em nosso principal parceiro comercial. Com a Vale sofrendo e os preços das commodities em queda, teremos mais um dreno de recursos na combalida economia brasileira.

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/raquellandim/2015/07/1653195-china-mais-uma-pessima-noticia-para-o-brasil.shtml
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 16:08:02 por Eu »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:China: mais uma péssima notícia para o Brasil
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2015, 21:10:30 »
perderam US$ 3 trilhões?? Isso deve ser maior que todo o mercado de ações brasileiro
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2015, 00:09:42 »
perderam US$ 3 trilhões?? Isso deve ser maior que todo o mercado de ações brasileiro

Será porque a população chinesa é um pouquinho maior que a brasileira?
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 00:29:04 por Pasteur »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2015, 07:53:54 »

Mas tem que considerar que as ações tiveram um aumento expressivo de 70% nos últimos 12 meses:

Citação de: www1.folha.uol.com.br/mercado
Desde 12 de junho, quando a Bolsa de Xangai atingiu seu ápice, o índice já recuou 32%, levando US$ 3,5 trilhões em valor de mercado das empresas chinesas. Em 12 meses, no entanto, ainda acumula alta de 70%.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/07/1653522-acao-da-china-para-evitar-panico-fracassa-e-bolsas-caem-ate-68.shtml

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2015, 08:00:48 »
E o governo chinês não está só observando:

Reuters
09/07/2015 07h17 - Atualizado em 09/07/2015 07h39
China proíbe grandes acionistas de vender ações nos próximos 6 meses

Tentativa é conter queda nos preços das ações que afeta mercados globais.
Agência reguladora irá tratar com severidade qualquer violação da regra.

http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/07/china-proibe-grandes-acionistas-de-vende-acoes-nos-proximos-6-meses.html

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2015, 08:28:49 »
Mas tem que considerar que as ações tiveram um aumento expressivo de 70% nos últimos 12 meses:

Citação de: www1.folha.uol.com.br/mercado
Desde 12 de junho, quando a Bolsa de Xangai atingiu seu ápice, o índice já recuou 32%, levando US$ 3,5 trilhões em valor de mercado das empresas chinesas. Em 12 meses, no entanto, ainda acumula alta de 70%.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/07/1653522-acao-da-china-para-evitar-panico-fracassa-e-bolsas-caem-ate-68.shtml

Ou seja, vão "derreter" mais ainda.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2015, 08:32:40 »
Será porque a população chinesa é um pouquinho maior que a brasileira?

Não importa o tamanho da população chinesa.

O fato é que a queda foi gigantesca e provavelmente será contida com medidas que poderão levar a uma nova derrocada nos próximos 5 a 10 anos. E nem poderia ser diferente, a "riqueza" produzida pela China foi totalmente 'artificial', com a construção de infraestrutura para pessoas e empresas que não podem pagar por ela.
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2015, 00:32:11 »
É o que eu disse naquele outro tópico, "a China nunca vai ser uma grande potência".

(não sei porque, acho que tenho uma aversão a esse país :P )
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2015, 15:31:46 »
É o que eu disse naquele outro tópico, "a China nunca vai ser uma grande potência".

A China já é o 2° país mais rico do mundo (em termos de PIB), e vários analistas já preveem que é só uma questão de não muito tempo para se tornar o primeiro.

Crises econômicas já aconteceram com outras grandes economias, e foram superadas. A China já é uma grande potência, e vai ser ainda maior, portanto é bom ir se acostumando com a ideia.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2015, 16:45:16 »

A China já é o 2° país mais rico do mundo (em termos de PIB), e vários analistas já preveem que é só uma questão de não muito tempo para se tornar o primeiro.

Crises econômicas já aconteceram com outras grandes economias, e foram superadas. A China já é uma grande potência, e vai ser ainda maior, portanto é bom ir se acostumando com a ideia.

Diziam o mesmo da URSS em 1960.

30 anos depois ela não existia mais.
Foto USGS

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2015, 17:34:48 »

Me lembra uma notícia de uns anos atrás, em que um certo país estava passando por um "boom" econômico, superando até o Reino Unido, mas depois desandou, que pena.

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2011/12/26/brasil-supera-reino-unido-e-se-torna-6-maior-economia-diz-entidade.jhtm

No mais, me parece que vc não leu direito o 1o post do tópico. :)
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2015, 17:58:27 »
[...]
O pouco que sabemos até agora é que os investidores venderam ações "a descoberto" na China, ou seja, sem depositar suas margens de garantia, e provocaram a maior alta dos papeis em sete anos.

Com a recente restrição no crédito pelos bancos, foram chamados e cumprir suas obrigações e simplesmente não tem o dinheiro, provocando quebra-quebra entre as corretoras.
[...]
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/raquellandim/2015/07/1653195-china-mais-uma-pessima-noticia-para-o-brasil.shtml

Por falar em ler o primeiro post, sem entrar no mérito, a frase está errada.

Quando investidores vendem a descoberto ou não, a tendência é de queda das ações, que é o que ocorreu, e não alta como está escrito.

Vender a descoberto é vender ações sem tê-las, com esperança de comprar mais barato caso o valor das ações caia. Mas é necessário ter garantias.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!