ês acreditam que é possível* transformar de forma significativa um ser de uma espécie até chegar num ser de outra espécie através de modificações em seu código genético ?
Antes de tudo, um detalhe: Eu sou bastante nominalista quanto ao termo espécie (vulgo, ao contrário da maioria dos biólogos, eu não atribuo nenhum valor especial a essa categoria taxonômica). Mas de qualquer forma, estou assumindo que você está perguntando: É possível por um passe-de-mágica utilizando engenharia genética modificar um conjunto de organismos a ponto de sua prole ser extremamente diferente da geração parental? A princípio, Sim. Mas é o tipo de engenharia genética que beira ficção científica e que eu reluto em usar para respostas.
Contudo, existem "experimentos naturais" que mostram algo nas linhas do que você deseja:
Primeiro, a
des-domesticação. É uma prática feito por melhoristas animais e vegetais buscando "recriar" organismos com características da espécie/subespécie/linhagem extinta que deu origem a cultivares/linhagem/subespécie/espécie domesticada. Exemplo disso, a
busca pela recriação do Auroque (progenitor do Boi moderno, extinto no século XVII).
Eu já mencionei e vou me repetir aqui: Veja
mutações em genes homeóticos ou (especialmente)
especiação por meio de poliploidia em vegetais.
O caso mais heterodoxo são os
cânceres transmissíveis clonais, como o tumor venéreo transmissível canino ou o tumor facial do diabo-da-tasmânia. Ambos são células cancerígenas com cariótipos distintos das espécies que afetam, não são completamente histocompatíveis com a espécie que afetam, e se "reproduzem" de organismo em organismo. Algo parecido ocorre com a linhagem de tumores cervicais humanos, as células HeLa - e ao menos um biólogo talentos já defendeu que eram uma nova espécie (mas lembrando, isso é algo extremamente heterodoxo).
Mas dado que já discutimos isso antes, minha vez de perguntar, algo bem mais trivial: Você acreditar ser possível recriarmos Sócrates ou o idioma que chamamos de Proto-Indo Europeu?