Voltando ao assunto... cobras tem glândulas salivares normais e glândulas de "saliva com veneno" ou só têm da última ?
Pelo que eu aprendi só tem do segundo tipo, mesmo a saliva que ela eventualmente tenha na boca contém toxinas, mas tomar uma lambida da cobra não faz mal pois o que é absorvido pela pele não é o suficiente para causar nenhum efeito.
Inclusive ao manipular uma serpente, caso o corra do veneno respingar na pele não há risco de intoxicação.
Seque um pequeno texto que explica melhor:
O veneno nada mais é do que uma especialização da saliva, onde esta adquire poder proteolítico (que quebra proteínas) suficiente para desencadear diversas reações nos seres vivos. Podem adquirir várias especialidades, sendo elas: neurotóxico, que afeta particularmente os centros respiratórios e a morte sobrevêm por asfixia, se a vítima não for socorrida a tempo. Naja e corais verdadeiras são exemplos de portador deste veneno; hemotóxico, que afeta o aparelho circulatório, podendo ser hemorrágica (provocando hemorragias) ou hemolíticas (provocando a destruição dos glóbulos vermelhos). Cascavéis e víboras portam este tipo de veneno; miotóxica, que afeta sensivelmente a musculatura de todo o corpo. Algumas cascavéis apresentam este tipo de veneno; coagulante, onde todo o sangue do organismo começa a coagular. Corais verdadeiras, algumas cascavéis, surucucus possuem este veneno; proteolítica, onde há o necrosamento da pele e/ou outros tecidos. Algumas jararacuçus, jararacas, surucucus são exemplos de portadoras deste veneno.
Uma curiosidade sobre serpentes é que as Cascavéis e Jararacas são consideradas serpentes dóceis, pode-se manipula-las com relativa tranquilidade, o cuidado deve ser para não estressar os bichinhos, não fazer movimentos bruscos ou barulho, isso as deixa estressadas e pode matá-las.
A Surucucu e Urutu já são agressivas ( A surucucu é maior e mais perigosa) e possuem veneno bem mais potente, por isso todo o cuidado é pouco ao manupular essas duas.
As Jararacas são as recordistas de picadas, mas dificilmente causam a morte de uma pessoa adulta, por isso existem muitos curandeiros que conseguem curar picada de Jararaca, na verdade a pessos passa bem mal por alguns dias mas se recupera sozinha, a acaba atribuindo a cura ao curandeiro. Isso ocorre pois as Jararacas são pequenas e numerosas ficam escondidas em tosseiras(áreas de mata), bem camufladas são difíceis de ver, e por isso cocorrem os acidentes, as Jararacuçú (Jararaca Grande) já são bem visíveis e conseguem matar uma pessoa adulta.
A Jararaca Ilhoa, tem um veneno que chega a ser 20 vezes mais potente que a Jararaca, é endêmica da Ilha da Queimada Grande no litoral de SP, um belo exemplo de adaptação evolutiva, desenvolveu o veneno mais forte para poder caçar pássaros, como habita a ilha os pássaros que ela caça precisam morrer antes de consegui voar para mais longe caindo no mar.