Sonda espacial japonesa aterrissou sobre asteróide no domingo
Quarta, 23 de novembro de 2005, 13h18 A sonda japonesa Hayabusa pousou com sucesso no domingo durante meia hora sobre o asteróide Itokawa, situado entre a Terra e Marte, informou hoje a Agência de Exploração Espacial do Japão (Jaxa).
A sonda, lançada ao espaço em 2003, tem o objetivo de colher amostras do asteróide em forma de batata que está a 290 milhões de quilômetros da Terra, a fim de conhecer mais detalhes sobre a origem de nosso sistema solar.
No domingo, a Agência Espacial havia informado que a sonda falhou na primeira tentativa de aterrissar sobre o asteróide.
Nesta quarta-feira, a Jaxa retificou a informação de que a sonda teve êxito em sua missão, ao aterrissar por quase 30 minutos sobre o Itokawa. Mas o aparelho não conseguiu apanhar as amostras da superfície do corpo celeste necessárias para completar a experiência.
Este é a primeira expedição do Japão para enviar tecnologia espacial a um objeto astronômico extreterrestre.
Há dez dias, a missão sofreu um contratempo quando a Jaxa anunciou que havia perdido contato com um robô-sonda que, liberado pela Hayabusa, deveria tê-la precedido no contato físico com o asteróide.
O robô Minerva também deveria ter tocado a superfície do asteróide, em órbita ao redor do Sol, para obter informações sobre a composição do corpo celeste.
Com 600 gramas de peso e três câmeras, a missão do Minerva era reduzir os riscos para a aterrissagem momentânea da sonda e enviar os dados através da sonda.
As fotografias tiradas da sonda Hayabusa mostraram o robô Minerva se separando do asteróide sem ter cumprido seu objetivo, indicou a agência espacial japonesa.
Em 20 de novembro, chegou a vez da sonda Hayabusa tocar o asteróide, registrar dados sobre a temperatura do bólide espacial e fotografar o Itokawa, antes de abandonar o asteróide.
No plano inicial, a sonda espacial deveria realizar uma nova aproximação e contato em 25 de novembro para obter amostras que permitam estudar a origem de nosso sistema planetário.
A Agência de Exploração Espacial do Japão afirmou hoje que deve ficar para amanhã a decisão sobre uma segunda tentativa.
Embora a sonda não pareça ter sofrido danos graves, alguns de seus sensores precisam ser revisados por controle remoto, acrescentou a Jaxa.
Após cumprir sua missão, a sonda Hayabusa ligará seus motores e retornará à Terra, aonde chegará em junho de 2007.
O asteróide foi descoberto em 1998 por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, e recebeu esse nome em homenagem a Hideo Itokawa, pioneiro da pesquisa espacial japonesa.
O Itokawa mede 312 metros de largura, 584 metros de comprimento e 276 metros de altura.
EFE
Agência Efe - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência Efe S/A.Terra