Autor Tópico: O que é 'penitência' ?  (Lida 1416 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
O que é 'penitência' ?
« Online: 18 de Setembro de 2015, 06:35:26 »
Se há algum católico por aqui...a penitência pelos 'pecados' tira as consequências do mesmo,segundo a crença católica ? quer dizer.se alguém comete um erro(muito)grave,basta fazer 'penitência' que não vai sofrer nenhum tipo de consequência por isso ?
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
Re:O que é 'penitência' ?
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2015, 07:48:01 »
penso que só existe julgamentos aceitos pelo intimo, vindo da própria consciência, é ela que decide impor sofrimento ao corpo, ao meu ver uma insanidade improdutiva,mais valido seria tentar  "indenizar" as vitimas do seu erro. :vergonha:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Setembro de 2015, 09:59:58 »
Quando eu era católico eu sabia que a "penitência" só tira as consequências dos "pecados" se forem confessados a um sacerdote (Padre, bispo...). E que eu me lembre existem certos tipos de"pecados" que só podem ser perdoados por sacerdotes de level ou tier mais altos, talvez o padre da igreja perto da sua casa nao tenha skill pra "perdoar" certos "pecados". Aí você vai ter que in encher o saco de um bispo que tem mais HP e mana pra isso.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3 Online: 18 de Setembro de 2015, 12:04:04 »
Quando eu era católico eu sabia que a "penitência" só tira as consequências dos "pecados" se forem confessados a um sacerdote (Padre, bispo...). E que eu me lembre existem certos tipos de"pecados" que só podem ser perdoados por sacerdotes de level ou tier mais altos, talvez o padre da igreja perto da sua casa nao tenha skill pra "perdoar" certos "pecados". Aí você vai ter que in encher o saco de um bispo que tem mais HP e mana pra isso.
Bom, acho que não foi atoa então que eu achei que essa palavra "penitência" de alguma forma tinha a ver com "pênis". O cristão vai lá e "paga uma penitência" no do Padre. Se a falta for muito grande tem que ser no do Bispo...
« Última modificação: 18 de Setembro de 2015, 13:08:22 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Setembro de 2015, 12:53:13 »
penso que só existe julgamentos aceitos pelo intimo, vindo da própria consciência, é ela que decide impor sofrimento ao corpo, ao meu ver uma insanidade improdutiva,mais valido seria tentar  "indenizar" as vitimas do seu erro. :vergonha:

Como você não é católico, o valor dessa resposta aqui é nulo.

Se há algum católico por aqui...a penitência pelos 'pecados' tira as consequências do mesmo,segundo a crença católica ? quer dizer.se alguém comete um erro(muito)grave,basta fazer 'penitência' que não vai sofrer nenhum tipo de consequência por isso ?

Já consultou o Catecismo da Igreja Católica? A grande vantagem do Catolicismo Romano é sua codificação e padronização teológica, que ao menos o tornam relativamente previsível comparado a imensa exuberância protestante de interpretações. Do Catecismo:

Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão»

E logo depois, sobre a Satisfação do Pecado:

Muitos pecados prejudicam o próximo. Há que fazer o possível por reparar esse dano (por exemplo: restituir as coisas roubadas, restabelecer a boa reputação daquele que foi caluniado, indemnizar por ferimentos). A simples justiça o exige. Mas, além disso, o pecado fere e enfraquece o próprio pecador, assim como as suas relações com Deus e com o próximo. A absolvição tira o pecado, mas não remedeia todas as desordens causadas pelo pecado (57). Aliviado do pecado, o pecador deve ainda recuperar a perfeita saúde espiritual. Ele deve, pois, fazer mais alguma coisa para reparar os seus pecados: «satisfazer» de modo apropriado ou «expiar» os seus pecados. A esta satisfação também se chama «penitência».

A penitência que o confessor impõe deve ter em conta a situação pessoal do penitente e procurar o seu bem espiritual. Deve corresponder, quanto possível, à gravidade e natureza dos pecados cometidos. Pode consistir na oração, num donativo, nas obras de misericórdia, no serviço do próximo, em privações voluntárias, sacrifícios e, sobretudo, na aceitação paciente da cruz que temos de levar.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2015, 12:57:22 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #5 Online: 18 de Setembro de 2015, 13:14:51 »

Bom, acho que não foi atoa então que eu achei que essa palavra "penitência" de alguma forma tinha a ver com "pênis".

um pé no saco :hihi:
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #6 Online: 18 de Setembro de 2015, 14:32:49 »
Sem falar que é um Sacramento da ICAR, segundo ela, instituído pelo Cristo himself...

http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/p/penitencia.html
GNOSE

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2015, 10:25:01 »
A penitência que o confessor impõe deve ter em conta a situação pessoal do penitente e procurar o seu bem espiritual. Deve corresponder, quanto possível, à gravidade e natureza dos pecados cometidos. Pode consistir na oração, num donativo, nas obras de misericórdia, no serviço do próximo, em privações voluntárias, sacrifícios e, sobretudo, na aceitação paciente da cruz que temos de levar.
Fazer algo que beneficie o próximo e, principalmente, quem foi prejudicado, ainda faz sentido, mas o sofrimento pelo sofrimento é idiota.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2015, 03:08:27 »
Fazer algo que beneficie o próximo e, principalmente, quem foi prejudicado, ainda faz sentido, mas o sofrimento pelo sofrimento é idiota.

Por uma perspectiva hedônica, sim, o sofrer por sofrer é tolo. Contudo o catolicismo dá ao sofrimento um valor redentor/salvífico, que em casos extremos se manifesta na martirologia (comuníssima no Cristianismo Primitivo e durante a Peste Bubônica), que soa alienígena a outros grupos de pessoas - mas ao mesmo tempo coloca o sofrimento como um elemento universalizante e empático - como toda pessoa, até mesmo Deus em forma de Homem, sofreu e sofre, o sofrimento une a todos e permite que entendamos outras pessoas como nossos similares. Não é idêntico ao que ocorre no Budismo, mas manifesta motivos e reações similares.
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #9 Online: 22 de Setembro de 2015, 04:02:29 »
Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade.
Então louvei eu a alegria, porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
Eclesiastes 8:14,15

Penitência não serve pra nada.

Até onde eu sei eu não sei.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Setembro de 2015, 04:45:05 »
Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra: que há justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios, e há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Digo que também isto é vaidade.
Então louvei eu a alegria, porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.

Eclesiastes é praticamente o "Livro de Koans" do Cristianismo, tão exótico que eu não faço ideia como foi preservado como canônico pelo Catolicismo Romano (provavelmente foi citado por algum dos Pais da Igreja e não tinham como chutar como não-canônico um livro que eles aprovavam).

Penitência não serve pra nada.

Talvez, mas isso é algo que cabe aos entusiastas dessa crença lidarem.

São Beda.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Setembro de 2015, 08:59:26 »
Traduzindo: siga os mandamentos de Deus porque ele pode lhe castigar, mas não exagere e procure aproveitar a vida porque ele é incompreensível e muitas vezes o ímpio vive feliz e morre tranquilo, enquanto que muitos justos têm uma vida horrível e morrem sofrendo.

Não esquecendo de que o Eclesiastes afirma que "morreu, acabou", e os saduceus, mesmo na época dos Atos dos Apóstolos, ainda acreditavam nisto.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Setembro de 2015, 09:01:58 »
Contudo o catolicismo dá ao sofrimento um valor redentor/salvífico, que em casos extremos se manifesta na martirologia
Tenho alergia à palavra "salvífico".

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2015, 08:18:00 »
Teoricamente a penitência é um sacrifício a fazer para provar a Deus o seu arrependimento. É nisso que a igreja acredita, e podem ser feitos de várias formas.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!