Autor Tópico: A peste devastadora do séc. VI  (Lida 596 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
A peste devastadora do séc. VI
« Online: 24 de Setembro de 2015, 09:19:51 »
http://br.sputniknews.com/portuguese.ruvr.ru/2014_01_30/cientistas-nao-excluem-hipotese-de-uma-nova-epidemia-de-peste-1757/

http://www.publico.pt/ciencia/noticia/dois-esqueletos-levamnos-numa-viagem-ate-ao-seculo-vi-e-a-peste-justiniana-1622207

Não tinha conhecimento, ou se tive estava completamente obliterado na minha mente, desta peste generalizada do séc VI e agora estou a verificar a sua enorme relevância enquanto leio a obra "Sob o Signo da Espada" (aí no Brasil parece que será "À sombra da espada") do historiador Tom Holland. Até maior do que a Peste Negra do séc. XIV, terá sido importantíssima para a queda do Império Persa e enorme enfraquecimento do Império Romano do Oriente, porquanto facilitou o avanço árabe, no século seguinte, a partir de zonas menos atingidas... Não foram apenas os conflitos intensos entre persas e romanos aquilo que os enfraqueceu.

Pesquisei na internet e encontrei algumas interessantes referências à peste sobredita, nomeadamente pesquisas recentes.

« Última modificação: 24 de Setembro de 2015, 12:10:07 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:A peste devastadora do séc. VI
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2015, 11:06:20 »
Uma pandemia, por decerto, mas não tão devastadora quanto a Peste Negra, 800 anos depois, apesar das dúvidas sobre o body count, narrado por Procópio de Cesaréia.

O mais interessante foi a "mudança" das cepas nesses anos. Oh, céus, existirá Evolução e Seleção Natural?  :ok:
GNOSE

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2015, 11:46:44 »
Ah, mas aí é microevolução, para ser evolução a bactéria tem que virar um ser humano. :nojo:
Isso me lembra quando em uma discussão na internet, uma pessoa citou como exemplo de evolução a especiação de um mosquito, e o digníssimo criacionista perguntou: "tem vídeo dessa evolução"? :shock:
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2015, 11:59:13 »
Ah, mas aí é microevolução, para ser evolução a bactéria tem que virar um ser humano. :nojo:
Isso me lembra quando em uma discussão na internet, uma pessoa citou como exemplo de evolução a especiação de um mosquito, e o digníssimo criacionista perguntou: "tem vídeo dessa evolução"? :shock:

:lol:

Hoje em dia se não estiver no Youtube não pode ser verdade...
"Deus prefere os ateus"

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2015, 12:07:37 »

Fico pensando o que se passa na cabeça de um "jêneo" para usar como fonte um site em que qualquer imbecil pode ir lá e postar o que bem entender, e o pior, muitas vezes sem nem sequer ter referências. |(
Pelo menos, já vi uma dica: :biglol:

http://ceticismo.net/comportamento/porque-o-debate-com-criacionistas-e-perda-de-tempo/
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2015, 13:12:06 »
O avanço árabe pelas areas menos atingidas?

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:31:19 »

Fico pensando o que se passa na cabeça de um "jêneo" para usar como fonte um site em que qualquer imbecil pode ir lá e postar o que bem entender, e o pior, muitas vezes sem nem sequer ter referências. |(
Pelo menos, já vi uma dica: :biglol:

http://ceticismo.net/comportamento/porque-o-debate-com-criacionistas-e-perda-de-tempo/

Ele estava só a fazer uma piada ;)
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2015, 15:21:32 »
....porquanto facilitou o avanço árabe, no século seguinte, a partir de zonas menos atingidas...

O avanço árabe pelas areas menos atingidas?

Eu referi a partir de zonas menos atingidas... e não pelas áreas menos atingidas... O avanço árabe já não encontrou as populações, fortalezas e exércitos romanos e persas que existiam antes da peste...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!