Haitiano é morto a facadas e pauladas em SC
Polícia Civil investiga se assassinato foi motivado por preconceito em Navegantes
A Polícia Civil investiga um suposto crime de ódio contra um haitiano na madrugada de domingo (18), em Navegantes (SC). O homem foi morto a pauladas e facadas por um grupo de jovens.
Os agressores levaram o telefone da vítima, por isso, o crime foi registrado como latrocínio (roubo seguido de morte). Porém, a polícia suspeita que o assassinato pode ter sido motivado por intolerância e preconceito.
Várias pessoas prestaram depoimentos, entre elas um adolescente de 16 anos, que deu entrada no hospital pouco depois da vítima. Ele também estava ferido e foi reconhecido por testemunhas como um dos agressores.
De acordo com testemunhas, um grupo de jovens passou pela rua xingando os haitianos que moram na região. Fetiere Sterlin, de 33 anos, não gostou e reclamou com o grupo, que se dispersou. Cerca de dez minutos depois, os rapazes retornaram ao local armados com armas com facas, pedaços de pau e pás, e atacaram o estrangeiro.
Segundo a Associação de Haitianos de Navegantes, Sterlin estava no Brasil há três anos, sendo dois no litoral norte de Santa Catarina. O homem trabalhava como isolador em uma empresa de construção naval.
O corpo do haitiano está no IML (Instituto Médico Legal) de Itajaí e deve ser liberado após reconhecimento da família. O problema é que os pais e os irmãos de Sterlin moram nos Estados Unidos.
Vanessa Pandoja, mulher da vítima, conversou com a Rede Record sobre a dificuldade em liberar o corpo do marido. O casal estava junto havia dois anos. Segundo a jovem, um dos agressores ameaçou Sterlin antes de voltar com um grupo maior.
— Quando eles voltaram, não ofensa mais. Eles já chegaram nos agredindo. Quando eu fui atrás do meu marido, já o vi caído no chão e ensanguentado. Agora, eu só quero liberar o corpo do meu marido.