Sou um tanto (para dizer pouco) cético quanto a estes experimentos.
Dizer que Dean Radin encontrou efeito da consciência sobre um feixe de luz não me impressiona. Radin parece ser um pesquisador com metodologia fraca, pelo menos quando está estudando paranormalidade (vide
http://theness.com/neurologicablog//can-thinking-change-reality/). Também tem um forte viés para encontrar alguma prova destes fenômenos, já que vende bastante escrevendo sobre isso.
Mesmo que este experimento do Gabriel Guerrer encontre algo positivo vou continuar com um pé atrás. Vou explicar porque.
Antes de se ficar excitado com algum experimento que demonstraria tais poderes da mente, é necessário lembrar de algo chamado de "viés de publicação". Quando um experimento "dá certo" (droga X cura doença Y, por exemplo) o autor consegue publicar os resultados. Quando o resultado é negativo ninguém publica e tudo fica esquecido. O resultado, na área médica, é que por exemplo dez estudos que não mostram nenhum efeito de uma droga permanecem esquecidos, e um estudo que por pura sorte mostra um efeito positivo é publicado. Então todo mundo acredita que um medicamento inútil funciona.
Se o Gabriel Guerrer não tiver sucesso ninguém vai se lembrar disso. Aliás, aposto que se não tiver sucesso praticamente ninguém vai saber disso. Sabe-se lá quantos pesquisadores ao redor do mundo estão tentando replicar o experimento. Nunca vamos saber nada sobre os que falharem. "Pesquisador mostra que poder da mente não desvia feixe luminoso" não é notícia em lugar nenhum, e nenhuma revista cientifica vai publicar um artigo tão óbvio assim. Mas se 1 pesquisador em 100 obtiver um resultado positivo, vai virar notícia.