Autor Tópico: Bispos alemães defendem exclusão de quem não paga imposto  (Lida 715 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Bispos alemães defendem exclusão de quem não paga imposto
« Online: 27 de Outubro de 2015, 17:16:58 »
Citação de: tribodejacob.blogspot.com.br
Bispos alemães defendem exclusão de quem não paga imposto

Na Alemanha, e também já em alguns comentário neste blogue, esta notícia está a dar polémica. Pode chocar que um sacramento fique por receber se não se paga o imposto religioso, mas as regras são essas e para não o pagar (em tal caso, a quantia não vai para o fisco alemão, mas fica no bolso do contribuinte) é preciso declarar que não se pertence à igreja em causa (católica ou outra).

Portanto, também fica mal a alguém não querer contribuir (um dos cinco antigos mandamentos da Igreja, julgo que já ninguém os aprendem é"contribuir para as despesas de culto" ou "ajudar a Igreja nas suas necessidades"), mas querer receber o que é próprio dessa comunidade.

Julgo que a notícia tem uma imprecisão. O imposto não será de 9 por cento sobre os rendimentos (quase o dízimo!) mas de 9 por cento do imposto liquidado. Mesmo assim é muito. Dá uma média de 200 e tal euros por pessoa, tendo em conta que a Igreja católica tem 25 milhões de membros declarados (muitos estarão isentos) e recebe 6 mil milhões de euros.

Note-se que em Portugal pode-se dar 0,5 por cento do imposto liquidado a  uma instituição e na Itália há o "8 por mil". Em Espanha também há algo do género, embora a Igreja receba muito mais do Estado, por outras vias, comparativamente ao que acontece em Portugal.

Evidentemente, há aqui uma questão mais radical que se coloca: a graça de Deus - que só pode ser gratuita - precisar de uma estrutura que, para se manter, custa dinheiro. E custa em todo o lado, com impostos, côngruas, coletas, peditórios, cortejos, etc., etc. Poderia ser de outro modo? Até no tempo de Jesus assim foi. E, dizem alguns, quem o financiava eram... umas mulheres ricas.

http://tribodejacob.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html

Parece que a política na Europa  não está totalmente separada da igreja.

« Última modificação: 27 de Outubro de 2015, 17:20:31 por JJ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Bispos alemães defendem exclusão de quem não paga imposto
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2015, 17:22:08 »
É o fim da picada...
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2015, 17:27:15 »
Até no tempo de Jesus assim foi. E, dizem alguns, quem o financiava eram... umas mulheres ricas.

Quando eu digo que era outro pilantra (Se existiu mesmo...) muita gente reclama.

Offline Rlionsan

• Nível 01
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2015, 21:07:33 »
Em princípio, se você pertence a uma instituição ou grupo e espera receber serviços desta, nada mais justo que contribua para sua manutenção.  No caso em particular as coisas são um pouco mais complicadas, pois para alguns fiéis sinceros os serviços prestados pela ICAR estão na categoria de essencias :histeria:.  Além disto, seria de se esperar que uma instituição com padrões éticos tão elevados  :histeria: não deixasse seus fiéis na rua da amargura, negando-se a oficiar, por exemplo, um casamento, apenas porque o casal optou por não pagar a "manutenção".
Acho que a chiadeira da igreja católica na Alemanha indica que cada vez menos gente está disposta a sustentar o luxo da hierarquia.
http://www.washingtonpost.com/news/morning-mix/wp/2014/03/28/how-the-bishop-of-bling-spent-43-million-renovating-this-house/
Apenas para constar, as igrejas luteranas na Alemanha também recebem dinheiro através do mesmo mecanismo.  Se você é católico, seu dinheirinho suado vai para ICAR, se for luterano vai para a igreja luterana.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:14:39 »
Igreja e estado, as duas piores invenções da humanidade. Quero ser livre de pagar dízimo de qualquer religião, principalmente a principal delas no momento, o estatismo.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:17:23 »
Até no tempo de Jesus assim foi. E, dizem alguns, quem o financiava eram... umas mulheres ricas.

Quando eu digo que era outro pilantra (Se existiu mesmo...) muita gente reclama.
Arcanjo, fortes indícios apontam que Jesus Cristo nunca existiu.

Saudações

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:21:06 »
Igreja e estado, as duas piores invenções da humanidade. Quero ser livre de pagar dízimo de qualquer religião, principalmente a principal delas no momento, o estatismo.
O estudo da religião política é o principal foco da página do Luciano Ayan.

Saudações

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:37:45 »
Na Alemanha, é oficial: cada um tem que pagar dízimo, como um imposto, à igreja à qual declara pertencer.
Isto vem de séculos atrás, quando cada príncipe impunha sua religião aos respectivos súditos: católico, calvinista, protestante (Cuius regio, eius religio).

De uns anos para cá, muitos alemães pediram para ser desligados de suas igrejas ou excomungados para não ter mais que pagar.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:39:33 »
Na Alemanha, cada um tem que pagar dízimo, oficialmente, como um imposto, à igreja à qual declara pertencer.
Isto vem de séculos atrás, quando cada príncipe impunha sua religião aos respectivos súditos: católico, calvinista, protestante (Cuius regio, eius religio).

De uns anos para cá, muitos alemães pediram para ser desligados de suas igrejas ou excomungados para não ter mais que pagar.
A liberdade é uma aspiração constante para o ser humano...

Saudações

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2015, 11:21:37 »

Arcanjo, fortes indícios apontam que Jesus Cristo nunca existiu.

Saudações

Ou era um picareta ou era uma mentira :lol:

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2015, 14:31:56 »
A existência e Jesus, o ser humano, é consenso entre historiadores e antropólogos, eu acho.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2015, 14:38:07 »
A existência de Geotecton, o homem, é consenso entre os historiadores da ciência e os geólogos.

Tenho certeza.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2015, 14:50:51 »
A existência de Geotecton, o homem, é consenso entre os historiadores da ciência e os geólogos.

Tenho certeza.

Sou testemunha.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2015, 16:38:27 »
Não queria desvirtuar o tópico, mas...

http://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2014/04/15/desculpai-mas-jesus-existiu-um-preambulo/
http://darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/category/jesus-historico/
Ou seja,

Jesus existiu. Tá, eu sou católico mas. e daí? Se eu fosse até ateu também diria, não o Jesus de verdade, mas um cara que pregava lá. Tá vendo? Provei que Jesus histórico existiu!
Até onde eu sei eu não sei.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 28 de Outubro de 2015, 16:58:41 »
Não é prova, há evidências indiretas, coisas comuns para personagens da história da época. Na falta de paper mais sérios eu postei isso. Já sobre Moíses e escravos hebreu no Egito, a postura dos historiadores e antropólogos é cética pra cacete.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 28 de Outubro de 2015, 17:05:19 »
Não é prova, há evidências indiretas, coisas comuns para personagens da história da época. Na falta de paper mais sérios eu postei isso. Já sobre Moíses e escravos hebreu no Egito, a postura dos historiadores e antropólogos é cética pra cacete.
Nem Jesus, nem o moedor de zés existiram de verdade, ponto  final.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #17 Online: 28 de Outubro de 2015, 17:41:42 »
Citação de: tribodejacob.blogspot.com.br
...Note-se que em Portugal pode-se dar 0,5 por cento do imposto liquidado a  uma instituição...

Em Portugal, não só é facultativo..., como a instituição não tem de ser religiosa... Eu costumo dar para o um banco alimentar de apoio a pessoas em grande carência... mas também já dei para instituições de apoio a deficientes... ou também de ajuda a animais abandonados... Há imensas associações por onde escolher..., desde que sejam com fins não lucrativos.

Aqui, esta medida não é vista como uma ajuda a instituições religiosas... Fica ao critério de cada contribuinte.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2015, 17:45:24 por Pagão »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #18 Online: 29 de Outubro de 2015, 03:05:39 »

E não está mesmo. Diversas nações europeias que são seculares na prática ainda mantém ou sustentam Igrejas Nacionais ou coletam impostos para manutenção de grupos religiosos. Exemplos são a Inglaterra e sua Igreja Anglicana (que é tecnicamente cesaropapista), a Grécia e a Igreja Ortodoxa Grega e todas nações Nórdicas (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia) possuem Igreja Luteranas Nacionais que são reconhecidas como Religiões do Estado e cujos membros são funcionários do Estado (o que leva a situações hilárias, como ateus sendo sacerdotes porque o Estado não pode discriminar funcionários por critérios religiosos) - sem contar que alguns microestados europeus (Liechtenstein, Malta) tem a Igreja Católica Romana como Igreja do Estado.

A liberdade é uma aspiração constante para o ser humano...

Quisera ter tamanha fé para acreditar nisso.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2015, 10:52:57 por El Elyon »
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Outubro de 2015, 09:27:12 »

E não está mesmo. Diversas nações europeias que são seculares na prática ainda mantém ou sustentam Igrejas Nacionais ou coletam impostos para manutenção de grupos religiosos. Exemplos são a Inglaterra e sua Igreja Anglicana (que é tecnicamente cesaropapista), a Grécia e a Igreja Ortodoxa Grega e todas nações Nórdicas (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia) possuem Igreja Luteranas Nacionais que são reconhecidas como Religiões do Estado e cujos membros são funcionários do Estado (o que leva a situações hilárias, como ateus sendo sacerdotes porque como o Estado não pode discriminar funcionários por critérios religiosos) - sem contar que alguns microestados europeus (Liechtenstein, Malta) tem a Igreja Católica Romana como Igreja do Estado.

Aqui em Portugal a ajuda às organizações religiosas consiste mais nas isenções fiscais que as beneficiam... A igreja católica alega que é uma forma do Estado compensar as nacionalizações de bens da Igreja durante a 1ª República anticlerical (1914-26) e as demais organizações religiosas beneficiam por uma questão de igualdade de tratamento...
Além disto, há serviços de natureza educacional e assistencial em que o Estado tem acordos com a Igreja e que, supostamente, permitem que esta desenvolva atividades de utilidade pública que sairiam mais custosas ao Estado se fosse este a pagar integralmente..., mas é um terreno pantanoso que, por vezes, motiva discussão política (especialmente os subsídios a colégios em detrimento da escola pública, em função de pretensa "liberdade de escolha").
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!