Ainda estou lendo o texto, mas, a princípio, demonstra ser equilibrado, realista, e o que considerei melhor, consciente do contexto global e com um diagnóstico correto e coerente. Vou continuar para ver ser as propostas (devem existir no documento) são factíveis. Esse documento faz petistas ficarem rubros de vergonha, já que os documentos do PT são recheados de alucinação e revolta.
Mas, como não poderia deixar de ser, a veia estatista e intervencionista do PMDB (e da maioria dos partidos) não poderia deixar de estar lá. Isso abaixo deve fazer muita gente aqui no fórum entrar em êxtase
As modernas economias de mercado precisam de um Estado ativo e também moderno. Quem nos diz isto não é apenas a teoria econômica, mas a experiência histórica dos países bem-sucedidos. Só o Estado pode criar e manter em funcionamento as instituições do Estado de Direito e da economia de mercado, e só ele também pode suprir os bens e serviços cujos benefícios sociais superam os benefícios privados. Portanto, as discussões sobre o tamanho e o escopo do Estado quase sempre se movem no vazio, porque a questão central é que o Estado deve ser funcional, qualquer que seja o seu tamanho.
Saudações