Autor Tópico: Como classificar diretores/autores (soa-se o alerta nerd)  (Lida 1573 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Como classificar diretores/autores (soa-se o alerta nerd)
« Online: 28 de Novembro de 2015, 22:48:42 »
Compartilho uma classificação para diretores de cinema que uso inconscientemente! Estou curioso para ver se alguém gosta. Ela foi criada para lidar com diretores de cinema, mas acredito que sirva para qualquer arte. Lá vai:

Classe A: Auteurs. Diretores com uma marca pessoal, ao qual vendo alguns minutos você não tem a menor dúvida de se trata um filme do diretor X. A preocupação com uma idéia/uma estética/um sentimento para passar são os que normalmente os levam à terras idiossincráticas, e eles escolhem persegui-la sem qualquer preocupação comercial. Exemplos: Tarkovsky, Ozu, Shohei Imamura, Mike Leigh, Herzog, Terrence Malick, Bergman. Kurosawa, às vezes.

Classe B: Semi-auteurs. Como a categoria acima, diretores da classe B estão preocupados em expressar-se, mas sem deixar as preocupações comerciais de lado. Acessibilidade e expressão pessoal andam de mãos dadas. Exemplos: muitos diretores americanos. Spielberg, Scorsese, Hitchcock, Woody Allen. Kurosawa, às vezes.

Classe C: Fantasmas competentes. Diretores cujos filmes são muito bons, que funcionam perfeitamente para contar uma história ou até passar uma idéia, mas sem chamar qualquer atenção ao diretor em si. Isto é conseguiddo usando-se as ferramentas usuais do cinema aos quais estamos acostumados e já estão aprovadas pelo público. Pela própria definição é difícil de dar exemplos, mas, sei lá, o cara que fez Ghostbusters? Rocky é um grande exemplo de filme dessa categoria.

Classe D: Diretores ruins. Exemplo: seu diretor predileto.

Classe S: Diretores que se chamam Kurosawa e dirigiram Um Domingo Maravilhoso. Tá difícil encaixar ele, então, ele merece a própria.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Como classificar diretores/autores (soa-se o alerta nerd)
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2015, 22:52:52 »
Se alguém se preocupar, sim, eu sei que esse é um exercício bobo, e eu vi filmes demais pra pensar nessas coisas. Mas pô, é que sabem como é, tá difícil ver os jogos do Vasco.

No mais: nenhum seriado americano faz parte da categoria A, certamente. Mas não sei nem se existe algum seriado que esteja na classe B. Aliás, os seriados americanos são os exemplos-mor da categoria C. :P

« Última modificação: 28 de Novembro de 2015, 22:55:29 por Rocky Joe »

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2015, 12:28:49 »
Compartilho uma classificação para diretores de cinema que uso inconscientemente! Estou curioso para ver se alguém gosta. Ela foi criada para lidar com diretores de cinema, mas acredito que sirva para qualquer arte. Lá vai:

Classe D: Diretores ruins. Exemplo: seu diretor predileto.

:biglol:

Eu nunca me prendi tanto em diretores. Parando para pensar, vários de meus filmes prediletos eu nem sequer sei quem dirigiu.

Se eu tivesse que fazer uma classificação para diretores como a sua seria:

Scorsese: Tudo que produz é bom, é diferente, foge do padrão Hollywoodiano, etc.

O Resto: Tem uns que podem fazer excelentes filmes como podem, em maior ou menor regularidade, fazer filmes que não prestam, que são superestimados ou que são pura presunção.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2015, 12:54:55 »
Heh. As categorias estão bem definidas, mas o que dizer de filmes dirigidos por malucos? É, aqueles filmes onde você tem a sensação que não deveriam ter deixado a porta do hospício aberta, e nessa categoria eu incluo os filmes de Tarantino, os filmes dirigidos por Guillermo del Toro e os filmes do Tim Burton.

Ah, James Cameron, também.

:hihi:
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2015, 14:21:22 »
No mais: nenhum seriado americano faz parte da categoria A, certamente.

Talvez Twin Peaks seja uma exceção, ou quase/rumando a isso, em boa parte dos episódios. Embora não chegue a ser um seriado de "império dos sonhos".

Acho que a maioria das outras séries devem ter quase tantos diretores quanto escritores, tentando manter o estilo da série, não tanto algo "pessoal".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2015, 14:49:32 »
Eu já acho que tem os filmes que funcionam bem para diretores quando dizem respeito a gênero, como os do Sergio Leone em faroestes, os do Wes Craven no terror, os da Nouvelle Vague, como com o Fronçoise Truffaut, e assim vai.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2015, 15:26:12 »
Diretores de gênero eu não sei classificar na minha categoria A ou B, já que a comercialidade pode ser necessária para o autor de qualquer forma. Minha classificação desmorona. :hihi:

Por isso não conseguiria classificar os diretores que a Brienne citou. Gah!

Citação de: Buckaroo Banzai
Talvez Twin Peaks seja uma exceção, ou quase/rumando a isso, em boa parte dos episódios. Embora não chegue a ser um seriado de "império dos sonhos".

Nunca assisti Twin Peaks. Tu acha que eu gostaria? Não que eu devesse procurar mais coisas para assistir... :P

Acho que a maioria das outras séries devem ter quase tantos diretores quanto escritores, tentando manter o estilo da série, não tanto algo "pessoal".

Você acha que isso é um problema para as séries? Eu tenho essa impressão. Quando a coisa é autoral, fica mais de coração. Aí o efeito emocional em você tende a ser maior, se a ressonância acontecer.

Um dos motivos de eu gostar de mangás é que é um mundo autoral pra caralho.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2015, 15:36:06 »
Diretores de gênero eu não sei classificar na minha categoria A ou B, já que a comercialidade pode ser necessária para o autor de qualquer forma. Minha classificação desmorona. :hihi:

Ainda há esse pudor sobre produtos serem comerciais?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2015, 15:39:36 »

Ainda há esse pudor sobre produtos serem comerciais?
Entrando num restaurante e pedindo um comerciável strogonoff...

Ou na expetativa por algo não comerciável...
« Última modificação: 29 de Novembro de 2015, 15:42:12 por Sergiomgbr »

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2015, 15:42:05 »
A questão da diferença de classes A, B e C não é sobre serem bons diretores ou ruins diretores. São para refletir a diferença mais gritante para mim entre diretores.

Eu acho que uma arte/entretenimento com preocupações comerciais é diferente do que não é.

Eu nunca me prendi tanto em diretores. Parando para pensar, vários de meus filmes prediletos eu nem sequer sei quem dirigiu.

A preocupação com diretores é provavelmente por causa da 'auteur theory': (tirado daqui: https://splashpages.wordpress.com/2015/11/27/a-teoria-do-auteur-e-o-culto-aos-autores/)

A Teoria do Auteur (autor, em francês), surgiu por volta de 1954 e tem como principal defensor François Truffaut. Esse método de análise de filmes foi originalmente associado à Nouvelle Vague e aos críticos que escreviam na revista Cahiers du Cinéma. Esse pressuposto diz que uma única pessoa é dona de um determinado filme, ou seja, esse filme é considerado “seu”, por isso muitos associam filmes de determinados diretores como filmes de estilo e marcas autorais próprias. “Este é um filme do Truffaut. Do Tarantino. Do Woody Allen”. O diretor é considerado autor do filme inteiro, sem se preocupar com toda a equipe envolvida.

Essa teoria foi usada pelos cineastas da Nouvelle Vague como justificativa de seus filmes cada vez mais pessoais e idiossincráticos. Hoje em dia, a teoria do auteur tem grande impacto no público e na hora de criticar um filme para a audiência em geral. Foi graças a ela que hoje categorizamos esses tipos de filmes, de estéticas e estilo semelhantes como “filmes do diretor x”, mesmo que o diretor não tenha escrito os roteiros para aquele filme.

O público geral no entanto se preocupa mais com quem atua no filme.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2015, 15:45:42 »

Eu acho que uma arte/entretenimento com preocupações comerciais é diferente do que não é.

Tão diferente quanto puder ser diferente!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2015, 17:20:34 »
Citação de: Buckaroo Banzai

Nunca assisti Twin Peaks. Tu acha que eu gostaria? Não que eu devesse procurar mais coisas para assistir... :P

Não tenho como saber...

Tem algo bem "novela dramalhão", misturado com um pouco de "arquivo X", com uns toques de "mulholland drive". E um pouco de humor que me lembra um pouco o de "caça-fantasmas", ainda que talvez haja alguma outra mais próxima que não me lembro agora.  :hein:

"The killing - além de um crime" foi inicialmente rotulada como um "revamp" de Twin Peaks, pela similaridade do plot em linhas gerais, uma longa investigação do assassinato de uma garota numa cidadezinha isolada, em contraste com a fórmula resolvemos-dois-casos-e-meio-por-episódio-na-grande-cidade, de muitos outros seriados "procedurais".

Você acha que isso é um problema para as séries? Eu tenho essa impressão. Quando a coisa é autoral, fica mais de coração. Aí o efeito emocional em você tende a ser maior, se a ressonância acontecer.

Um dos motivos de eu gostar de mangás é que é um mundo autoral pra caralho.

Acho que não necessariamente perde nada, pensando apenas em filmes, que é o que eu teria para comparar. Não que eu não goste do estilo característico mais perceptível de alguns diretores... só não é tudo que conta para um filme ser bom, e em tese, estilos mais característicos como esses poderiam ser criado e mantido na produção de um seriado, mesmo que passando pelas mãos de diferentes diretores. Um pouco como em animação se tem os "model sheets" e etc para os desenhistas seguirem, em vez de cada um desenhar com um estilo individual.

Ou, esses diretores estilosos poderiam ter pupilos-assistentes que de fato fazem a maior parte do trabalho, apenas orientados a seguirem o estilo. Com uma ou outra refilmada eventual, mas na maior parte do tempo só dando uma ajeitada na edição. Basta os diretores darem uma olhada no roteiro antes e escolherem os "money shots" onde o seu estilo ficaria mais evidente, e priorizarem a direção pessoal desses, deixando ghost-assistant-directors cuidarem do resto.

<Insira aqui onomatopéia para fãs fanáticos de diretores estilosos desmaiando com a idéia das obras não serem o mais puro e concentrado fruto genuíno da alma individual do diretor>

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2015, 17:52:45 »
Concordo, mas não sei, em termos de gosto pessoal, quando a coisa é produzida por uma pessoa só - ou, claro, se aproxima disso -, acho que fica mais focada. Às vezes muitas ideias atrapalham a coisa, que é o que sinto em seriados que gosto, como Community. Ou em Guerra dos Tronos, em que os poucos toques de direção mais diferentes ficam isolados, como 'truque'. Mas é mais uma coisa prática do que em princípio, acho.

Mas, sei lá. Mesmo coisas criadas por uma pessoa só, todos pegam dicas ao seu redor; de algo que a esposa falou, sei lá. Se eu não estou me fazendo entender (o que é normal comigo, e eu to com muita fome mas preguiça de cozinhar), estou pensando se em arte o melhor é ser criada por uma pessoa apenas ou uma pessoa com ajuda de 5000 dando ideias.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2015, 19:01:24 »
Será que em séries americanas, os produtores seriam mais análogos aos diretores no cinema? :hein:

Se é melhor o resultado objetivo eu não sei, mas sem dúvida o aspecto autoral tem um apelo muito forte. Seja por se achar que tem algo meio profundo e pessoal na coisa, ou só por ser trabalho de uma pessoa só, quase sempre mais impressionante do que algo do mesmo porte, mas obra coletiva. Que fica meio que parecendo "trapaça", algo que nenhuma das N pessoas envolvidas seria capaz de fazer sozinha, e elas não sendo necessariamente individualmente muito melhores do que ninguém.

Teve um livro de mistério/detetive, escrito em conjunto pela Agatha Christie e mais uns dez ou quinze autores, algo assim. Cada um fazia um capítulo e um final alternativo, e passava a bola para o seguinte (mas acho que sem dar o final, não lembro). Mas cada um escrevia ainda independentemente.

Não sei se foi um sucesso estupendo nem nada, mas acho que deve ter sido um sucesso maior do que teria sido se fosse um trabalho em equipe mais "liquidificado", com todos escrevendo "tudo" em conjunto, mesmo com nomes de peso. De forma similar, não consigo imaginar que uma série de livros de sucesso teria o mesmo sucesso sendo publicamente creditada a uma equipe de ghostwriters, versus um único autor nomeado.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2015, 18:12:33 »
Em termos temporais: Antes de Michael Bay / Depois de Michael Bay.
Em qualidade: em escalas de Zack Snyder.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Dezembro de 2015, 19:41:43 »

Sim, em uma escala em quanto menor o diretor estiver melhor sua qualidade, né? :rola:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Dezembro de 2015, 00:34:59 »

Gosto do senso de humor do Gaúcho.

Modelo compacto.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #17 Online: 02 de Dezembro de 2015, 12:38:57 »
Vocês não entendem nada de cinema :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Dezembro de 2015, 13:02:33 »

Michael Bay é explosão. Snyder é slowmo. Tarantino é diálogo e pés descalços. Spielberg é aventura. George Lucas é mau diálogo. Tim Burton é dark. Scorcese é não-continuidade (eu acho).

Fecha o tópico.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #19 Online: 02 de Dezembro de 2015, 13:51:23 »

George Lucas é mau diálogo.

Assim como ousa você de algo acusar diálogo mau é George Lucas?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2015, 18:08:58 »
Rocky Joe, a gente tem meio que os mesmos gostos, acho que vais adorar Twin Peaks. É uma das minhas séries favoritas.

É difícil falar em "série autoral" porque as séries são comerciais quase por definição. Ainda, assim, acho que daria para dizer que o David Simon é um produtor de séries classe A.

Será que em séries americanas, os produtores seriam mais análogos aos diretores no cinema? :hein:
Com certeza, porque as temporadas geralmente são dirigidas por quatro ou cinco diretores diferentes,mas cada um precisa ficar restrito ao estilo que o produtor definiu, até para manter a coerência estética da obra.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2015, 20:46:08 »
<a href="https://www.youtube.com/v/_wYtG7aQTHA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/_wYtG7aQTHA</a>

feat. Tarantino, Kubrik, Bay

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Dezembro de 2015, 21:04:31 »
O Michael Bay tem um crédito, ao menos: sem ele não existiria Chumbo Grosso (Hot Fuzz)  como é. :P

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Dezembro de 2015, 21:31:35 »
<a href="https://www.youtube.com/v/_wYtG7aQTHA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/_wYtG7aQTHA</a>

feat. Tarantino, Kubrik, Bay

Que canal foda! hehe

Isso a Globo não mostra!
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!