Compartilho uma classificação para diretores de cinema que uso inconscientemente! Estou curioso para ver se alguém gosta. Ela foi criada para lidar com diretores de cinema, mas acredito que sirva para qualquer arte. Lá vai:
Classe A: Auteurs. Diretores com uma marca pessoal, ao qual vendo alguns minutos você não tem a menor dúvida de se trata um filme do diretor X. A preocupação com uma idéia/uma estética/um sentimento para passar são os que normalmente os levam à terras idiossincráticas, e eles escolhem persegui-la sem qualquer preocupação comercial. Exemplos: Tarkovsky, Ozu, Shohei Imamura, Mike Leigh, Herzog, Terrence Malick, Bergman. Kurosawa, às vezes.
Classe B: Semi-auteurs. Como a categoria acima, diretores da classe B estão preocupados em expressar-se, mas sem deixar as preocupações comerciais de lado. Acessibilidade e expressão pessoal andam de mãos dadas. Exemplos: muitos diretores americanos. Spielberg, Scorsese, Hitchcock, Woody Allen. Kurosawa, às vezes.
Classe C: Fantasmas competentes. Diretores cujos filmes são muito bons, que funcionam perfeitamente para contar uma história ou até passar uma idéia, mas sem chamar qualquer atenção ao diretor em si. Isto é conseguiddo usando-se as ferramentas usuais do cinema aos quais estamos acostumados e já estão aprovadas pelo público. Pela própria definição é difícil de dar exemplos, mas, sei lá, o cara que fez Ghostbusters? Rocky é um grande exemplo de filme dessa categoria.
Classe D: Diretores ruins. Exemplo: seu diretor predileto.
Classe S: Diretores que se chamam Kurosawa e dirigiram Um Domingo Maravilhoso. Tá difícil encaixar ele, então, ele merece a própria.