Autor Tópico: Coreia do Norte anuncia teste com bomba H  (Lida 832 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline João da Ega

  • Nível 21
  • *
  • Mensagens: 774
Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Online: 07 de Janeiro de 2016, 13:36:13 »
Citar
Coreia do Norte anuncia que fez teste nuclear com bomba H
A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira em sua emissora de televisão estatal que realizou seu primeiro teste com uma bomba nuclear de hidrogênio, pouco depois que um terremoto de magnitude 5.1 foi detectado no nordeste do país como consequência da detonação atômica.

Com isso, este seria o primeiro teste realizado pelo regime de Pyongyang com uma arma termonuclear, cuja detonação é muito mais poderosa que a dos dispositivos atômicos convencionais que o país utilizou em seus três experimentos anteriores, em 2006, 2009 e 2013.

"Agora somos um estado nuclear que também possui a bomba de hidrogênio", disse um locutor em um noticiário especial de cerca de cinco minutos de duração, exibido pela emissora de televisão estatal "KCTV", ao meio-dia local (1h30 de Brasília).

A Coreia do Norte também anunciou através da agência estatal de notícias "KCNA" que o líder Kim Jong-un ordenou no último dia 15 a realização do primeiro teste com uma bomba de hidrogênio.

Antes do anúncio norte-coreano, centros sismológicos de Coreia do Sul, EUA, China e Japão tinham detectado um terremoto com magnitude entre 4,2 e 5,1 no nordeste do país, perto da base de testes nucleares de Punggye-ri, onde ocorreram as provas anteriores.

A detonação de hoje acontece menos de um mês depois que o regime de Kim Jong-un mencionou pela primeira vez que possuía a bomba de hidrogênio, uma afirmação que não pôde ser verificada pela comunidade internacional.

O governo da Coreia do Sul, por sua vez, convocou reuniões de emergência de diferentes departamentos para analisar dados que possam lançar uma luz sobre o fato e tentar verificar se o teste corresponde ou não a um explosivo termonuclear.

A bomba H é milhares de vezes mais potente que uma bomba nuclear comum, como as lançadas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. Assim, caso a Coreia do Norte tenha realmente conseguido desenvolver a tecnologia termonuclear, isso representaria um importante desafio à comunidade internacional em matéria de segurança.

Em resposta aos três testes realizados anteriormente, o Conselho de Segurança da ONU impôs fortes sanções à Coreia do Norte que limitam de forma rígida suas transações internacionais e agravam o isolamento econômico do país
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/coreia-do-norte-anuncia-que-detonou-uma-bomba-de-hidrogenio,4c4e9aa32fd7facd3c6cd601df831225fjuunua0.html


Como a comunidade internacional deveria reagir às provocações da Coreia?
Por que a população, mesmo sofrendo de escassez de quase tudo e conhecendo o padrão de vida de seus vizinhos , não busca derrubar o governo do ditadorzinho?
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline André Luiz

  • Nível 38
  • *
  • Mensagens: 3.657
  • Sexo: Masculino
    • Forum base militar
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2016, 13:44:47 »
Lorentz foi mais rápido, já estava colando o link pro mesmo artigo  :lol:

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2016, 14:15:05 »

Por que a população, mesmo sofrendo de escassez de quase tudo e conhecendo o padrão de vida de seus vizinhos , não busca derrubar o governo do ditadorzinho?

Até onde entendo, o sentimento e sabedoria na cabeça dos nativos norte coreanos não é tão claro assim. Tende mais a ser o contrário, super valorizarem legitimamente o líder supremo e toda sua linhagem, incluindo aí estabelecer a eles feitos do tipo "melhor jogador de golf em tantos circuitos", "inventor da literatura"...

É impressionante o que a clausura e a desinformação podem fazer.

Basta pensar um pouco maior, se em lugares com imprensa "livre" ou pelo menos com a possibilidade irrestrita de se colher informações de fontes de outros locais e viagens ao exterior permitidas, já temos infinitos exemplos de lobotomização ideológica, imagine como é o nível nesses lugares de total fechamento.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2016, 14:19:51 »
O que eu imagino que seja mais fácil acontecer é algum serviço secreto ou governo jogar uma bomba no colo do ditador. Problema resolvido e mais um lugar para instalar fábricas de iPhones.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Brienne of Tarth

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.510
  • Sexo: Feminino
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2016, 14:28:51 »
"Kim Il-Sung praticamente mexeu fundo na psique dos norte-coreanos. Seu culto à personalidade fez de um país comunista que seguia o ateísmo dialético de Karl Marx numa nova religião, em que ele, o Glorioso Líder, era o Messias. A própria Constituição do país cimenta que as ideias de Kim Il-Sung são o único princípio orientador do Estado e suas atividades como a única herança cultural do povo. Não que seja uma religião, mas se você não demonstrar o merecido respeito, com certeza sofrerá sanções que fariam as condenações infernais da Igreja Católica um passeio no parque. Este culto ao poder dos Kim (o sobrenome vem na frente) foi o que garantiu a sucessão hereditária daquela família de psicopatas.

Todas as principais publicações, como jornais, livros didáticos etc. deviam incluir “palavras de instrução” de Kim Il-Sung. Não, Kim Il Sung. Quem escrevesse errado, quebrasse a frase em duas linhas, não demonstrasse o verdadeiro respeito ao escrevê-las e coisas similares que a paranoia governamental achasse que você estava desrespeitando o Grande Líder que derrotou os japoneses sozinho (de acordo com a versão oficial) era executado.
Sai um psicopata, entra outro. Kim Jong-Il, a Estrela Guia do Século XXI, General Glorioso que Desceu do Céu, Comandante Sempre Vitorioso de Vontade Férrea e mais uns 90 títulos assumiu o poder. Kim Jong-Il nasceu numa humilde cabana de madeira na Montanha Sagrada de Paektu. Uma andorinha foi vista no céu, assinalando a chegada da primavera antes da hora. Uma nova e brilhante estrela apareceu no céu e um arco-íris duplo foi avistado nas proximidades. Ao jogar golfe, Kim Jong-Il não conseguiu um hole-in-one, quando se acerta o buraco com uma tacada só. Uma pessoa comum conseguiria isso, mas o Grande Líder conseguiu 11 desses. Os seguranças confirmaram e ninguém no clube teve motivos para negar isso. Os chatos do Comitê Para Segurança do Estado, mais conhecido pela temida sigla KGB, dizem que ele apenas nasceu na Sibéria e nada de mais notável ocorrera na época.

Para vocês terem uma ideia da maluquice que é a psique norte-coreana, quando um grupo de oftalmologistas fez trabalho voluntário lá, restaurando a visão de várias pessoas, elas se recusaram a tirar as bandagens enquanto não estivessem de frente para uma foto de Kim Jong-Il, pois era a primeira coisa que eles queriam ver. medo da polícia secreta? Verdadeira devoção? Não se sabe. A Coreia do Norte é algo estranho. Por lei, as pessoas têm que viver um longo luto, afinal, os Grandes Líderes morrem, como assim ficar alegre? Por isso que em todas as fotos, as pessoas expressam choro, mesmo em companhia do Grande Líder de então.
Saiu um, ficou mais um. Assumiu Kim Jong-Un, que foi eleito como personalidade da revista Time, com uma ajudinha do 4Chan, claro. O sujeito é tão certinho da cachola que já mandou matar gente só porque não alimentaram direito suas tartarugas. O problema é que esqueceram que tinha que ter comida, mas isso é detalhe, e o Grande Líder não gosta de detalhes. E agora, a Melhor Coreia anuncia que fizeram testes com uma Bomba H. O país tão avançado que combate o capitalismo ocidental enquanto ganha de presente toneladas de alimento da ONU. Sim, claro que explodiu uma bomba, Kim.

A Coreia do Norte afirmou hoje que realizou um teste de bomba de hidrogênio “bem sucedido”. Segundo comunicado estatal, a explosão provocou um terremoto magnitude 5,1 quando explodiu às 10h, hora local, em Punggye-ri, no nordeste do país. De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o epicentro foi a 19 km a leste-nordeste de Sungjibaegam, a uma profundidade de 10 km. Curiosamente, já ocorreu um abalo semelhante mais ou menos na mesma área em 12 de fevereiro, de 2013. Mas, claro, dessa vez foi a bomba-H. Vamos à transmissão oficial, com cortesia da BBC (bônus track: a tiazinha animada apresentando o comunicado):

Uma bomba de hidrogênio é basicamente um caldeirão atômico que se usa para “derreter” núcleos de isótopos de hidrogênio mais pesados, como deutério e trítio. A diferença entre eles é que enquanto o hidrogênio “normal” tem apenas um próton em seu núcleo, o deutério tem um próton e um nêutron. Uma água feita com esse isótopo de hidrogênio é chamada “água pesada” e é usada em usinas nucleares para “frear” nêutrons que ficam zanzando, de forma a garantir reações controladas. Quimicamente, possui as mesmas características que a água “comum”.

A bomba de fissão é uma bomba em que um núcleo instável é bombardeado com nêutrons, se separando em dois núcleos distintos, liberando mais 2 nêutrons, os quais atingirão outros núcleos, iniciando uma reação em cadeia. Uma bomba de fusão segue o caminho contrário. núcleos mais leves se fundem gerando grande quantidade de energia, mas para que isso ocorra, é necessário também grande quantidade de energia. Só uma coisa pode prover rapidamente essa quantidade de energia instantaneamente: uma mini bomba de fissão.

Assim, enquanto uma pequena cápsula de fulminato de mercúrio faz detonar uma granada feita com TNT, uma pequena bomba de fissão é o estopim de uma bomba de hidrogênio. Mas isso tem um problema: bombas de fissão são muito fáceis de fazer (em termos de engenharia). Sua baixa eficiência (relativa) as faz não serem mais interessantes, mas uma bomba de fusão é o máximo, mas um inferno para ser produzida em termos de logística, material e recursos humanos. Estamos falando de um país faminto, cujo próprio governo teme fome em grande escala por causa da seca de 2015 que acarretou numa perda de produção de cerca de 50%. Isso é muita coisa, ainda mais num país atrasado tecnologicamente.

Dessa forma, é pouco provável que eles realmente tenham uma, e eu tenho plena certeza que ninguém na OTAN perderá o sono por causa disso, exceto o estagiário, que terá que ficar fazendo relatórios e mais relatórios.

Mas vindo do povo que efetivamente descobriu um ninho de unicórnios, quem sabe…

Fonte
GNOSE

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2016, 16:31:09 »
Um ótimo resumo:
http://meiobit.com/334286/bomba-h-da-coreia-do-norte-nao-seria-ameaca-para-o-mundo/

Bom texto. E vale lembrar que, se projetar uma bomba de fissão é uma tarefa relativamente simples*, uma bomba de fusão é algo ordens de magnitude mais complexo. Sem entrar em detalhes, mas as primeiras propostas de uma bomba assim, feitas por gente do calibre de Edward Teller, simplesmente não iam funcionar. Existem projetos de bombas H que já vazaram por aí, mas passar disso para a prática e em seguida fazer uma bomba compacta o suficiente para se montar num míssil exige um grau de expertise que duvido que os coreanos do Norte possuam.


*Complicado é conseguir o material físsionável.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Online Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2016, 17:00:12 »
Talvez os coréios do norte  não mas os chineses(a garantia de existir a Coréia do Norte), sim. Não duvido que os chineses façam seus experimentos mais politicamente incorretos lá na Coréia do Norte.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2016, 17:08:25 »
Um ótimo resumo:
http://meiobit.com/334286/bomba-h-da-coreia-do-norte-nao-seria-ameaca-para-o-mundo/

Bom texto. E vale lembrar que, se projetar uma bomba de fissão é uma tarefa relativamente simples*, uma bomba de fusão é algo ordens de magnitude mais complexo. Sem entrar em detalhes, mas as primeiras propostas de uma bomba assim, feitas por gente do calibre de Edward Teller, simplesmente não iam funcionar. Existem projetos de bombas H que já vazaram por aí, mas passar disso para a prática e em seguida fazer uma bomba compacta o suficiente para se montar num míssil exige um grau de expertise que duvido que os coreanos do Norte possuam.


*Complicado é conseguir o material físsionável.


É mais ou menos o mesmo problema dos ufólogos quando explicam a ciência das viagens interestelares dos aliens. Não adianta existir a possibilidade de viajar por um buraco de minhoca ou criar uma partícula que vence a velocidade da luz. O problema é transportar seres com isso com segurança e precisão.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Online Sergiomgbr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.712
  • Sexo: Masculino
  • uê?!
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2016, 17:14:00 »
Talvez os coréios do norte  não mas os chineses(a garantia de existir a Coréia do Norte), sim. Não duvido que os chineses façam seus experimentos mais politicamente incorretos lá na Coréia do Norte.
Aliás, não duvido que todo os antagonistas do Western Civilization, islâmicos inclusos, tenham de algum modo a Coréia do Norte como sua cobaia, testadora desenvolvedora.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2016, 19:19:30 »
Não precisam se preocupar, só atrasaram o almoço do Ping Pong mais uma vez.

Daqui uns dias mandam a comida e ele vai dormir.

Offline Luiz F.

  • Nível 30
  • *
  • Mensagens: 1.752
  • Sexo: Masculino
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2016, 20:59:33 »
O Arcanjo foi mais rápido.

Ia dizer que a comida deve estar acabando, ai eles latem até ganhar um pouco de sopa. :lol:
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Gaúcho

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.288
  • Sexo: Masculino
  • República Rio-Grandense
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2016, 21:18:32 »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline EuSouOqueSou

  • Nível 31
  • *
  • Mensagens: 1.991
  • Sexo: Masculino
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2016, 22:04:00 »
Coreia do Norte quer tratado de paz e fim de exercícios para encerrar testes
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/01/coreia-do-norte-quer-tratado-de-paz-e-fim-de-exercicios-para-encerrar-testes.html

Eh um fanfarrao mesmo.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Arcanjo Lúcifer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 22.730
  • Sexo: Masculino
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2016, 22:24:54 »
Coreia do Norte quer tratado de paz e fim de exercícios para encerrar testes
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/01/coreia-do-norte-quer-tratado-de-paz-e-fim-de-exercicios-para-encerrar-testes.html

Eh um fanfarrao mesmo.


Não precisam se preocupar, só atrasaram o almoço do Ping Pong mais uma vez.

Daqui uns dias mandam a comida e ele vai dormir.

 :lol:

Já conseguiram uma desculpa para um acordo, agora é só incluir a clausula do marmitex no contrato. :lol:

O velho Lúcifer quase nunca erra. :biglol:

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2016, 13:01:56 »
Um ótimo resumo:
http://meiobit.com/334286/bomba-h-da-coreia-do-norte-nao-seria-ameaca-para-o-mundo/

Bom texto. E vale lembrar que, se projetar uma bomba de fissão é uma tarefa relativamente simples*, uma bomba de fusão é algo ordens de magnitude mais complexo. Sem entrar em detalhes, mas as primeiras propostas de uma bomba assim, feitas por gente do calibre de Edward Teller, simplesmente não iam funcionar. Existem projetos de bombas H que já vazaram por aí, mas passar disso para a prática e em seguida fazer uma bomba compacta o suficiente para se montar num míssil exige um grau de expertise que duvido que os coreanos do Norte possuam.


*Complicado é conseguir o material físsionável.


Qualquer coisa que dê para passar pela cerca que divide as Coréias, um estilingue, já serve. A detonação de uma bomba nuclear em Seul, mesmo que de pequenas proporções já teriam a capacidade de fuder com o mundo uma dezena de vezes mais que a crise econômica lançada em 2008.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2016, 14:07:30 »
Um ótimo resumo:
http://meiobit.com/334286/bomba-h-da-coreia-do-norte-nao-seria-ameaca-para-o-mundo/

Bom texto. E vale lembrar que, se projetar uma bomba de fissão é uma tarefa relativamente simples*, uma bomba de fusão é algo ordens de magnitude mais complexo. Sem entrar em detalhes, mas as primeiras propostas de uma bomba assim, feitas por gente do calibre de Edward Teller, simplesmente não iam funcionar. Existem projetos de bombas H que já vazaram por aí, mas passar disso para a prática e em seguida fazer uma bomba compacta o suficiente para se montar num míssil exige um grau de expertise que duvido que os coreanos do Norte possuam.


*Complicado é conseguir o material físsionável.


Qualquer coisa que dê para passar pela cerca que divide as Coréias, um estilingue, já serve. A detonação de uma bomba nuclear em Seul, mesmo que de pequenas proporções já teriam a capacidade de fuder com o mundo uma dezena de vezes mais que a crise econômica lançada em 2008.

A Coreia do Norte acaba no momento que fizer algo do tipo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline _Juca_

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 12.923
  • Sexo: Masculino
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2016, 23:02:27 »
Um ótimo resumo:
http://meiobit.com/334286/bomba-h-da-coreia-do-norte-nao-seria-ameaca-para-o-mundo/

Bom texto. E vale lembrar que, se projetar uma bomba de fissão é uma tarefa relativamente simples*, uma bomba de fusão é algo ordens de magnitude mais complexo. Sem entrar em detalhes, mas as primeiras propostas de uma bomba assim, feitas por gente do calibre de Edward Teller, simplesmente não iam funcionar. Existem projetos de bombas H que já vazaram por aí, mas passar disso para a prática e em seguida fazer uma bomba compacta o suficiente para se montar num míssil exige um grau de expertise que duvido que os coreanos do Norte possuam.


*Complicado é conseguir o material físsionável.


Qualquer coisa que dê para passar pela cerca que divide as Coréias, um estilingue, já serve. A detonação de uma bomba nuclear em Seul, mesmo que de pequenas proporções já teriam a capacidade de fuder com o mundo uma dezena de vezes mais que a crise econômica lançada em 2008.

A Coreia do Norte acaba no momento que fizer algo do tipo.

Exatamente, mas ninguém acaba com a Coréia do Norte se ela tiver esse poder, entendeu o ponto?

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2016, 14:13:48 »
Se ela tiver este poder e usá-lo contra a Coréia do Sul, matando muitos soldados do EUA, haveria uma retaliação devastadora.
Foto USGS

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2016, 16:15:46 »
o único jeito seria um bombardeio surpresa e intenso em toda e qualquer instalação não dando tempo de reagir. Eles não tem muitas plataformas de lançamento. Morreria muita gente e seria o risco de tomar uma bomba nuclear na cabeça caso uma estação de lançamento fique ilesa...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Coreia do Norte anuncia teste com bomba H
« Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2016, 17:31:13 »
Em que pé anda a tecnologia de defesa contra essas coisas?

Como aquele canhão-laser e mecanismos de detecção.



Não acompanho muito/praticamente nada essas coisas, estava tendo a impressão de que de certa forma arsenal nuclear estaria ficando meio obsoleto por esse tipo de coisas. Bombas nucleares virando algo com maior risco/potencial pŕatico vindo de terroristas, montadas já dentro do solo inimigo, em vez de por mísseis.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!